Passagem de ônibus passa a custar R$ 4,30 a partir deste domingo em Santos

10/01/2019

A nova tarifa do transporte coletivo municipal (ônibus e lotação) de Santos, no litoral de São Paulo, passará de R$ 4,05 para R$ 4,30 a partir de domingo (13). Os créditos eletrônicos já depositados no cartão transporte (CT) serão convertidos em número de passagens pelo valor anterior (R$ 4,05). O decreto de reajuste está publicado na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial eletrônico.

O contrato de permissão do transporte coletivo prevê o reajuste anual da passagem. De acordo com a empresa, vários fatores contribuíram para a definição do novo valor: os sucessivos aumentos do preço do combustível; a elevação de outros insumos (pneus e peças) que compõem o custo da tarifa; os gastos com a folha de pagamento e benefícios dos funcionários da permissionária e, também, a queda no número de passageiros transportados.

Aos domingos, segue valendo a meia tarifa para o pagamento com CT comum. E, com o desconto de 50%, os estudantes, devidamente matriculados em cursos regulares, pagarão R$ 2,15.

Frota

Em Santos, todos os coletivos contam com rede de wi-fi e cerca de 75% da frota operacional, de 273 coletivos, dispõe de ar condicionado. Desde o fim de julho, está em funcionamento a biometria facial em todos os coletivos. A tecnologia identifica os usuários beneficiados com isenção (pessoas com deficiência) e aqueles que têm desconto (estudantes), sendo um instrumento para coibir fraudes no sistema.