Volvo apresenta o caminhão Vera - Sem motorista nem cabine

13/09/2018
Imagem indisponível

A Volvo irá apresentar ao público durante a IAA, em Hannover, Alemanha, o caminhão elétrico, autônomo e repleto de tecnologias Vera. O modelo foi desenvolvido como um conceito, que dispensa a cabine do motorista, para uso em rotas fixas, entre centros de distribuição. A preocupação da Volvo é com o futuro da mobilidade urbana, resultante do crescimento da população mundial, que causa cada vez mais congestionamentos, poluição e barulho em excesso.
Outro problema que o caminhão soluciona é a alta demanda por transporte devido ao aumento do consumo e o crescimento do comércio eletrônico, que demanda uma logística eficiente para ser feito de forma sustentável.
“O potencial pleno do setor de transportes ainda está para ser visto. Tudo indica que a necessidade global por transportes continuará a aumentar na próxima década. Estamos sempre em busca de novas ideias para atender a essa demanda de forma cada vez mais sustentável e eficiente. Para garantir um fluxo funcional de mercadorias podemos explorar melhor a infraestrutura já existente. O sistema de transportes que estamos apresentando agora pode ser um importante complemento para as soluções atuais e ajudará a enfrentar muitos dos desafios enfrentados pela sociedade, pelas transportadoras e pelos embarcadores”, diz Claes Nilsson, presidente mundial da Volvo Trucks.
O Volvo Vera, com um ar muito futurista, e que lembra alguns modelos de carros esportivos, é ideal para ser usado em operações de transporte repetitivas e regulares, como por exemplo entre centros de distribuição, em curtas distâncias, mas que faça transporte de grandes volumes de mercadorias e exija grande precisão no cumprimento de horários das entregas.
“Nosso sistema pode ser visto como uma extensão das soluções de logística avançadas que muitos setores já aplicam hoje. Como usamos veículos autônomos que não emitem gases nem geram ruído, sua operação pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite. A solução utiliza a infraestrutura rodoviária e as carretas/reboques já existentes, tornando mais fácil recuperar o investimento e possibilitando a integração com as operações atuais”, explica Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas da Volvo Trucks.
O caminhão não tem cabine, e enxerga o mundo por uma série de sensores, vinculados a um serviço de dados em nuvem, e a uma central de controle de transporte. A precisão é tamanha, que o veículo informa sua posição à central com precisão absoluta, além de acompanhar o comportamento geral do tráfego à frente.
O caminhão analisa cada situação do tráfego, e dirige com altíssima precisão, eficiência e em silêncio quase absoluto. O motor elétrico quase não emite ruídos. Na central de controle, o caminhão é monitorado continuamente, verificando a velocidade da operação, geolocalização, carga das baterias, a carga transportada, o tráfego e diversos outros parâmetros, minimizando desperdícios de tempo e aumentando a disponibilidade no fluxo logístico.
Além disso, caminhões Volvo Vera que operem na mesma rota se comunicarão entre si para otimizar ainda mais as operações, praticamente prevendo o que está acontecendo na rodovia à frente.
A Volvo não divulgou os detalhes à respeito da motorização, capacidade das baterias, capacidade de carga e nem a autonomia do veículo, mas diz que em breve irá selecionar alguns clientes altamente especializados na Europa, que atendam ao requisitos de operação do caminhão, para iniciar testes de campo com o modelo. Fonte: Blog do Caminhoneiro.