Oficinas explicam Lei de Uso e Ocupação do Solo

13/11/2017

A revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) da Área Insular já foi iniciada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Para esclarecer estes conceitos serão realizadas três oficinas antes das audiências públicas para debater a proposta com a população.

Os encontros serão nos dias 13, às 19h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura na Rua Pedro II, 25, Centro); 16, às 19h, no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste no Dale Coutinho – Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo e 18, às 10h, no Sesc, à Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida. Não é necessária inscrição.

Segundo a chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Fernanda Alarcon, a ideia é aproximar a população do conceito de cidade e das regras vigentes. “Realizar oficinas preparatórias foi uma sugestão que recebemos durante as audiências públicas do Plano Diretor e que inserimos na proposta que vai para a Câmara. Mesmo ainda não sendo uma exigência da lei, resolvemos antecipar e já colocar em prática essa demanda da população”.

Temas como os diferentes tipos de uso, classificação viária, e zoneamento serão demonstrados com exemplos práticos. “De maneira geral nosso objetivo é facilitar o entendimento explicando, por exemplo, como são definidos os índices de construção dos novos edifícios. Também como uma atividade é autorizada em determinada área da cidade e em outras não. Essas regras integram a Lei de Uso e Ocupação do Solo e interferem na rotina da população”, explica Fernanda.

Proposta
A revisão da Luos conta com um Grupo Técnico de Trabalho (GTT) instituído por decreto. O colegiado é formado por representantes de seis secretarias, da Procuradoria Geral, da Cohab e da CET.

A proposta será avaliada pelo GTT e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). Depois será debatida com a população em audiências públicas.

A diretoria do Sindisan tem debatido frequentemente a Lei de Uso e Ocupação de Solo e já levou o assunto à várias autoridades. Em junho, o tema foi assunto de reunião na Sedurb (foto). Fonte: A Tribuna/ Sindisan.