Safra futura: quase 7 milhões de toneladas de soja já foram vendidos em MT

13/06/2018

Ainda faltam três meses para o início da nova safra de soja. Mas as negociações da futura produção avançam a passos largos em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 20,8% dos grãos que devem ser colhidos na safra 18/19 já foram comercializados. Isso equivale a pouco mais de 6,7 milhões de toneladas. O ritmo é mais intenso que no mesmo período do ano passado, quando as vendas chegavam a apenas 4,2% do que viria a ser produzido. O equivalente a 1,3 milhão de toneladas.

A explicação para esta diferença é simples: com a melhora do preço em Chicago e a alta na cotação do dólar, os produtores encontraram boas oportunidades para vender a safra futura. O Imea também destaca o avanço das vendas da safra que foi colhida esse ano, que saltaram de 79% para 85% do total.

De acordo com Paulo Ozaki, gestor técnico do Instituto, apesar deste desempenho expressivo o momento é de preocupação. Diante das incertezas quanto ao tabelamento do preço do frete, o mercado está “parado”, o que tem atrapalhado nas negociações. Fonte: Canal Rural MT.