Abrindo o caminho para que outras mulheres venham a fazer parte do quadro de motoristas da Nelcar, Liliane do Socorro Dias da Rosa será a primeira mulher nesta função na empresa. A profissional está participando da Escola de Motoristas, um projeto do Sest Senat que visa a capacitação de condutores que tenham CNH das categorias C, D ou E.
A nova turma, que está tendo aulas na unidade do Sest Senat de São Vicente desde o dia 12 de abril, tem término previsto para o dia 2 de junho. Como explica o diretor da unidade, Sérgio Gonçalves Pereira, são 27 alunos matriculados. “São 21 da comunidade e 6 da Nelcar. Apenas uma é mulher”.
Para a gerente de Gente e Gestão da Nelcar, Sílvia Alvarenga Ferreira, a chegada de Liliane tem um significado especial. “Estávamos querendo admitir mulheres motoristas há bastante tempo, mas ainda não tínhamos encontrado alguém com o perfil. Ela atende os nossos requisitos e ainda é uma pessoa com muita vontade de trabalhar”. Segundo Sílvia, a Escola de Motoristas vai auxiliar a completar alguns pontos que faltavam no currículo da motorista.
Ansiedade boa
Aos 39 anos, Liliane conta que já trabalhou como motorista de ônibus e já dirigiu no cais santista, mas tinha vontade de ir para a estrada. “Faltava a experiência. A oportunidade de participar do processo seletivo da Nelcar e da Escola de Motoristas foi perfeita”.
A motorista afirma estar animada com as aulas na unidade do Sest Senat. “O conteúdo é enriquecedor demais e ainda é gratuito. Nem se eu pagasse, ia encontrar um curso tão bom. Estou disposta a todo trabalho que for proposto”.
Liliane não nega estar ansiosa. “Dá uma expectativa pensar nas primeiras viagens longas, ver como vai ser o começo. Mas é uma ansiedade boa. Vim atrás do que eu gostava e isso é muito bom”, comemora.
Escola de Motoristas
O projeto tem quatro opções de especialização: transporte de produtos perigosos; cargas indivisíveis e outras regulamentadas pelo Contran; transporte coletivo de passageiros e transporte de escolares.
Os cursos contemplam as formações regulamentadas pelo Contran e competências específicas fundamentais para motoristas profissionais, como:
- Aspectos comportamentais, por exemplo, cidadania, relacionamento interpessoal, ética, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
- Condução segura e econômica.
- Normas regulamentadoras, para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos e cargas indivisíveis.
- Atendimento ao cliente, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e escolares.
- Prática de condução em áreas urbanas e rurais em veículos de grande porte.
Além de aulas teóricas, são realizadas práticas simuladas e de condução de caminhão ou ônibus, de acordo com a especialidade e as caraterísticas do transporte demandado na região.
Para saber mais sobre os serviços oferecidos na unidade de São Vicente, entre em contato pelo telefone (13)3465-1300.
Fonte: Sindisan/ Sest Senat.