O Informativo Sindisan estréia hoje "A Voz da Associada", uma coluna voltada para as associadas dos Sindisan darem sugestões, críticas, elogios, e para abordarem os mais variados assuntos que envolvem o dia-a-dia do transporte. "Os transtornos da DTA", de autoria de Enzo Santos Scarlate, presidente da Transcontainer do Brasil Transportes, é o tema escolhido para inaugurar a sessão. OS TRANSTORNOS DA DTA. O regime de DTA eletrônica tem seus aspectos positivos, mas apresenta alguns negativos. Para começar, temos que enfrentar numa fila para averbar e outra para registrar. Muitas vezes, também, as empresas reservam veículos para um referido transporte, mas sempre existe um empecilho como: divergência de lacres, registro de manifesto e divergência de peso. Quando estes tipos de problemas acontecem, nas transportadores perdemos um ou dois dias de trabalho. Outra questão que também agrava a situação é em relação aos fiscais, que demoram para liberar os veículos. Além do veículo ficar ocioso, o conferente também fica um período inteiro á disposição. Se nosso Porto trabalha 24 horas por dia, deveria haver um plantões de AFTN pelo menos até às 19h, assim os veículos não ficariam, às vezes, carregados de um dia para o outro. As garantias também tem os seus valores calculados sobre uma porcentagem muito grande.Tivemos algumas penalidades quanto ao horário, pois muitas vezes perdemos mais de uma hora para sair das dependências de alguns terminais. Deveria haver um outro critério, pois se a carga chega ao destino ultrapassando um minuto a empresa é penalizada, mas se chegar com antecedência a penalidade sofrida não é eliminada. Em outras vezes alguns terminais estão com o sistema sobrecarregado, ficando fora do ar, fazendo com que os trânsitos sejam iniciados, confirmados e encerrados na própria empresa transportadora. A chegada do horário dos fiscais também é mais um problema. Muitos chegam às 9 horas, outros às 10, às 11, e até no período da tarde, fazendo com que haja um acúmulo de veículos nos terminais. Estes são alguns dos problemas e tenho certeza que as outras empresas associadas também têm estes tipos de transtornos, e de outros que neste momento não me vem na memória. ENZO SANTOS SCARLATE (TRANSCONTAINER DO BRASIL TRANSPORTES LTDA)