PaginaPosts

Obras da entrada de Santos avançam na Martins Fontes

Três frentes de trabalho com um total de 20 operários atuam na pista local da Avenida Martins Fontes, em intervenções da Etapa 3 das obras do Programa Nova Entrada de Santos, entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e Rua Pio XII. Os serviços começaram no final de agosto e devem terminar até fevereiro do próximo ano.Nesse período serão demolidas e reconstruídas as guias e sarjetas e concretados novos passeios no padráo Calçada para Todos, com área de grama e instalação de lixeiras e novos abrigos de ônibus em todo o trecho, uma extensão de 750 metros onde ainda será instalada iluminação em LED.A última melhoria na pista local da avenida, que integra um dos novos corredores de ônibus, será a pavimentação. Os serviços estão divididos em execução de calçadas, com parte de ciclovia, embutimento de dutos de dados e voz, e limpeza de galerias de drenagem entre as ruas são Sebastiáo e Pio XII , diz o engenheiro Carlos Barros.A ciclovia, interligação da pista da N. Sra. de Fátima, sai da Rua são Sebastiáo e percorre duas quadras e meia pela calçada da Martins Fontes para depois cruzar a pista em direção ao canteiro central da avenida, defronte ao IML. As obras civis ficam sob o gerenciamento da pasta de Infraestrutura e Edificações e a gestão geral pelo Programa Nova Entrada de Santos.DRENAGEM A obra na Martins Fontes envolve a limpeza de duas galerias de drenagem paralelas da Martins Fontes, de 1,70m de largura por 1,30m de altura, que atualmente operam com apenas 20% de sua capacidade, no sentido Centro/Rio Lenheiros.Também haverá implantação de nova galeria de 350 metros que começará na N. Sra. de Fátima, confluência com a Rua Manoel Barbosa da Silveira. A tubulação entrará na Martins Fontes e seguirá pela avenida até a esquina com a Rua Caraguatatuba, onde se unirá à  galeria existente. Tudo para garantir melhor eficiência no escoamento das águas pluviais, direcionadas para o Estuário.TRá‚NSITO E TRANSPORTE Para execução das obras, a pista local da Martins Fontes (sentido bairro/Centro), está interditada para tráfego de veículos, entre a Av. N. Sra. de Fátima e a Rua Flamínio Levy. Motoristas procedentes da N. Sra. de Fátima com destino à  região central devem utilizar a pista expressa da Martins Fontes, observando os painéis de orientação instalados pela área.Para atender os usuários do transporte coletivo, na via expressa foi instalado um ponto na baia construída na altura da Rua são Sebastiáo. O ponto seguinte está localizado em frente ao cemitério do Saboó. Fonte: Prefeitura de Santos.  

ANP aprova Tomada Pública de Contribuições sobre a verticalização da cadeia de distribuição de combustíveis

A ANP aprovou a realização, de 21/9 a 20/10, de Tomada Pública de Contribuições (TPC) sobre a verticalização da cadeia de distribuição de combustíveis para avaliar, no mínimo, os seguintes pontos:- vedação da verticalização direta e indireta; – vedação da comercialização direta de produtores e importadores para revendedores;- vedação de que os Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRRs) comercializem outros combustíveis, além de óleo diesel;- manutenção da obrigatoriedade de que os TRRs comprem diretamente de distribuidores;- manutenção das limitações de comercialização para distribuidores e TRRs no que se refere aos pontos de abastecimento nos termos da Resolução ANP n° 34, de 1 º de novembro de 2007.A TPC se insere no contexto do grupo de trabalho constituído pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela ANP para estabelecer atuação conjunta no âmbito do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.O grupo de trabalho tem como objetivo analisar a estrutura do mercado de combustíveis, avaliar a implementação das medidas propostas pelo Cade para repensar o setor de combustíveis, a possibilidade de serem adotadas permanentemente as medidas regulatórias excepcionais apresentadas pela ANP durante a greve dos caminhoneiros para assegurar o abastecimento nacional de combustíveis e outras possíveis medidas.Dessa forma, acredita-se que as medidas a serem implementadas após a TPC aumentem a competição pela retirada de barreiras regulatórias e pelo fim de nichos de mercado artificiais com a promoção da inovação na economia brasileira. Fonte: ANP.  

Scania lança na Europa nova geração de caminhões híbridos

Durante a IAA 2018 (67 º Salão Internacional de Veículos Comerciais), a Scania vai exibir simultaneamente os caminhões híbrido elétrico plug-in (PHEV), baseado na Nova Geração de caminhões, e seu irmão , o caminhão elétrico híbrido (HEV), ambos com o novo sistema Scania Zone. Ambos já estão em conformidade com as regulamentações de velocidade e emissões de ruídos de determinadas zonas sensíveis na Europa. A feira será realizada em Hannover, Alemanha, de 20 a 27 de setembro. A Scania continua em seu caminho para a mobilidade ideal com a abordagem aqui e agora , oferecendo soluções com as capacidades necessárias para apoiar os clientes do segmento urbano para um caminho mais sustentável, desde o primeiro dia de operação , comenta Maria Johansson, diretora de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos da Scania. Vamos lançar primeiramente a versão HEV (veículo elétrico híbrido), com encomendas a partir de novembro de 2018 e a PHEV (veículo híbrido plug-in) chegará em 2019. Os clientes Scania terão uma solução com um hardware bastante confiável, com carregamento regenerativo, sem a preocupação do veículo não chegar ao seu destino, com emissões zero pelo tubo de escape e sem comprometer sua total economia operacional .Os novos caminhões híbridos são equipados com os motores Scania DC09, de 5 cilindros em linha, que poderão utilizar o HVO (óleo vegetal tratado com hidrocarbonetos) ou diesel, trabalhando em paralelo com a máquina elétrica gerando 130kW (177hp) de potência e 1,050Nm. A janela de energia da bateria recarregável de lítio está definida para 7,4 kWh, garantindo uma longa duração. Os caminhões poderão ser dirigidos no modo totalmente elétrico, sem qualquer suporte do motor a combustão, graças aos auxiliares elétricos para direção e suprimento de ar de freio. Nos dias de hoje, os caminhões urbanos híbridos são considerados o estado da arte em termos de economia total, disponibilidade e sustentabilidade na operação , conta Johansson. Combinado com o HVO trará a redução de CO2 de até 92% ao mesmo tempo em que oferece excelente produtividade nas áreas urbanas em constante expansão. Neste cenário, os motoristas enfrentam desafios como segurança, demandas ambientais e congestionamentos .Alguns detalhes sobre os caminhões híbridosOs primeiros veículos HEV foram baseados nos pioneiros caminhões da geração Scania P G R.A seguir uma pequena entrevista com Jesper Brauer, gerente de Produto na divisão global de Caminhões Urbanos Scania. Nela, o executivo comenta mais detalhadamente sobre as soluções e intenções do novo híbrido, baseado na Nova Geração de caminhões da marca.Porque um Scania híbrido? Qual é o valor para o cliente? Notamos que a maioria das novas operações de caminhões em áreas urbanas migraráo gradativamente para a eletrificação total nas próximas décadas, quando a tecnologia de baterias e infraestrutura entrarem definitivamente em vigor. Mas até lá, nossa indústria, diria que está em franca transição, em que soluções como os híbridos e combustíveis alternativos ou a combinação dos dois, como em nossos caminhões apresentados na feira oferecerão as melhores opções e valores razoáveis de economia operacional total para os clientes do mundo real.Os novos veículos híbridos Scania podem operar diariamente, desafiando ambientes urbanos, com o mesmo tempo de atividade e necessidade previsível de manutenção, que os caminhões Scania convencionais. Mas quando adicionamos o elétrico, com emissões zero de escapamento, se transformam em uma ferramenta que dispõe uma solução de transporte sustentável sem precedentes, única. Sua poderosa máquina elétrica e uma faixa operacional útil de 10 km, no modo elétrico, apresentam um mundo de oportunidades.Os caminhões de distribuição, assim como os urbanos de construção-civil, terão a chance de realizar tarefas nas cidades no período noturno em áreas sensíveis, que durante o dia são muito congestionadas. Com emissões de zero poluentes e ruídos abaixo de 72 dB(A), o que se tornou de fato um padráo, baseado na PIEK, regulamentação de emissões de ruídos, estabelecida na Holanda. Qual é a estratégia da Scania em relação ao carregamento e uso de baterias? A tecnologia de baterias de lítio ainda é o melhor caminho testado e disponível. Assim como os nossos primeiros caminhões HEV, os caminhões HEV HEV utilizam principalmente a frenagem regenerativa para carregar, capturando a energia cinética. A intenção é dirigir o caminhão no modo Auto Zero de emissões de escape (ZTE), ou seja a parte elétrica é sempre usada para mover o conjunto já nas velocidades baixas, fornecendo a energia disponível da bateria. O modo Auto ZTE resultará num baixo consumo de combustível, pois cortará a combustão interna do motor (ICE) sempre que for favorável durante a operação. As novas opções de caminhões PHEV (plug-in) poderão iniciar seu trabalho com a bateria totalmente cheia. O recarregamento complementar será realizado durante as paradas do motorista para coletar ou descarregar a carga transportada ou até mesmo no seu descanso. O carregamento de 22 kW de energia levará cerca de 20 minutos com um suprimento regular de carga. Resultado: maior economia de combustível.Determinamos parâmetros muito conservadores quanto a utilização de baterias para assegurar uma longa duração. Evitando a drenagem e os altos picos, ela durará entre quatro a sete anos em condições normais, e dependendo da operação. O motorista poderá forçar o carregamento da bateria enquanto dirige (para se preparar para o modo ZTE), mas vai aumentar o consumo do combustível. Como o motorista poderá dirigir e monitorar o uso da bateria? Nestes veículos, o painel vai mostrar em tempo real ao condutor o nível de energia. Quando os freios são acionados, o caminhão será capaz de informar se a potência de frenagem será fornecida pela máquina elétrica e poderá lidar com toda energia regenerada, ou se os freios de escape ou os de serviço deverão gerar suporte. No display do painel, setas azuis mostraráo se a potência gerada poderá ser alimentada de volta para a bateria. Se o motorista frear com mais força do que o sistema regenerativo suportar, as setas ficaráo amarelas. Assim como qualquer outro caminhão pesado, um estilo planejado de dirigir com ações antecipadas, compensará sob muitas perspectivas o resultado da operação. O display também apresentará o status de uso da bateria e a faixa de utilização do ZTE esperada.Esses caminhões têm o Scania Retarder elétrico, com a tradicional alavanca na coluna da direção. Essa tecnologia oferece cinco posições: 1-3 significa frear somente com a máquina elétrica; o 4 frenagem máxima com a máquina elétrica adicionando o freio de escape ICE (motor de combustão interna); por fim, o 5 adiciona o aumento da frenagem do motor. Quais são as opções de motores disponíveis para o hibrido? Os caminhões poderão ser encomendados com qualquer motorização DC09, com 280, 320 ou 360cv. O modelo apresentado na IAA terá propulsor DC09 320 cavalos .Quais outras inovações teremos sobre o caminhão hibrido da Nova Geração? Nós incluímos uma nova opção de aumento de potência, por exemplo. Se o motorista baixar uma marcha para aceleração, a máquina elétrica vai aumentar em 50kW ou 250Nm, desde que a bateria esteja suficientemente carregada. Se o condutor acionar o modo Performance, um aumento extra de potência de 20kW ou 150Nm, sempre será adicionado durante a aceleração, mesmo que a função baixar marcha não esteja ativa.De fato, nossos híbridos aumentaráo automaticamente o torque disponível em muitas situações para evitar a necessidade de baixar a marcha, que obviamente aumenta o potencial de economia de combustível. Eles em geral utilizaráo estratégias de diferentes mudanças de marcha comparado aos convencionais. A típica troca de marcha de quinta para a sexta, acontece graças ao torque massivo que está rapidamente disponível a partir da máquina elétrica. E, ao frear ou diminuir a velocidade do veículo, reduções de marchas são evitadas para maximizar a regeneração de potência .E sobre o PTO (tomada de força elétrica), qual sua utilidade? Para utilizarmos todo o potencial do caminhão numa solução urbana como esta, precisamos ter um conjunto completo de recursos, como a funcionalidade elétrica que assegura que o veículo continuará silencioso e a possibilidade de uma operação como guindaste sem criar qualquer tipo de barulho. Nós também produzimos híbridos com direção elétrica e um compressor de freios elétricos, para trabalhar sem ter que utilizar o ICE, freio de escape em marcha lenta, para fornecimento de ar de freio .E quanto aos serviços? Quando oferecemos soluções como esta, gradualmente viráo com um tipo de serviço que ajudará nosso cliente a tirar total vantagem do produto .Como o sistema Scania Zone atua com os caminhões híbridos? O Scania Zone é um serviço opcional do Scania Fleet Management, de gestão completa de frotas por meio da conectividade, que combina excelentemente com os caminhões híbridos. Contudo, o Scania Zone pode também ser utilizado com todos os tipos de caminhões da Nova Geração Scania.O Scania Zone auxilia motoristas nas zonas do acordo ambiental que exigem a utilização de regulamentação de tráfego ou áreas de proteção ambientais locais. O sistema informa o posicionamento em tempo real em que se encontra o veículo para ajudar o motorista a cumprir as normas de emissão de ruídos. Nosso PHEV/HEV pode utilizar funções do Scania Zone tais como limite de velocidade e modo elétrico de automação quando adentrar a zona geográfica sensível a emissões de ruídos. Quando o caminhão deixar essa zona, retorna automaticamente para a operação normal .Para quais tipos de operações caminhões como estes serão adequados? Naturalmente, eles se adequaráo ao sistema modular Scania, pelo qual ofereceremos um amplo número de tipos de cabines e configurações de eixos para ambos caminhões cavalos mecânicos ou chassi rígido. Em combinação com três diferentes níveis de potência, ofereceremos o motor DC09, para uma variedade de aplicações urbanas. As encomendas podem ser feitas personalizadas com base em nossos híbridos, e eles serão capazes de lidar com capacidade máxima de tração (GTWs) com peso até de 26 toneladas, ou mais.Todos os tipos de caminhões de distribuição vêm primeiro em minha mente, porém, não para aí. Os basculantes urbanos, preferencialmente com cabines Série L, bem como os caminhões para manuseio de lixo e todos os tipos de veículos para manutenção pública em ambientes urbanos, provavelmente, se adequam a esta solução, já que oferecemos também cabines da geração anterior, a P e G .A Scania pode garantir o alcance do híbrido em 10 km? Nunca é preto no branco quando se fala de alcance ou de autonomia. Sim, 10 km é um número relevante sob condições ideais, mas pode também aumentar. Dependerá muito do estilo de condução do veículo, números de paradas e arranques, situação de tráfego em estradas, temperatura exterior e assim por diante .Por último, como é dirigir o novo híbrido? Realmente, é uma experiência relaxante, como dirigir qualquer outro caminhão Scania da Nova Geração. Este veículo que estará na IAA tem uma cabine da série L, que obviamente traz capacidades extras na condução em ambientes urbanos congestionados. Mas fora isso, poderia ser qualquer caminhão de distribuição desde que as funções inteligentes e de sustentabilidade sejam integradas. E, é de fácil manuseio, você nem notará o peso extra e o trem de força funciona perfeitamente.E esse é o ponto, operar caminhões inovadores como o híbrido da Scania não deve ser mais complicado do que um caminhão normal . A Scania como fabricante e os nossos clientes em potencial tem uma curva de aprendizado para escalar nas próximas décadas. በpor isso que a cada etapa comercial que os clientes esperam chegar, e pagam, e depois ganham dinheiro no transporte, deve ser uma realidade capaz de lidar com desafios viáveis e pertinentes ao dia a dia do setor .Fonte: Blog do Caminhoneiro.

Projeto aumenta Cofins para concessionárias que administram rodovias federais

A Câmara dos Deputados analisa proposta que aumenta em 1% a alíquota da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidente sobre o faturamento de pedágio das concessionárias que administrem as rodovias federais.Pelo projeto, o produto dessa arrecadação será destinado aos hospitais públicos localizados nos municípios por onde passam as rodovias administradas pelas concessionárias.A medida consta no Projeto de Lei Complementar 535/18, do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS). O texto altera a Lei Complementar 70/91, que trata da Cofins. A lei já prevê contribuição de 2% sobre o faturamento mensal das concessionárias. Essa iniciativa busca melhorar o atendimento de hospitais que ficam sobrecarregados ao atenderem as vítimas dos acidentes , justifica o deputado. Resende cita dados do Sistema Ênico de Saúde (SUS) de 2017, segundo os quais 181 mil pessoas foram atendidas em decorrência de acidentes de trânsito, e ocorreram 32,6 mil mortes por conta desses acidentes.TramitaçãoA proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Finanças e Tributação. Em seguida, será analisada pelo Plenário. Fonte: Agência Câmara.  

ANTT terá 55 pontos de identificação veicular implantados até o final de setembro

Até o final de setembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai implantar 55 pontos de identificação por meio de rádio frequência de chip acoplado aos veículos de transporte de cargas do País. Atualmente são 44 pontos em funcionamento. Em agosto, a Agência implantou mais oito pontos e em setembro serão mais três, que deverão entrar em operação até 30 de setembro.Os pontos de identificação funcionam 24 horas por dia e fazem parte do programa Canal Verde Brasil, lançado pela ANTT em março, com o objetivo de acompanhar e mapear os fluxos de transporte nos corredores logísticos, armazenar os dados e ter o controle das mercadorias transportadas no Brasil. Desde a implantação do programa, já foi possível ter o controle, ao longo das rodovias, dos agendamentos no Porto de Santos. O programa está contribuindo para a redução da fila que se formava no escoamento da safra agrícola. E com a redução do tempo de espera traz impactos positivos no custo do frete e na necessidade de investimentos em infraestrutura.Segundo a ANTT, até o momento foram realizadas aproximadamente 50 milhões de fiscalizações, um aumento de 10.000% comparado à  fiscalização tradicional. Esse número representa um significativo percentual do volume de operações de transporte realizadas e, consequentemente, uma eficácia inédita alcançada pela Agência. Antes do Canal Verde Brasil, a Agência tinha aproximadamente 1.400.000 veículos cadastrados e, hoje, registra em torno de 1.800.000 cadastros. COMO FUNCIONA A fiscalização e o fluxo de transportes são monitorados ininterruptamente e a geração de dados estatísticos é realizada por meio da captura ótica de caracteres da placa do veículo, conhecida como OCR (Optical Character Recognitions), combinado com formas de identificação de veículo, em especial da leitura por meio de rádio frequência de chip acoplado. A plataforma também fomenta as informações para o planejamento logístico nacional, com o fornecimento de indicadores econômicos e financeiros, permitindo a integração da base de dados de agências de governo. De acordo com a ANTT, o controle do Canal Verde Brasil, que faz parte da política de desburocratização, reduz o custo da parada do transporte para a fiscalização e possibilita o aumento da oferta de veículos de carga, bem como a segurança nas operações de transporte. O objetivo é que a plataforma, com o tempo, consolide o Operador Econômico Autorizado (OEA) no País. O OEA tem o propósito de controlar os fluxos de exportação e importação e servirá para tornar o Brasil mais competitivo no mercado internacional.Além disso, com o Canal Verde Brasil também está instituindo uma política de certificação de qualidade aos transportadores que assegurem operações mais eficientes e com maior qualidade na prestação de serviços, evitando interrupções nas viagens e reduzindo o Custo Brasil.PONTOS DE LEITURA Para a implantação dos pontos de leituras foram considerados os seguintes critérios: eixos rodoviários com maior volume de transporte de cargas e de passageiros; trechos rodoviários concedidos; localizações sem riscos de vandalismo; eixos rodoviários de interligação com portos; localizações auxiliares associadas a postos de pesagem e praças de pedágio existentes.De acordo com a ANTT, os técnicos percorreram todos os trechos rodoviários selecionados e avaliaram in loco o tráfego e pontos de fugas. Além disso, a Agência utilizou como base os estudos de Corredores Logísticos Estratégicos, publicado pelo Ministério dos Transportes. O mapa com as localizações dos pontos em operação O Canal Verde Brasil permite que os agentes de fiscalização tenham mais subsídios para a realização de auditorias, baseando-se nas informações obtidas por meio da plataforma, que deverão ser validadas eletronicamente ou manualmente. Para isso, a Agência poderá verificar se a transportadora atingiu ou não as metas de regularidade na prestação de serviços. De acordo com a ANTT, são fiscalizadas a contratação do transporte de cargas e detectadas possíveis irregularidades no cadastro do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e, também, a fiscalização eletrônica do Vale-Pedágio Obrigatório, que vai iniciar em outubro deste ano. O vale-pedágio é um benefício obrigatório que deve ser pago para motoristas Autônomos e transportadoras que fornecerem o serviço de transporte de cargas. Os dados coletados pelos pontos de fiscalização eletrônica possibilitaráo maior precisão nas ações ostensivas (com equipes de agentes em campo) nas estradas e em terminais rodoviários, que resulta na aplicação de medidas administrativas de interdição de veículos, estabelecimentos, retenção de bens e de documentos, com baixo custo à  ANTT, pois reduz os custos de operações com apoio de servidores e apoio logísticos. No momento, o sistema está aplicando autuações relativas ao Art. 36 da Resolução n º 4799/15 que trata das obrigatoriedades do RNTRC e podem gerar multas que vão de R$ 1.000,00 até R$ 1.500,00. Fonte: NTC&Logística/ ANTT.

ANTT abre processo para construção da nova Agenda Regulatória

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu a Tomada de Subsídios n º 12/2018, com o objetivo de colher contribuições para a construção da nova Agenda Regulatória, relativa ao biênio 2019-2020. Para participar, clique no link e responda às perguntas: < #0000FF >https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6kDDUgrtnngJdykFKwAb4UNpllWWsNV7acFRXy2RGXd0YcQ/viewformO período de contribuições vai até 10/11/2018.O questionário foi estruturado para identificar se a sugestão apresentada se refere a um problema na regulamentação vigente ou à  falta de regulamentação. Além disso, as sugestões deverão ser classificadas com base no assunto tratado. Foram definidos seis temas: transporte de passageiros; transporte ferroviário; concessões de rodovia; transporte rodoviário e multimodal de cargas; fiscalização; e produtos perigosos.Agenda A Agenda Regulatória é o instrumento utilizado pela ANTT para comunicar à  sociedade qual é seu planejamento de atuação para o biênio. Nela são listados quais temas poderão ser tratados no período, com designação dos que são prioritários, promovendo a previsibilidade e a transparência tanto para a sociedade como para a Administração Pública em geral. O instrumento é construído com ampla participação dos tomadores de decisão, dos servidores da agência e da sociedade em geral.Para mais informações, clique aqui: < #0000FF >http://www.antt.gov.br articipacao_social/tomadas/0122018.htmlFonte: ANTT.

Obras reforçam rede de drenagem na Rua Ana Santos

Uma galeria de drenagem complementar está sendo implantada na Rua Ana Santos (Chico de Paula), em paralelo à  já existente. A tubulação é de plástico resistente e tem 1,5 m de dimetro. Antes do serviço ser iniciado foi feito um levantamento para verificar interferências no subsolo.O buraco de dois metros de profundidade para instalação dos tubos recebeu dos dois lados uma cortina de contenção com estruturas metálicas que impedem o escorregamento de terra, segundo o engenheiro Carlos Barros, da secretaria de Infraestrutura e Edificações.A nova galeria vai ampliar significativamente o potencial de drenagem do local. O escoamento das águas, que atualmente ocorre apenas pela galeria antiga, de 2 x 2,20 metros, receberá reforço com mais uma rede de 1,5 metro de dimetro. Isto vai fazer com que as águas pluviais tenham vazáo mais rápida para o Rio são Jorge.A intervenção faz parte da Etapa 2 do Programa Nova Entrada de Santos. Envolve instalação de novas lajes de concreto mais resistentes sobre a antiga galeria, para permitir o fluxo de veículos e recapeamento. O local receberá ainda 2,7 mil metros de calçadas e 3.400 metros de pavimentação.  TRá‚NSITo Para a realização dos serviços, foi necessário interditar o trânsito na rua, entre a Marginal da Anchieta e a Rua Ary Barroso. A rota alternativa para os motoristas é pela Marginal Direita da Anchieta, N. Sra. de Fátima (sentido Santos/São Vicente) e Rua Ary Barroso. As linhas de ônibus que atendem ao Chico de Paula fazem o mesmo trajeto, seguindo depois da Ary Barroso pela Monsenhor João Martins Lacerda até retornar à  Ana Santos. Fonte: Prefeitura de Santos.  

Conab eleva previsão de safra de café do Brasil para recorde de 59,9 mi sacas

A safra de café do Brasil em 2018 foi estimada nesta terça-feira em recorde de 59,9 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 3,2 por cento na comparação com o número apurado no levantamento anterior, divulgado em maio pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).O terceiro levantamento oficial de safra de café do maior produtor e exportador global da commodity apontou um aumento de 33,2 por cento na colheita ante 2017, com a Conab citando boas condições climáticas e bienalidade positiva do arábica em 2018. Soma-se a isto, o avanço da tecnologia neste setor, sobretudo no tocante à  produtividade , afirmou a Conab em relatório, destacando que o rendimento agrícola por hectare foi recorde.A colheita supera com folga o último ano de bienalidade positiva do Brasil, em 2016, quando a colheita total somou 51,37 milhões de sacas.A produção de café arábica do Brasil, que representa a maior parte do total, foi projetada em 2018 em 45,9 milhões de sacas, ante 44,33 milhões na previsão de maio. Na comparação com 2017 (ano de baixa produtividade do arábica), o aumento é de 34,1 por cento.A produção de café robusta (conilon) do país em 2018 foi estimada em cerca de 14 milhões de sacas, ante 13,7 milhões na previsão anterior. A Conab apontou um aumento de 30 por cento ante o ano passado, quando as lavouras ainda se recuperavam de uma seca.A produtividade média do arábica na atual safra foi estimada em 30,74 sacas por hectare, um recorde histórico, sendo 33 por cento maior do que aquela obtida em 2017.Já a produtividade média brasileira do robusta foi estimada em 38 sacas/hectare, um incremento de 35,3 por cento em relação a 2017, também um recorde histórico.Minas Gerais, maior produtor de café do Brasil, teve colheita estimada em 31,9 milhões de sacas, sendo 31,6 milhões do arábica. O aumento estimado para essa safra é em razão do aumento da produtividade, decorrente das boas condições climáticas, além do uso de irrigação e da bienalidade positiva .No Espírito Santo, a produção estimada chegou a 13,5 milhões de sacas, com 8,8 milhões para conilon e 4,7 milhões para arábica.Em São Paulo, a produção é exclusivamente de café arábica e a quantidade chegou a 6,2 milhões de sacas. Outro Estado que apresentou bons resultados foi a Bahia, com produção de 2,9 milhões do conilon e 1,9 milhão do arábica, segundo a Conab.Em Rond ônia, a produção deve somar 1,9 milhão de sacas, devido ao maior investimento na cultura, com a produtividade aumentando significativamente nos últimos seis anos, passando de 10,8 sacas por hectare em 2012 para 30,9 sacas na safra atual.A área total de cafezais em formação e em produção em todo o país deve alcançar 2,16 milhões de hectares, sendo 1,86 milhão de hectares em produção.A Conab apontou redução de área total na ordem de 2,3 por cento ante 2017.Quando a Conab realizou o levantamento, em agosto, o Brasil já havia colhido grande parte da safra.Fonte: Reuters.  

ANP divulga dados de fiscalização do abastecimento do 1 º semestre de 2018

No primeiro semestre de 2018, a ANP realizou 9.912 ações de fiscalização no mercado de abastecimento em todo o País, que resultaram em 2.439 autos de infração, 324 autos de interdição e 106 autos de apreensão. Os dados foram publicados na edição n º 14 do Boletim Fiscalização do Abastecimento em Notícias – 1 º semestre de 2018.A publicação apresenta o trabalho de fiscalização do abastecimento da Agência de janeiro a junho de 2018, com dados de ações, infrações e interdições detalhados por região, segmento dos agentes econômicos e tipos de infrações.A maior parte das ações de fiscalização (7.146) foi realizada em revendedores de combustíveis, seguidos dos revendedores de GLP e distribuidores de combustíveis. Também foram fiscalizados agentes de todos os segmentos regulados pela ANP, como transportador-revendedor-retalhista (TRR), ponto de abastecimento, revendedor e distribuidor de combustíveis de aviação, produtor de etanol etc.As principais motivações de autuações foram: não cumprir notificação da ANP; equipamentos ausentes ou em desacordo com a legislação; comercializar ou armazenar produto não conforme com a especificação; não prestar informações ao consumidor; e não atender a normas de segurança.Já as interdições foram motivadas, principalmente, pelas seguintes irregularidades: não atender a normas de segurança; comercializar ou armazenar produto não conforme com a especificação; comercializar com vício de quantidade; e exercer atividade regulada sem autorização.As autuações por qualidade de combustíveis representaram, em média, 9% do total de autos de infração no País. As principais irregularidades encontradas nesses casos foram: para gasolina, o percentual de etanol anidro; para etanol combustível, a condutividade elétrica; e, para óleo diesel, o teor de biodiesel.No período, a fiscalização lavrou ainda 96 autuações motivadas por bomba medidora com vício de quantidade, irregularidade conhecida como bomba-baixa , o que representou 4% dos autos de infração aplicados em todo Brasil.O Boletim traz ainda dados sobre denúncias realizadas pela população ao Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP. No primeiro semestre, foram recebidas 16.807 denúncias relacionadas ao abastecimento de combustíveis, sendo 90% relativas a combustíveis líquidos automotivos e 10%, a GLP. Essas informações foram utilizadas como parâmetro no planejamento das ações de fiscalização.As denúncias ao CRC podem ser feitas pelo telefone gratuito 0800 970 0267 ou pela página Fale conosco.Clique aqui para acessar o Boletim Fiscalização do Abastecimento em Notícias – 1 º semestre de 2018: < 1>< #0000FF >http://www.anp.gov.br ublicacoes/boletins-anp/2396-boletim-fiscalizacao-do-abastecimento-em-noticiasFonte: ANP.  

Governo discute cronograma para adição de biodiesel ao óleo diesel

O governo federal realizará em 21 de setembro uma audiência pública para discutir o cronograma de evolução do percentual de adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado em território nacional, segundo publicação do Ministério de Minas e Energia no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14).A discussão, segundo o ministério, acontece em meio à  elaboração de um projeto de aprimoramento de resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) que define as metas para o gradual aumento do uso do biodiesel.A audiência em Brasília, na sede do ministério, será aberta à  participação de quaisquer interessados, de acordo com a publicação no Diário Oficial. Fonte: Folha de S. Paulo.