O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) inicia nesta segunda-feira (21/09) a retomada dos atendimentos presenciais na sede do órgão, na capital paulista, apenas com agendamento digital prévio.
A ação evita aglomeração e gera mais conforto aos usuários, que serão recepcionados na entrada do Departamento por um túnel de higienização sanitária, o atendimento seguirá rigorosamente todas as medidas de segurança para a prevenção da transmissão da covid-19. Nos escritórios do DER de outras cidades do Estado, que apresentam diferentes fases do Plano SP de flexibilização da quarentena, o atendimento continuará sendo realizado pelo site e aplicativo DER Online, disponível para sistema operacional Android e IOS dos smartphones. Os agendamentos para atendimento presencial serão realizados pelo site do DER ou acessando o link http://agendasp.der.sp.gov.br/eagenda.web/DER.
Cada usuário poderá realizar até cinco serviços por atendimento no local e, após o agendamento online, o usuário receberá a confirmação por e-mail.
Um lembrete do agendamento será enviado para o celular cadastrado, via SMS, 24 horas antes da data agendada.
Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e há a tolerância de 10 minutos para atrasos após o horário agendado. Serviços disponibilizados · Indicação de Condutor · Defesa da Autuação · Pedido de Penalidade de Advertência por Escrito · Recurso Administrativo em 1ª e 2ª Instância · Restituição de Multas · CADIN · Outras solicitações diversas Toda a área do APC (Atendimento Público Centralizado) foi preparada para receber novamente a população de forma a minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Foram disponibilizados suportes com álcool gel, barreiras de acrílico foram colocadas entre as mesas de atendimento e as cadeiras do público, e equipes de limpeza estarão a postos para higienização constante. A equipe de atendimento também passou por treinamento para receber o público neste período de pandemia. Novo APC O DER realizou uma ampla reforma para melhoria da infraestrutura de seu atendimento no DER.
Foram feitas adequações técnicas de acessibilidade, gerando maior rapidez no atendimento e mais conforto aos usuários, sobretudo às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Além do túnel de higienização, foram construídas ainda novas instalações com acesso coberto exclusivo ao público, novas calçadas com piso tátil (para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais), rampas de acesso, bancos e banheiros acessíveis. E seguindo o programa Governo Sem Papel, toda a operacionalização do sistema foi reprojetado, oferecendo mais agilidade nos serviços, inclusive com a digitalização de documentos. App DER Online O atendimento digital segue à tona por meio do site www.der.sp.gov.br ou pelo aplicativo DER Online, que pode ser baixado gratuitamente.
Nestes canais, os serviços são realizados de forma prática e ágil e o usuário ainda receberá um número de protocolo para acompanhar o status de sua solicitação. O DER Online, aliás, acaba de receber um prêmio por inovação tecnológica de relevância internacional, o World Summit Awards, na categoria government & citzen engagement. É muito fácil baixar ou atualizar o aplicativo, basta acessar o ícone do Google Play para Android ou Play Store para IOS e instalar o App.
Para uso, é só informar a placa do veículo, o número AIT, o registro da CNH, selecionar o Estado e inserir um endereço de e-mail. Fonte: DER.