Obras devem concluir fase 1 até dezembro e facilitarão acesso de Minas e Nordeste ao Porto de Santos
As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) avançaram para 51,23% de execução no mês de junho. Os trabalhos seguem dentro do cronograma previsto, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A concessionária Via SP Serra, responsável pela construção, quer entregar a fase 1 até o final deste ano e a fase 2 em 2026. O novo trecho facilitará o acesso ao Porto de Santos, ampliando a capacidade de tráfego e o escoamento de produtos.
O trecho norte tem 44 quilômetros de malha rodoviária e as obras foram licitadas por meio de concessão patrocinada, na modalidade de parceria público-privada (PPP). A concessionária Via SP Serra, empresa do Grupo Via Appia, assinou um contrato com o Governo Paulista válido por 31 anos que engloba a construção, a operação e a manutenção da rodovia.
Paralisada por seis anos, a construção do trecho norte foi retomada em abril de 2024, com investimento previsto de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão de aporte público do Estado e pouco mais de R$ 2 bilhões da concessionária.
“Até o momento o valor permanece inalterado. Porém, a concessionária, conforme previsão contratual, entregou uma atualização do projeto, com direito a reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, que está em análise na Artesp”, informou a agência.
De acordo com a Artesp, o primeiro trecho, entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, já tem 76% das obras concluídas e a entrega está prevista para dezembro deste ano. Já o segundo trecho, entre a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na ligação com o trecho oeste do Rodoanel, avançou 39% e a previsão de conclusão é setembro de 2026.
A agência estadual informou que a concessionária tem prazo até 30 de março de 2027 para concluir a obra previsto em contrato. “Porém, a previsão atual é que as obras sejam concluídas antecipadamente”.
Em dezembro do ano passado, o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, disse que a conclusão das obras vai possibilitar a ligação do Porto de Santos com a última rodovia que atravessa São Paulo, que é a Fernão Dias, que também liga Minas Gerais ao Nordeste. Também irá facilitar o acesso dessas regiões ao Porto de Santos, expandindo o tráfego e o transporte de produtos.
O trecho 1 é subdividido em três lotes. O lote 6 já tem 79% dos serviços executados, com pavimentação dos ramos de acesso do trevo de interligação com a Rodovia Presidente Dutra, recuperação estrutural de obras de arte especiais (OAEs), construção das edificações de apoio como o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e o Centro de Controle Operacional (CCO) da Polícia Militar Rodoviária, drenagens, barreiras de concreto, tratamento de taludes e pavimentação do eixo principal da rodovia.
O lote 5 avançou 74% com emboque oeste do túnel 501, pavimento, tratamento de taludes, reforço de OAEs e implantação da subestação para o túnel 501. No lote 4, 74% executado, foram realizados serviços de pavimentação, reconstituição do trevo de acesso do Rodoanel Norte à Rodovia Fernão Dias, tratamento das OAEs e implantação da subestação para o túnel 401.
Os três lotes do trecho 2 também estão em andamento. No lote 3, 44% das obras já foram concluídas, com aplicação de concreto projetado nos túneis 301 e 302, serviços de desmonte de rocha com utilização da tecnologia plasma e serviços de pavimentação.
O lote 2 já evoluiu 48% com a retirada de materiais que interferem na faixa da rodovia, pavimentação da pista externa do túnel 202 e serviços de desmonte de rocha com uso de rompedor hidráulico. O lote 1 avançou 33%.
Logística
Para o Governo do Estado, a obra marca a conclusão do maior anel viário da América Latina, conectando as rodovias Fernão Dias e Dutra, além do Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, facilitando ainda o acesso ao Porto de Santos.
Fonte: Porto Tribuna