Tendo em vista os diversos acionamentos de empresas associadas por conta de cobranças acumuladas de No Show de contêineres vazios, geradas pelo terminal DP World, o Sindisan esteve reunido com a diretoria comercial do terminal a fim de discutir o assunto.
A reclamação por parte das transportadoras se deu pelo fato do terminal ter adotado tal procedimento a partir do dia 1º de setembro e não ter divulgado adequadamente essa informação aos usuários do sistema de agendamento. Além disso, o valor cobrado foi outro fator que gerou bastante insatisfação, pois equivale ao mesmo valor do contêiner cheio.
De acordo com as empresas, o terminal acumulou cobranças ao longo de 2 meses e, no final de outubro, gerou as faturas com valores exorbitantes e, simplesmente enviou para pagamento em curto prazo de tempo. Foi identificado, ainda, que em alguns casos o No Show não ocorreu e outros até mesmo foram cobrados em duplicidade ou mais.
Diante disso, o Sindisan solicitou a revisão desse procedimento ao terminal, alegando a impossibilidade de pagamento por parte das empresas e sugeriu que as cobranças dos meses de setembro e outubro fossem canceladas em virtude do modo como ocorreu o processo.
O terminal alegou que a mudança foi publicada na home do site e que não cancelaria as faturas. Sobre as cobranças indevidas, solicitou que as empresas enviem suas considerações para análise e providências do terminal. Nesse sentido, orientamos, ainda, que as empresas verificarem no site do Sindisan www.sindisan.com.br se as cobranças foram geradas durante acionamento de plano de contingência no Porto de Santos.
A fim de amenizar o impacto financeiro das cobranças realmente devidas, a DPW informou que está disposta a negociar com as empresas e poderá realizar o parcelamento dos débitos.
As empresas que tiverem dúvidas a respeito dessa situação podem contatar o Sindisan pelo (13) 2101-4745.
FONTE: Sindisan