A circulação do Super Rodotrem de 11 eixos e 91 toneladas pelas estradas do País está suspensa. A proibição ocorreu após o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicar a Deliberação N º 172, no último dia 05 de setembro. Vale lembrar que foi o próprio órgáo que havia liberado a circulação através das Resoluções 640 e 663. Com a decisão volta a prevalecer a Resolução n º 211/2006, que autoriza apenas a circulação de combinações de veículos de carga com PBTC de até 74 toneladas e 9 eixos.A suspensão temporária de circulação do Super Rodotrem se fez necessário por conta de uma ação movida pela ABCR Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, que representa 59 empresas responsáveis por rodovias privatizadas no país.O principal argumento é que esse tipo de combinação, com 91 toneladas, pode ocasionar impactos negativos na circulação de veículos. Entre eles, a associação cita a redução de velocidade máxima e mínima, dificuldade para a realização de ultrapassagens, redução de manobrabilidade dos veículos, aumento da distncia necessária para frenagem e aceleração, além de risco de colapso de estruturas das rodovias e desgaste prematuro do pavimento. O implemento e a distribuição de pesoA composição deve ser com semirreboque de 3 eixos + dolly de 2 eixos + semirreboque de 3 eixos. O comprimento máximo é de 30 metros e o mínimo de 28 metros. A altura continua limitada a 4,4 metros. Portanto, em termos de volume (cerca de 184 m3) não muda em relação ao bitrenzáo de 9 eixos. O que aumenta é a capacidade de peso. A permissão do aumento de 74 t para 91 t (17.000 kg a mais) foi graças ao acréscimo dos dois eixos. Eles fazem a distribuição do peso extra e mantém as características de segurança para frenagem. Fonte: O Carreteiro.
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ANTT instala 51 º pórtico de leitura do Canal Verde ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) instalou, nesta semana, o 51 º pórtico de leitura Canal Verde ANTT. Conforme acordo de cooperação Técnica firmado entre a ANTT e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), foram instalados os dois primeiros pontos – de um total de 10 previstos – em rodovias estaduais paulistas.As instalações contemplam as pistas de subida e descida da Rodovia Anchieta (SP-150), principal via de acesso ao Porto de Santos, o que permitirá à ANTT monitorar e fiscalizar 24 horas por dia, todos os dias da semana, o transporte rodoviário de cargas naquelee trecho sob concessão do Estado de São Paulo.Canal Verde Brasil – Trata-se de uma rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos para a produção de dados, informações e conhecimentos para aplicação na regulação de mercados, para o planejamento logístico nacional, para alimentação de indicadores econômicos e financeiros e para a integração com as bases de dados de agências de governo e de estado.Saiba mais aqui: < #0000FF >http://www.antt.gov.br/canalverdebrasil e: ANTT.
Greve geral contra governo Macri paralisa transportes e serviços na Argentina
A quarta greve geral contra a política econômica do governo de Mauricio Macri, convocada pela principal central sindical da Argentina, paralisa transportes e serviços nesta terça-feira (25) no país.Pelo menos 15 milhões de pessoas estão sendo afetadas pela paralisação, que afeta o funcionamento de ônibus, Metrô e trens. Desde o final da tarde de ontem, as seis linhas do Metrô de Buenos Aires estavam completamente paralisadas, aderindo a greve e não funcionaráo novamente até amanhã, informa a agência EFE.Nos aeroportos, empresas como Aerolíneas Argentinas e Latam já anunciaram o cancelamento de todos seus voos domésticos, por isso sugeriram aos clientes que reprogramem suas viagens. não há transporte de caminhões, bancos, comércios, escolas, universidades e repartições públicas foram fechadas.Os grevistas são contra a política econômica de Macri, que está em Nova Iork para a Assembleia Geral da ONU com uma agenda paralela que inclui encontros com investidores.A paralisação, promovida pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), visa protestar contra os ajustes do governo em meio à crise que afeta o país pela desvalorização abrupta do peso argentino registrada desde o final de abril, a alta inflação e a queda da atividade econômica. Os líderes sindicais exigem reposição salarial e também rejeitam o acordo com o FMI.Nos hospitais públicos do país, devem funcionar os serviços mínimos para emergências. Os serviços de coleta de lixo e postos de combustível também serão afetados pela paralisação.As greves anteriores de 24 horas promovidas contra o atual governo por parte da CGT aconteceram em abril e dezembro de 2017 e no final do último mês de junho.O presidente argentino reiterou que este não é um momento oportuno para fazer uma nova greve, que segundo as estimativas terá um custo econômico de aproximadamente 31,6 bilhões de pesos argentinos (US$ 847,16 milhões), equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto.A greve deve causar um prejuízo de US$ 850 milhões ao país, o equivalente a 0,2% do PIB, segundo o próprio governo. Na verdade, alguns setores começaram a greve já na segunda-feira (24).Crise na ArgentinA Pouco mais de dois anos depois de encerrar a disputa com os chamados fundos abutres , a Argentina se viu diante de um novo impasse financeiro. Com sua moeda despencando, o país subiu a taxa de juros ao maior patamar do mundo, consumiu boa parte de suas reservas em dólares, buscou ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) e tentava buscar a confiança de investidores para evitar uma nova corrida cambial.O custo desse acúmulo de problemas acaba pesando diretamente no bolso dos argentinos. A expectativa é de disparada de inflação, superando as projeções iniciais. Além disso, o crescimento da economia do país neste ano deve ser menor que o previsto. O ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne, admitiu que a Argentina terá mais inflação e menos crescimento num curto prazo .Em junho, o governo argentino assinou um acordo com o FMI de US$ 50 bilhões. A primeira parcela, de US$ 15 bilhões, foi liberada logo após a assinatura, enquanto os outros US$ 35 bilhões estavam previstos para ser liberados ao longo dos três anos de duração previstos para o acordo.A expectativa é que até sexta-feira haja o anúncio de um novo acordo financeiro com o FMI. Em entrevista para a Bloomberg TV na segunda-feira (24), Macri disse que o país estava perto de atingir um acordo final com o FMI, e que havia chance zero de que a Argentina daria default em sua dívida externa no próximo ano. Fonte: G1.
Barril de petróleo bate US$ 82 e renova máxima de 4 anos
Os contratos futuros do petróleo avançavam para nova máxima de quatro anos nesta terça-feira (25), impulsionados pelas iminentes sanções dos Estados Unidos às exportações de petróleo iraniano e pela aparente relutncia da Opep e da Rússia em elevar a produção para compensar o potencial impacto sobre a oferta global.O petróleo Brent subia 0,71 dólar, ou 0,87%, a US$ 81,91 por barril, às 9h10 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,36 dólar, ou 0,5%, a US$ 72,44 por barril.Mais cedo, o Brent chegou a tocar máxima de US$ 82, maior preço desde novembro de 2014. Na véspera, fechou a US$ 81,20.O preço do petróleo está a caminho de seu quinto trimestre consecutivo de alta, o mais longo período de ganhos desde o início de 2007.Apesar da elevação, o preço do barril do Brent ainda está longe de sua máxima histórica. Em julho de 2008, o barril chegou a ser negociado a US$ 145,61.Os Estados Unidos miram as exportações de petróleo do Irá com sanções válidas a partir de 4 de novembro, e Washington tem pressionado os governos e empresas de todo o mundo a se alinharem e cortarem suas compras. O Irá perderá volumes de exportação consideráveis e, devido à relutncia da Opep e aliados em aumentar a produção, o mercado está mal preparado para preencher a lacuna de oferta , disse Harry Tchilinguirian, diretor global de estratégia de mercados de commodities do banco francês BNP Paribas nesta terça-feira.Mohammad Barkindo, secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), disse em Madri nesta terça-feira que é importante para a Opep e seus parceiros, incluindo a Rússia, cooperar para garantir que eles não caiam de uma crise para outra .A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) prevê um forte crescimento de 1,4 milhão de barris por dia (bpd) na demanda por petróleo este ano e de 1,5 milhão de bpd em 2019.A entidade disse em seu relatório mais recente que o mercado está se apertando. Fonte: G1.
Impostômetro registra arrecadação de R$ 1,7 trilhão
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo atingiu ontem (24) a marca de R$ 1,7 trilhão arrecadados. O valor representa o total de tributos, taxas e contribuições e multas que a população brasileira já pagou aos governos municipal, estadual e federal desde o início do ano. No ano passado, conforme a Associação Comercial, o valor de R$ 1,7 trilhão foi atingido somente no dia 18 de outubro, ou seja, 24 dias depois. A arrecadação está subindo mais rapidamente em função dos royalties do petróleo e do aumento de preço dos combustíveis e da energia elétrica, que têm cargas mais elevadas. O Brasil já tem uma das maiores incidências tributárias do planeta, por isso o próximo presidente não pode escolher o caminho do aumento ou da criação de impostos , comenta Marcel Solimeo, economista da ACSP. Fonte: A Tribuna. Leia a íntegra em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/economia/impostometro-registra-arrecadacao-de-r-17-trilhao-nesta-segunda-feira/?cHash=bf20e164ab6f795ea5519e645af071fd
Veja novidades do IAA 2018 para um transporte mais sustentável
A eletromobilidade e o uso de combustíveis alternativos ao diesel são alguns dos destaques do IAA 2018, o salão de veículos comerciais de Hannover (Alemanha), que ocorre até a próxima quinta-feira (27). O objetivo do evento é apresentar soluções rumo à redução das emissões de poluentes e de CO2 para que o transporte de cargas e de passageiros cause cada vez menos impactos ao meio ambiente. A eletrificação de veículos comerciais parece uma tendência, uma vez que essa tem sido uma aposta de grandes empresas. Mas também busca-se garantir viabilidade econômica para os transportadores que operam em diferentes locais, em diversas condições de infraestrutura e matrizes energéticas. No caso do Brasil, as empresas destacam o potencial para uso de combustíveis como etanol, gás natural e biogás (produzido, por exemplo, a partir de resíduos ou esgoto locais). E apesar da necessidade de se investir em infraestrutura para a carga de uma frota eletrificada, consideram que o país pode explorar essa forma de propulsão, especialmente em razão da possibilidade de se utilizar a geração de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica e solar. No país, aliás, já há operações de ônibus elétricos e híbridos no transporte urbano. A novidade que vem por aí é o uso dessas tecnologias em caminhões. Conheça alguns produtos para o transporte de cargas apresentados durante o IAA 2018 com foco na sustentabilidade:Caminhões a gás A Scania passará a comercializar, no ano que vem, no Brasil, caminhões movidos a gás comprimido (GNV e biogás) com autonomia de até 700 km. Os modelos apresentam redução das emissões de poluentes em relação ao diesel e, segundo a montadora, redução de custos. A empresa também apresentou modelos disponíveis no mercado europeu com gás liquefeito. Para isso, o gás é resfriado a temperaturas inferiores a 160 ºC negativos para que fique em estado líquido. Nesses casos, os caminhões chegam a 1,6 mil km de autonomia. Entretanto, esse tipo de combustível não é permitido no Brasil. 100% elétrico e brasileiro O e-Delivery é um caminhão 100% elétrico, o primeiro fabricado no Brasil. O produto é uma aposta da Volkswagen Caminhões e ônibus e começará a ser produzido em série a partir de 2020. Mas 1,6 mil unidades já começam a ser testadas por meio de uma parceria com a Ambev. O veículo é feito para ser utilizado em entregas urbanas. A autonomia da bateria é de cerca de 200 km. A recarga total pode ser feita em até três horas. O freio tem três estágios de regeneração para recuperar até 30% da energia durante a frenagem e utilizá-la para recarregar as baterias. O caminhão apresentado no IAA também tem um sistema inteligente que ajusta o consumo de energia à massa transportada pelo veículo. 100% elétricosA Volvo Trucks lançou caminhões 100% elétricos para uso urbano e em operações de coleta de lixo, para redução de ruídos e zero emissão de poluentes. Além disso, como os veículos são mais silenciosos, será possível realizar operações noturnas em áreas com restrição de ruídos, o que pode contribuir para a redução de congestionamentos. Os modelos Volvo FL e FE Electric começaráo a ser comercializados na Europa no ano que vem e ainda não têm data para chegar ao Brasil. Eles têm capacidade para transportar de 16 a 27 toneladas de cargas e possuem autonomia de até 300 km. Entre os destaques de caminhões 100% elétricos também está o CitE, da MAN. O veículo pode transportar até 15 toneladas, voltado a entregas urbanas. Um diferencial desse modelo, que será disponibilizado somente na Europa, é que a altura de entrada para a cabine é bem mais baixa e larga do que de modelos convencionais. Ele também tem um sistema de câmeras de 360 graus para ampliar a visibilidade do entorno do veículo por parte do motorista. A autonomia da bateria é de 100 km.Híbridos e inteligentes A Scania acredita que, nas próximas décadas, a frota de veículos será totalmente eletrificada. Mas, por enquanto, investe no desenvolvimento de produtos que representem uma transição. Por isso, apresentou, durante o IAA 2018, o caminhão híbrido elétrico plug-in (PHEV) e o caminhão elétrico híbrido (HEV). Os modelos serão disponibilizados, antes, para o mercado europeu, e ainda não há data para comercialização desses veículos no Brasil. Eles podem utilizar óleo vegetal tratado com hidrocarbonetos trabalhando em paralelo com a bateria. Esses veículos podem ter redução de até 92% nas emissões de CO2, conforme a empresa. Além disso, os veículos são inteligentes: a tecnologia embarcada, chamada de Scania Zone, presta assistência automática, uma vez que mapeia zonas com limite de emissão de ruídos e de velocidade, ajustando, automaticamente, a operação do veículo às normas locais. Ela é capaz, por exemplo, de desativar o motor a combustão de modo que o caminhão trafegue somente com a bateria por até 10 km. Fonte: Agência CNT.
Sistema de disparo de e-mails do site do Sindisan apresenta falhas
Nos últimos dias, empresas que fazem parte do mailing do sindicato e recebem os informativos e outros comunicados encaminhados por meio do painel administrativo do Sindisan têm entrado em contato para relatar um inconveniente.Conforme descrito, as mensagens estão chegando de forma repetida. Em um dos exemplos que recebemos, o mesmo e-mail foi recebido dez vezes.Informamos a todos que já solicitamos apoio à empresa responsável pela manutenção de nossa página na internet e estamos no aguardo de solução.Ainda assim, pedimos desculpas a todos pelo transtorno. Até que a situação seja resolvida, encaminharemos nossas mensagens via Outlook. Fonte: Sindisan.
Governo adia início de cobrança de pedágio na Rodovia SP-333
A Secretaria de Logística e Transportes do Estado adiou para a 0 hora do dia 15 de outubro o início da cobrança de pedágio em quatro praças da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), na região de Marília, no interior de São Paulo. A concessionária Entrevias, que assumiu a concessão da rodovia, havia sido autorizada a iniciar a cobrança nesta quinta-feira, 20, conforme despacho da secretaria, publicado no Diário Oficial do Estado. Uma nova publicação, no entanto, prorrogou por 25 dias o período sem cobrança.O despacho não faz menção aos motivos, mas o Estado apurou que o adiamento foi motivado pela falta de divulgação prévia, aos usuários da rodovia, dos valores a serem cobrados.A SP-333 faz parte do lote de rodovias do centro-oeste paulista sob concessão da concessionária Entrevias. A empresa informou ter cumprido todas as exigências previstas no contrato de concessão e que se encontra pronta para operar os pedágios. As tarifas já foram definidas.Confira o valor dos pedágiosNo pedágio de Pongaí, instalado no km 234, motocicletas pagam R$ 3,80, automóveis e utilitários R$ 7,50, veículos com semirreboque R$ 11,30 e veículos com reboque, R$ 15.Já na praça de Marília, no km 315, o valor será de R$ 3,60 para motos, R$ 7,30 para automóveis e utilitários, R$ 10,90 para semirreboque e R$ 14,50 para veículos com reboque. No pedágio de Echaporá (km 354), motos pagam R$ 2,70, automóveis e utilitários, R$ 5,30, semirreboque, R$ 8, e veículos com reboque, R$ 10,70. Em Florínea (km 447), os valores são de R$ 3,90 para motos, R$ 7,90 para automóveis e utilitários, R$ 11,80 para semirreboques e R$ 15,70 para veículos com reboque. Fonte: Estadão.
Santos terá 310 novas vagas de estacionamento regulamentado
A Prefeitura de Santos vai ampliar em 24% o número de vagas para estacionamento regulamentado na Cidade a partir do ano que vem, subindo de 1.284 para 1.594 310 a mais. A medida está prevista no contrato de concessão do estacionamento rotativo para a iniciativa privada. Há licitação em andamento para que o sistema se torne digital, acabando com o cartão de papel. A empresa vencedora será conhecida no próximo dia 22 de outubro. Ganha a que repassar a maior porcentagem do que arrecadar com a exploração do sistema ao Município. O índice não pode ser inferior a 27,06%. Ao terceiro mês de concessão, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai demarcar mais 50 vagas no Centro, 60 no Gonzaga e 200 na Vila Mathias e entorno da Rua Carvalho de Mendonça. Parar nesses espaços requer pagamento obrigatório de R$ 2,50 por uma hora (renovado uma única vez pelo mesmo valor).Segundo a CET-Santos, o novo modelo permitirá a aquisição de créditos por meio de loja virtual (APP), portal web ou lojas físicas. Eles serão comercializados pelo mesmo preço dos cartões atuais, porque, segundo o presidente da companhia, Rogério Vilani, baratear significaria incentivar os motoristas a estacionarem na rua, o que iria contra a política de mobilidade. A CET aponta uma série de benefícios com o novo sistema, que deve entrar em operação em até três meses. Um deles é a agilidade na busca das vagas, em razão da ferramenta apresentar um mapeamento das ruas onde há maior oferta de espaços (não haverá sensor em cada vaga, apenas uma estimativa por localidade). Outra vantagem é a ampliação do tempo de uso da vaga sem a necessidade de retornar ao veículo, por meio da renovação de créditos pelo app. Um alerta será acionado quando o tempo de permanência máximo, de duas horas, estiver se esgotando. O veículo deverá trocar de vaga a cada duas horas (mantendo a regra atual).Motoristas que não têm smartphones poderão utilizar os pontos de venda para adquirir tíquetes eletrônicos virtuais, em sistema similar à compra de crédito para o celular. Esses postos estaráo instalados nas áreas de estacionamento regulamentado. Basta informa a placa. ObrigaçõesA empresa vencedora da licitação fará a operação e manutenção do sistema na Cidade. A CET responderá pelo gerenciamento do serviço e continuará fiscalizando. A concessionária também deverá revitalizar a sinalização (horizontal e vertical), com serviços de pintura e instalação de placas de acordo com a legislação de trânsito, nas áreas com vagas de regulamentado. Parte dos 40 operadores de tráfego que atuam de forma dedicada no sistema regulamentado, realizando a venda de cartões e o controle do uso dos espaços, serão direcionados para atividades diversas como as que visam a melhoria da fluidez, o atendimento a ocorrências e monitoramento do viário. Apenas 10 devem continuar na atividade, porque as multas continuaráo sendo feitas manualmente por eles. não vamos autorizar a empresa a processar multas, apenas a CET fará isso. Nenhuma infração será lavrada sem a presença do agente no local. A empresa deverá ter veículos com câmeras OCR, para ler placas. Dessa forma, quando chegar a informação de desrespeito ao sistema, o agente será enviado ao local , explica Vilani. Segundo ele, o serviço também terá um telefone disponível para caso de falhas no sistema digital. Tem todo um critério para prestar o serviço, com punições. Mas a única forma que nosso agente tem para saber se o usuário comprou o crédito é pelo sistema, se ele não funcionar também não conseguimos fiscalizar. Então não falha só para o usuário . Fonte: A Tribuna.
Supremo rejeita pedidos e terminais devem pagar o IPTU
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) p ôs fim ao questionamento de terminais que atuam no Porto de Santos sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre áreas do complexo marítimo. Na última quinta-feira (20), a Corte negou, por unanimidade, provimento aos embargos declaratórios apresentados por entidades do setor. Com isso, a Prefeitura pretende começar a execução judicial e o protesto das dívidas ativas das empresas que estão em atraso em relação ao tributo. Essa decisão reforça aquilo que já havia sido decidido: o IPTU é devido e quem tiver terrenos vai ter que pagar , afirmou a procuradora-geral municipal Renata Arraes. Confira a íntegra da matéria em:< 1>< #0000FF >http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe orto%26mar/supremo-rejeita-questionamentos-de-terminais-sobre-cobranca-de-iptu-portuario/?cHash=04253afbabd86cbdea852acf15afd113Fonte: A Tribuna.