Discordância nas cobranças de no-show pelo fato de o caminhão estar na fila dentro do horário agendado, prazos curtos para a alteração de veículo, falta de janelas. Estes foram só alguns dos pontos apresentados pelos transportadores que participaram da reunião realizada no Sindisan, na tarde de ontem (31).
O encontro teve como objetivo principal avaliar as mudanças trazidas pela
norma NAP.SUPOP.OPR.011, de 16/09/2022, publicada pela Santos Port Authority (SPA). O documento alterou o regramento para os caminhões que acessam o Porto de Santos e reduziu os limites de tolerância nos agendamentos de carga no Porto de Santos. Como explicou o presidente do Sindisan, André Neiva, diversas empresas enviaram evidências mostrando as dificuldades trazidas pelas mudanças. “Nosso objetivo é reduzir os impactos às transportadoras e, nesse sentido, estamos empenhados em obter o maior número de relatos a fim de que sejam devidamente avaliadas nesse período de teste”. A diretoria do Sindisan acompanha o processo de mudança e convidou as empresas de transporte para trazerem suas observações sobre esta fase inicial para que sejam levadas às autoridades competentes.
Presente ao encontro, Roberto Paveck, da área de Planejamento Logístico da SPA, explicou que a norma já tem 11 anos e a ideia é atualizar o documento com a participação de todos. “Temos que construir uma solução conjunta, ouvindo todos os lados e alterando de acordo com as possibilidades”.
Um dos pontos relatados pelos presentes foram os atrasos nos navios, gerando filas e pagamento de no-show para os caminhões, apesar de os mesmos chegarem ao terminal antes do horário agendado. “Semana passada, vários navios atrasaram”, afirmou o diretor do Sindisan Leonardo Sorbello.
Os transportadores sugeriram ao representante da SPA que o prazo do pré-stacking seja ampliado. Uma reclamação comum entre os participantes foi o procedimento adotado pelo terminal da Santos Brasil, exigindo que a placa do caminhão fosse alterada até uma hora e meia antes do horário agendado. O Sindisan já havia tratado o assunto com a SPA que informou que a alteração poderia ser feita até com uma hora de antecedência.
Paveck destacou a importância dos relatos apresentados pelas transportadoras e se colocou à disposição para melhorar o processo. “Peço um voto de confiança para vocês, para que possamos aprimorar esta norma até abril”.
Fonte: Sindisan.