A necessidade de melhoria nos acessos ao Porto de Santos, em todos os modais, foi um dos principais assuntos debatidos durante o Brasil Export - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária. O evento foi realizado em Brasília, nos dias 19 e 20 de outubro. A programação ainda contou com a realização paralela do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph).
Na abertura da programação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu que o Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento, descolado do que se observa na economia mundial. “O país manterá bom ritmo de desenvolvimento econômico ao longo dos próximos anos, pois já tem R$ 908 bilhões contratados em investimentos privados via processos de concessões e privatizações”, afirmou.
O presidente do Sindisan, André Luís Neiva, ressaltou o interesse da plateia para a palestra do ministro Paulo Guedes, que tinha como tema “O crescimento da economia do Brasil nos próximos anos”. “É notável o quanto ele fala com propriedade sobre o assunto e atrai a atenção do público, tendo em vista a quantidade de informações relevantes e os resultados positivos realizados por sua equipe”, destacou Neiva.
A programação de apresentações foi bastante intensa. Ainda estiveram entre os palestrantes o candidato a vice-presidente da República Walter Braga Netto; o ministro do TST, Douglas Alencar Rodrigues; o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o diretor de Gestão e Modernização Portuária do Ministério da Infraestrutura, Otto Burlier, entre outras autoridades e representantes de entidades e empresas ligadas aos portos brasileiros.
Neiva ainda elogiou o nível das apresentações. “Diversos temas foram debatidos pelos palestrantes, mas dois tiveram destaque: os acessos ao Porto de Santos e os desafios da infraestrutura para os próximos anos”, detalhou.
Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export, destacou a urgência de uma nova ligação rodoviária entre a Baixada e São Paulo. “A rodovia que suporta o movimento de todas as cargas do modal rodoviário com origem ou destino ao complexo portuário santista foi entregue à operação em 1947 – pista norte – e em 1953 – pista sul. E é essa mesma rodovia que viabiliza o crescimento da movimentação de cargas até hoje”.
Fonte: Sindisan.