Em celebração ao Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, o SINDISAN participou de uma ação especial promovida pela Autoridade Portuária de Santos (APS), no bolsão da Termares, no bairro Saboó. Voltado aos profissionais da estrada, o evento uniu serviços sociais, de saúde e ambientais, reafirmando o compromisso com a valorização da categoria e o desenvolvimento de um transporte mais consciente.
“Estamos juntos nessa missão de oferecer mais segurança para os caminhoneiros que cruzam o Brasil. Que ações em parceria como essa se tornem cada vez mais frequentes”, reforçou Beto Mendes, diretor de operações da APS.
A parte social da ação foi dividida entre duas unidades do SEST SENAT. A equipe de São Vicente ofereceu aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações fisioterapêuticas, promovendo cuidados com a saúde dos caminhoneiros. Já a equipe de Guarulhos atuou com ações de conscientização voltadas à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, dentro do escopo do Proteção (Programa Na Mão Certa, da Childhood).
E representando a pauta ambiental, o SINDISAN realizou testes de opacidade por meio do Programa Despoluir, que mede a emissão de poluentes nos caminhões movidos a diesel. A ação contribui para o controle da qualidade do ar e incentiva motoristas e empresas a manterem seus veículos em condições adequadas de funcionamento e menor impacto ambiental.
“Com o teste da fumaça preta, eu consigo saber se o meu caminhão está dentro dos padrões e apto para rodar sem prejudicar o meio ambiente”, destacou o caminhoneiro autônomo Denis Silvério, da região de Suzano.
Para a gerente executiva do SINDISAN, Patrícia Santos, a união das instituições para realização da ação foi uma iniciativa muito importante para o transporte rodoviário de cargas: "Estarmos juntos promovendo a conscientização desses profissionais foi essencial. O SINDISAN trouxe uma mensagem de responsabilidade ambiental, com o intuito de incentivá-los a adotarem práticas sustentáveis e, assim, diminuírem o impacto da atividade no meio ambiente", afirmou.
Já o presidente do SINDICAM, Luciano Santos, disse: “É sempre importante participar de iniciativas como essa. Muitas vezes, o caminhoneiro só consegue parar para cuidar da saúde em momentos assim”, comentou.
Com a participação de diversas entidades do setor, a mobilização reforça a importância da atuação conjunta em prol da saúde, do bem-estar e da preservação ambiental no setor de TRC.
Fonte: SINDISAN