Dez aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

11/01/2018

Dez aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo, segundo relatório produzido pela empresa OAG, principal fornecedora global de informações digitais sobre voos. Para obter os resultados, o levantamento considerou dados de 57 milhões de registros de voos em todo o mundo.

O documento elenca os 20 aeroportos com melhores resultados de pontualidade de acordo com os seus respectivos tamanhos: pequenos, onde embarcam de 2,5 milhões a 5 milhões de pessoas por ano; médios, que movimentam de 5 milhões a 10 milhões; grandes, de onde partem de 10 milhões a 20 milhões de passageiros anualmente; principais, que movimentam de 20 milhões a 30 milhões; e mega-aeroportos, onde os embarques superam os 30 milhões por ano.

No ranking dos 20 menores aeroportos mais pontuais do planeta, estão os brasileiros de Curitiba/PR (14º lugar), Recife/PE (17º) e Porto Alegre/RS (20º). 

Entre os médios, aparecem os de Belo Horizonte/MG (4º), Santos Dumont/RJ (6º) e Viracopos/SP (12º).

Dos 20 grandes aeroportos mais pontuais, também três são brasileiros: o de Brasília, que ficou em 4º lugar; o do Galeão/RJ, em 5º; e o de Congonhas/SP, em 8º. 
Por fim, entre os principais aeroportos do mundo, o de Guarulhos/SP ocupa a 11ª colocação entre os 20 mais pontuais. 

Nesses aeroportos, mais de 80% dos voos partiram no horário ou até 14 minutos e 59 segundos depois do horário programado. A partir dos 15 minutos, é considerado atraso.
O Brasil também tem a 5ª rota doméstica mais movimentada do planeta, que é a ponte Rio-São Paulo (entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont). Fonte: Agência CNT.