O evento marca o encerramento das atividades do ciclo de 2024 e premia os núcleos que se destacaram
Entre os dias 21 e 24 de novembro ocorreu o XVII Encontro Nacional da COMJOVEM, no Tauá Resort & Convention Alexânia, em Goiás. O evento destaca todo o trabalho desenvolvido pela COMJOVEM ao longo do ano, promove palestras e interações entre os participantes, e ainda realiza a entrega dos prêmios que são baseados tanto nas metas quanto nas atividades de destaque de cada núcleo.
“É importante a participação como um reconhecimento do trabalho de cada núcleo e da COMJOVEM como um todo", afirma o coordenador da COMJOVEM do SINDISAN, Pedro Bala Sorbello.
A Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte (COMJOVEM) têm como objetivo a integração e capacitação dos membros, direcionando-os para futuras lideranças no setor de transporte de cargas e logística em âmbito nacional.
Para o vice-coordenador do núcleo, Gabriel Alves, um dos temas de destaque na programação foi o combustível verde, o qual observa que, atualmente, existe um forte debate no meio do transporte acerca do biodiesel e seus impactos. O encontro trouxe através da CNT estudos negativos e projeções para o futuro, com um crescimento na porcentagem de biodiesel presente no diesel e, com isso, podemos repassar e discutir essa informação com as empresas.
Para a aplicação das ideias, o núcleo já visa o planejamento para o próximo ciclo, que contará com nova gestão, e tem como principal discussão a questão do combustível, onde irão buscar identificar nas empresas o aumento nos valores de manutenção a partir do uso do biodiesel, e o que fazer para solucionar essa situação, principalmente por meio de denúncias para que a CNT possa trabalhar com base nas informações recebidas.
A frente da coordenação do ciclo de 2025, estará Gabriel Alves, diretor da Aldebaran Logística, que explica que quanto mais transportadoras mostrarem que estão tendo problemas com o biodiesel, mais força terão no congresso para poder mudar essa situação, melhorar a atividade e os custos envolvidos.
Atualmente, o grupo enfrenta o desafio de trazer novos membros para a composição. “Temos essa meta individual do nosso núcleo de trazer novos membros, pessoas engajadas que tenham o perfil da COMJOVEM e que estejam na linha de sucessão das empresas”, disse Pedro.
A COMJOVEM SINDISAN recebeu três premiações no Encontro Nacional: Prêmio Reconhecimento, Prêmio Revelação e uma Placa de Agradecimento.
Prêmio Reconhecimento (referente às metas atingidas). É uma gratificação para os núcleos engajados que cumpriram com todas as atividades que a COMJOVEM estabeleceu, referente às metas de ação social, horas de reunião, eventos como o itinerante feito este ano no Porto de Santos, participações nas redes sociais e artigos técnicos. “Entramos faz três anos, com a intenção de reanimar a COMJOVEM, que já foi bem ativa no passado. A pandemia atrapalhou um pouco, tivemos poucas atividades, mas conseguimos estruturar bem, e no ano passado já ganhamos esse mesmo prêmio, e tudo caminha para no próximo bater novamente", completou Gabriel.
Prêmio Revelação (destaca o coordenador que teve um excelente desempenho ao longo do ano): “É difícil falar, obviamente tudo o que o núcleo faz não é só o coordenador, claro que tem a participação de todos nisso, mas é muito gratificante. Realmente participar da coordenação gera um pouco de trabalho, mas como a COMJOVEM é uma coisa que faz muito sentido para mim, foi um trabalho fácil de fazer. Foi muito bom, da vontade continuar, aumentar o trabalho, e agora passando a coordenação para o Gabriel, vamos em busca de ganhar de novo. Isso é muito bom, tanto para o núcleo, quanto para o coordenador que se dedica tanto”, destaca Pedro sobre receber esse reconhecimento.
Todos os núcleos que contribuíram com as doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul receberam uma Placa de Agradecimento, e o grupo do SINDISAN participou ativamente dessa campanha. “Foi uma tragédia gigantesca, muitas vezes tinham doações, mas não tinha como levar, então os núcleos se uniram com as transportadoras para chegar até eles e viabilizar a entrega de doações de todos os cantos do Brasil. Uma das viagens que fizemos foi de aproximadamente 23 toneladas; em uma outra campanha tivemos caminhões de empresas de dois integrantes do grupo. Mostra que a gente trabalha em conjunto, e reforça a força da COMJOVEM também nessas ações e projetos sociais”, finalizou Pedro.
Para os coordenadores, os prêmios dão mais ânimo para continuar, é um trabalho que demora mas tem resultado no final. Agora o núcleo passa por uma troca de gestão, mas já está alinhando novas reuniões, chamando fornecedores, com o objetivo de mostrar a força que Santos tem.
Fonte: SINDISAN