A fim de discutir demandas apresentadas por empresas associadas, na manhã de ontem (06), a diretoria do SINDISAN esteve reunida com dirigentes da ANTAQ, onde trataram de assuntos que estão impactando as atividades do setor de transporte rodoviário de cargas na região.
A falta de janela para devolução de contêiner vazio, e a inexistência de uma regulação para as atividades dos Depots foram destaques nesta pauta.
Diretores do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), também participaram da reunião, reforçando os problemas enfrentados pelas empresas da capital.
Durante o encontro, a Presidente do SINDISAN, Roseneide Fassina, destacou a intenção da aproximação com a agência regional e o interesse de incluir o transporte rodoviário de cargas nas discussões que envolvam o setor, onde demonstrou sua preocupação com o desenvolvimento das atividades na região. “O Porto de Santos vem batendo recordes de carga e acredito que a logística não está sendo eficiente, com muitos gargalos e causando diversos transtornos à cadeia. Recebemos muitas reclamações sobre a demora no atendimento dos terminais, e isso causa prejuízos ao transportador. Hoje, o custo da hora extra para motorista é muito alto e precisamos apoia-los nisso. Paralelamente, temos que arcar com as cobranças de No Show; bloqueios de transportadores. Todos esses fatores, no final, vão sempre para a conta do transportador”, destacou Roseneide.
De acordo com o gerente regional da ANTAQ em Santos, Guilherme da Costa Silva, no final de 2024 houve um aumento expressivo de denúncias recepcionadas pela agência em Santos e na região Sul. “Por conta da necessidade, a ANTAQ criou um grupo específico para tratar sobre logística de contêiner a fim de organizar as demandas das denúncias”, disse Silva. Em Santos, o grupo é coordenado pela assessora técnica da superintendência de fiscalização, Mariana Costa da Silva, e funciona como uma espécie de força tarefa para fiscalizar as denúncias, que em sua maioria tratam de cobrança de demurrage e detention.
Diante dos assuntos apresentados, os representantes da ANTAQ informaram que determinadas demandas envolvem relação comercial e algumas delas não são regulamentadas pela atividade da agência e que as soluções, também, dependem muito de investimentos. Que a devolução de contêiner vazio está sob regulamentação da ANTAQ, porém, é um problema enfrentado em todo o Brasil e que a agência está acompanhando o assunto.
Para a presidente do SINDISAN, “esse foi o início de uma longa pauta de discussão, e a diretoria seguirá em busca de diálogo e soluções que possam contribuir para a melhoria da atividade do transporte rodoviário de cargas na Baixada Santista, afirma Roseneide.
Fonte: SINDISAN