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Ambev começa a eletrificar frota

A Cervejaria Ambev inicia processo de eletrificação de sua frota de caminhões ao anunciar parceria a Volkswagen, que fornecerá, até 2023, 1.600 modelos movidos a energia limpa. O primeiro caminhão a ser utilizado pela fabricante de bebidas é o e-Delivery, apresentado no ano passado incialmente na Alemanha e, em seguida, na Fenatran. O veículo, aliás, entraria em teste de campo com a Ambev neste ano.Com as entregas, 35% da frota da cervejaria será de veículos livres de combustível fóssil, o que fará com que a empresa deixe de emitir 30,4 mil toneladas de carbono ao longo de sua cadeia logística por ano. Para a montadora, a negociação representa a maior realizada no ano para o segmento de carga e, de acordo com a Volkswagen, histórico por que também é o maior já registrado no mundo envolvendo veículos limpos.O anúncio da negociação, não só inaugura para ambas as empresas a primeira fase de testes em operações reais, mas adianta que o modelo e-Delivery também será recarregado com a compra de energias limpas, seja eólica e solar. O nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor. Por isso, estamos sempre buscando parceiros engajados nas mesmas causas, como a Volkswagen Caminhões e ônibus, para prover novas tecnologias e processos que tenham um impacto positivo no meio ambiente , diz em nota Guilherme Gaia, diretor de logística e suprimentos da Ambev. Temos certeza que esse projeto contribuirá muito para a construção do legado sustentável que queremos deixar para as próximas gerações .O e-Delivery é o primeiro caminhão leve 100% elétrico cujo o desenvolvimento foi liderado pelo time brasileiro de engenheiros, o que faz dele pioneiro na América Latina. O projeto foi pensado para atender às aplicações urbana de carga e contou a parceira da Eletra, empresa nacional de são Bernardo do Campo (SP), especializada em veículos elétricos. O caminhão traz motor elétrico da WEG com 80 kW, equivalente a 109 cv, com torque de 50,3 kgfm, disponíveis a partir da saída, associado a uma caixa de transmissão automática da Allison.O motor é alimentado por baterias de íon-lítio que permitem recargas rápidas de até 30% da capacidade em 15 minutos, ao longo da rota do veículo, ou recargas longas de 100%, em três horas. A autonomia, a depender da aplicação e da configuração do caminhão, é de até 200 km. Nosso centro mundial de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e ônibus, localizado no Brasil, investigou e aplicou as melhores soluções mundiais e locais disponíveis para atender às necessidades de nossos clientes em veículos de baixas emissões em países emergentes , conta Roberto Cortes, presidente e CEO da fabricante. Graças à  nossa parceria com a Cervejaria Ambev, que já dura mais de vinte anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, ingressando na era elétrica . Fonte: Estradáo/Estadão.  

Comissão aprova proposta de isenção de taxas de passaporte para idoso

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou nesta terça-feira (14) proposta que isenta pessoas com mais de 60 anos do pagamento da taxa de emissão de passaporte e demais documentos de viagem.Atualmente, a taxa para emissão do documento com validade de 10 anos – é de R$ 257,25.O texto aprovado é um substitutivo do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) aos projetos de lei 4307/04, do Senado, e 9040/17, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O texto do Senado garantia a isenção a partir dos 65 anos.De acordo com Nascimento, o texto de Pompeo de Mattos está em maior consonância com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).TramitaçãoA proposta, que tramita em regime de prioridade, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário. O texto foi rejeitado pela Comissão de Seguridade Social e Família em junho de 2006. Fonte: Agência Câmara Notícias.  

Pesquisa da CNI mostra melhora na confiança dos empresários

O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 3,1 pontos em relação a julho e alcançou 53,3 pontos em agosto. O indicador ficou acima da linha divisória dos 50 pontos que separa a confiança da falta de confiança. Os dados são da pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira (20).O ICEI está abaixo da média histórica, que é de 54,1 pontos, e dos 55,5 pontos registrados em maio, antes da greve dos caminhoneiros.De acordo com a pesquisa, a confiança aumenta entre as empresas de grande porte, em que o indicador alcançou 54,4 pontos. Nas de pequeno porte ficou em 51,2 pontos e, nas de médio, em 53 pontos.Nas indústrias extrativas, o ICEI subiu para 58,5 pontos, acima dos 53,5 pontos registrados na indústria de transformação e dos 51,8 pontos verificados na construção.O economista da CNI, Marcelo Azevedo, disse que uma série de fatores contribuiu para a melhora dos números: a normalização da atividade industrial, após a greve dos caminhoneiros, o ingresso no período do ano em que há maior atividade econômica. Porém, há outros que podem atrapalhar. Contudo, as incertezas eleitorais e a tabela de preços mínimos de frete impedem uma confiança maior .ImpactosDe acordo com a pesquisa, o aumento da confiança neste mês é resultado, especialmente, da percepção sobre as condições futuras da empresa e da economia. O índice de Expectativas subiu de 53,5 pontos em julho para 56,3 pontos em agosto. Com isso, continua a apontar otimismo dos empresários em relação ao desempenho da economia nos próximos seis meses.O índice de Condições Atuais subiu de 43,6 pontos em julho para 47,2 pontos em agosto. Mas ainda está abaixo dos 50 pontos, mostrando que os empresários ainda percebem a piora das condições atuais dos negócios. Em maio, antes da greve dos caminhoneiros, o indicador estava em 50,1 pontos.O ICEI é um indicador ajuda a entender as tendências da indústria e da economia. Empresários confiantes tendem a ampliar a produção e os investimentos, o que estimula o crescimento da economia. Esta edição da pesquisa foi feita entre 1 º e 13 de agosto com 2.838 empresas, das quais 1.126 são pequenas, 1.061 são médias e 651 são de grande porte. Fonte: Diário do Litoral.

Alexandre de Moraes defende acordo e descarta perdáo total a multas aplicadas na greve dos caminhoneiros

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (20) ser importante que haja um acordo entre empresas e entidades de classe para que, em uma eventual nova greve dos caminhoneiros, a livre circulação de pessoas não seja comprometida, assim como o acesso a remédios e a alimentos.Relator de uma ação que trata do assunto, Moraes recebeu no STF representantes de associações do setor e descartou o perdáo total a multas aplicadas a empresários durante a greve. Quem obstruiu e foi multado tem sua responsabilidade. Isso será analisado em cada impugnação [contestação à  multa]. Há empresas que fizeram impugnações dizendo, por exemplo, que aquele caminhão era alugado a terceiros. Isso será analisado , afirmou.Quase 200 empresas foram multas e cerca de 150 contestaram a punição no STF. O valor das multas ultrapassa R$ 700 milhões e muitas firmas dizem que podem quebrar se tiverem que pagar.Em maio, a greve dos caminhoneiros gerou uma crise de abastecimento no país. Postos de combustíveis ficaram sem gasolina, supermercados não receberam produtos e aeroportos ficaram sem querosene de aviação.ဠépoca, diversas empresas foram multadas por suposto descumprimento de ordem judicial (que determinava o desbloqueio das vias). Agora, buscam derrubar ou reduzir as multas aplicadas pelo STF por suposto descumprimento de uma ordem judicial.Audiência no STFNa audiência, as associações disseram que também foram vítimas da paralisação, sofrendo prejuízos na entrega de produtos, pois teriam ficado reféns de uma parte dos caminhoneiros Autônomos, que insistiam em permanecer parados nas estradas.Alexandre de Moraes disse que o objetivo da ação não é somente discutir a aplicação das multas, mas sobretudo identificar as causas e consequências da paralisação, com a finalidade de compatibilizar, no futuro, os direitos de greve e reunião com os direitos de ir e vir, e de acesso à  saúde e alimentação, por exemplo.Perdáo das multasAo final da audiência, Alexandre de Moraes descartou um perdáo total das multas, mas disse que casos específicos poderão ser analisados. Fonte: G1.  

Eleições: voto em trânsito pode ser pedido até dia 23

Os eleitores que estaráo fora do seu domicílio eleitoral no período das eleições deste ano, marcadas para outubro, têm mais três dias para pedir a autorização à Justiça Eleitoral se pretendem votar em outras cidades. O prazo para o requerimento começou em 17 de julho e termina na próxima quinta-feira (23), podendo ter validade tanto para o primeiro quanto para o segundo turno, ou ambos. O voto em trânsito está previsto em leis, como o Código Eleitoral, mas segue algumas restrições. Essa habilitação apenas pode ser usada em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Outro limite tem relação com o alcance territorial. Se a pessoa estiver fora do estado onde tem domicílio eleitoral, o voto em trânsito vale apenas para a escolha do candidato a presidente da República. No caso do deslocamento ser dentro da unidade da Federação em que vota, ele poderá usar a autorização para escolher também governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Para conseguir votar nestas condições, os eleitores precisam apenas apresentar um documento oficial com foto em qualquer cartório eleitoral e solicitar sua habilitação, indicando onde estará durante o pleito. Essa modalidade só pode ser requerida pelas pessoas que estão com situação regular no Cadastro Eleitoral. Ausência deve ser justificada Se, no dia da votação, o eleitor tiver qualquer problema para comparecer à  seção eleitoral definida pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que têm até 23 de agosto para atualizar os locais aptos – ele deverá justificar sua ausência. Presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação também podem pedir a transferência temporária para outra seção eleitoral. Os nomes e dados serão indicados pelos responsáveis pelas unidades prisionais e de internação. A habilitação também vale para integrantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, equipes do Corpo de Bombeiro e também de guardas municipais que estiverem em serviço em função das eleições. Eleitores com deficiência ou dificuldade de locomoção que perderam o prazo específico para estes casos (9 de maio), também podem pedir a transferência do local de votação até o dia 23 de agosto. Fonte: Agência Brasil.

Treinamento: Contratação de Transportador autônomo de Carga

Data: 05/09/2018 Credenciamento: 8:30 Horário: 9 às 16h30 horas (com 1h de intervalo para almoço, por conta do participante) Local: Rua Dom Pedro II, 89, Centro Santos Investimento: R$ 50,00 por participante de empresas associadas, e R$ 200,00 para não associadas.*(Incluso: Coffee-break, apostila, material de apoio, certificado de participação e estacionamento) Mais informações: (13) 2101-4745 Inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKSuqz7Uv_qJ_z60wkyfq7605CR7gRYWgzTJM9Mq3ZpkSK0w/viewform?c=0&w=1 Programa:Como evitar o vínculo trabalhista?Como proceder no caso de ação trabalhista?Quais os requisitos mínimos para contratação de Autônomos?Posso fornecer combustível para o autônomo?Posso fornecer uniforme?O veículo pode ter o logo da transportadora?Posso fornecer o rastreador?Posso fornecer o TAG (Sem Parar, Conect, etc.)  do Pedágio? E ainda:Aspectos LegaisDefinições de TAC Agregado TAC Independente;A Nova Lei da TerceirizaçãoAlterações pela reforma trabalhistaContrato de Prestação de Serviço;Rescisão contratualDiárias e demais despesasContratação de chapasFormas de pagamento;Fatores de riscos perante a justiça do trabalho;Como prevenir o vínculo empregatícioConsequências do reconhecimento de vínculo empregatícioExame toxicológico;JurisprudênciaDecisão do STF suspendendo as ações em andmentoTributos incidentes na contratação de TACCIOTVale-Pedágio OBJETIVO: Esclarecer sobre como deve acontecer a contratação de transportador autônomo de cargas, legislação aplicável, prevenção e riscos de reconhecimento de vínculo empregatício.   PÚBLICO ALVO:Empresários de transporte, encarregados de Departamento Pessoal, encarregados operacionais, advogados e demais interessados no tema. COORDENAÇÃO: Paulicon Contábil.

Pesquisa CNT/MDA aponta Lula em primeiro lugar nas intenções de votos

A 137ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta segunda-feira (20), aborda as eleições de 2018. O levantamento traz as preferências dos entrevistados em cenários de primeiro e segundo turnos e o limite de voto nos candidatos. Além disso, trata sobre a percepção dos brasileiros a respeito de diferentes propostas e posicionamentos apresentados pelos candidatos à  Presidência da República, o grau de interesse nas eleições e os fatores que influenciam a decisão de voto, além do financiamento de campanhas.  Traz, ainda, a avaliação pessoal e do governo do presidente Michel Temer e a expectativa dos brasileiros para os próximos seis meses sobre temas, como economia, saúde, segurança e educação.  A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-09086/2018. Conclusão Os resultados da 137ª Pesquisa CNT/MDA mostram crescimento e liderança do ex-presidente Lula na intenção de voto para presidente da República, com Jair Bolsonaro na segunda posição. Caso Lula não consiga ter sua candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral, Fernando Haddad, Marina Silva, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, nessa ordem, seriam os principais herdeiros dos seus votos; 31,3% votariam em branco ou nulo e 16,6% declararam-se indecisos.  Nos cenários de 2 º turno sem o ex-presidente Lula, observa-se empate técnico nas seis simulações realizadas, envolvendo os nomes de Jair Bolsonaro, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. Verifica-se, ainda, grande número de votos brancos, nulos e de indecisos.A avaliação da atuação do presidente Michel Temer e a sua aprovação atingem os menores níveis da série histórica das pesquisas CNT de Opinião, realizadas desde 2001.A expectativa da população para os próximos seis meses permanece pessimista para as áreas da economia, saúde, educação e segurança.Em relação às eleições para presidente neste ano, a maioria se mostra com pouco ou nenhum interesse, assim como também conhece pouco ou nada sobre as opções de candidatos. Esses resultados, aliados ao elevado percentual de votos brancos, nulos e de indecisos para os cenários sem o nome do ex-presidente Lula, apontam para uma disputa com grande indefinição e possibilidade de mudanças importantes ao longo do período eleitoral.As áreas prioritárias para o Brasil envolvem saúde, educação, emprego e segurança, enquanto que as características mais importantes para o próximo presidente são a honestidade, a apresentação de novas propostas para o país e a trajetória de vida do candidato. Sem a participação do ex-presidente Lula a eleição está aberta e é importante que a definição dos Tribunais sobre a possibilidade de sua candidatura seja feita rapidamente, para que a eleição transcorra com legalidade e normalidade.?  Resumo dos resultadosEleição presidencial 20181 º turno: Intenção de voto ESPONTá‚NEA ?Lula: 20,7% Jair Bolsonaro: 15,1% Geraldo Alckmin: 1,7% Ciro Gomes: 1,5% Alvaro Dias: 1,3% Marina Silva: 1,1% Outros: 1,4% Branco/Nulo: 18,1% Indecisos: 39,0% ?1 º TURNO: Intenção de voto ESTIMULADA Lula: 37,3% Jair Bolsonaro: 18,8% Marina Silva: 5,6%  Geraldo Alckmin: 4,9%  Ciro Gomes: 4,1%  Alvaro Dias 2,7%  Guilherme Boulos: 0,9%  João Amoêdo: 0,8%  Henrique Meirelles: 0,8%  Cabo Daciolo: 0,4%  Vera: 0,3%  João Goulart Filho: 0,1%  José Maria Eymael: 0,0%  Branco/Nulo: 14,3%  Indecisos: 8,8%. Entre os eleitores de Lula, 82,3% consideram o voto como definitivo e 17,7% consideram que pode mudar.   Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 70,7% consideram o voto como definitivo e 29,3% consideram que pode mudar.   Entre os eleitores de Marina Silva, 33,9% consideram o voto como definitivo e 66,1% consideram que pode mudar.   Entre os eleitores de Geraldo Alckmin, 36,7% consideram o voto como definitivo e 63,3% consideram que pode mudar.   Entre os eleitores de Ciro Gomes, 37,3% consideram o voto como definitivo e 62,7% consideram que pode mudar.   Entre os eleitores de Alvaro Dias, 64,8% consideram o voto como definitivo e 35,2% consideram que pode mudar.   Caso o ex-presidente Lula seja impedido de concorrer a presidente da República, dos 37,3% que afirmam votar nele na pergunta estimulada, 17,3% iriam para Fernando Haddad, 11,9% para Marina Silva, 9,6% para Ciro Gomes, 6,2% para Jair Bolsonaro, 3,7% para Geraldo Alckmin, 0,8% para Guilherme Boulos, 0,7% para Alvaro Dias, 0,7% para Henrique Meirelles, 0,5% para Vera; 0,3% para Cabo Daciolo, 0,3% para João Amoêdo, 0,1% para João Goulart Filho, 31,3% para branco/nulo e 16,6% se declaram indecisos  48,2% dos entrevistados consideram que o candidato a vice-presidente da República é muito importante na escolha do candidato a presidente. 23,8% avaliam que tem importncia média. O restante considera que o nome do vice-presidente é pouco importante (11,2%) ou não tem qualquer importncia (14,0%) na definição do voto.   2 º TURNO: Intenção de voto ESTIMULADA CENáRIO 1: Lula 49,4%, Ciro Gomes 18,5%, Branco/Nulo: 27,2%, Indecisos: 4,9%. CENáRIO 2: Lula 49,5%, Geraldo Alckmin 20,4%, Branco/Nulo: 25,2%, Indecisos: 4,9%. CENáRIO 3: Lula 50,1%, Jair Bolsonaro 26,4%, Branco/Nulo: 19,1%, Indecisos: 4,4%. CENáRIO 4: Lula 49,8%, Marina Silva 18,8%, Branco/Nulo: 26,7%, Indecisos: 4,7%. CENáRIO 5: Jair Bolsonaro 29,4%, Ciro Gomes 28,2%, Branco/Nulo: 32,7%, Indecisos: 9,7%. CENáRIO 6: Jair Bolsonaro 29,4%, Geraldo Alckmin 26,4%, Branco/Nulo: 35,0%, Indecisos: 9,2%. CENáRIO 7: Jair Bolsonaro 29,3%, Marina Silva 29,1%, Branco/Nulo: 33,3%, Indecisos: 8,3%. CENáRIO 8: Ciro Gomes 26,1%, Marina Silva 25,2%, Branco/Nulo: 40,0%, Indecisos: 8,7%. CENáRIO 9: Marina Silva 26,7%, Geraldo Alckmin 23,9%, Branco/Nulo: 40,8%, Indecisos: 8,6%. CENáRIO 10: Ciro Gomes 25,3%, Geraldo Alckmin 22,0%, Branco/Nulo: 42,6%, Indecisos: 10,1%. Limite de Voto Presidência da República ALVARO DIAS: é o único em quem votaria 1,6%; é um candidato em quem poderia votar 11,5%; não votaria nele de jeito nenhum 27,9%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 55,2%. CIRO GOMES: é o único em quem votaria 2,3%; é um candidato em quem poderia votar 37,6%; não votaria nele de jeito nenhum 44,1%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 11,6%. GERALDO ALCKMIN: é o único em quem votaria 2,3%; é um candidato em quem poderia votar 33,6%; não votaria nele de jeito nenhum 52,5%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 6,9%. HENRIQUE MEIRELLES: é o único em quem votaria 0,3%; é um candidato em quem poderia votar 8,5%; não votaria nele de jeito nenhum 46,8%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 40,5%. JAIR BOLSONARO: é o único em quem votaria 13,7%; é um candidato em quem poderia votar 21,6%; não votaria nele de jeito nenhum 53,7%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 7,4%. LULA: é o único em quem votaria 31,4%; é um candidato em quem poderia votar 24,2%; não votaria nele de jeito nenhum 41,9%; não o conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar 0,6%. MARINA SILVA: é a única em quem votaria 2,8%; é uma candidata em quem poderia votar 38,0%; não votaria nela de jeito nenhum 52,7%; não a conhece/não sabe(m) quem é/ nunca ouviu falar 2,6%. Avaliação do governo A avaliação do governo do presidente Michel Temer é positiva para 2,7% dos entrevistados contra 78,3% de avaliação negativa. Para 17,7%, a avaliação é regular, e 1,3% não souberam opinar. A aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 6,9% contra 89,6% de desaprovação; 3,5% não sabem opinar. ? Expectativa (para os próximos 6 meses) Emprego: vai melhorar: 19,9%; vai piorar: 30,8%; vai ficar igual: 45,6%. Renda mensal: vai aumentar: 19,4%; vai diminuir: 17,8%; vai ficar igual: 58,6%. Saúde: vai melhorar: 18,4%; vai piorar: 32,3%; vai ficar igual: 46,1%. Educação: vai melhorar: 19,4%; vai piorar: 27,7%; vai ficar igual: 49,9%. Segurança pública: vai melhorar: 17,0%; vai piorar: 37,1%; vai ficar igual: 43,3%. Interesse e decisão de voto 24,4% dos entrevistados se dizem muito interessados na eleição deste ano para presidente da República. Outros 24,7% tem médio interesse, além de 26,7% com pouco e 23,5% com nenhum interesse nas eleições.   Programa eleitoral e informação sobre os candidatos: 18,1% pretendem acompanhar o programa eleitoral todos os dias; 40,7%, de vez em quando; 40,4% não váo acompanhar e declaram não ter interesse nos programas eleitorais.  Â  Os meios nos quais os entrevistados mais buscam informações sobre política são: televisão (63,7%); internet (28,7%); redes sociais (18,8%); amigos/boca a boca (9,4%); rádio (8,1%); jornal impresso (6,8%); outros (0,8%). 10,3% disseram que não se informam. 24,6% dos entrevistados já realizaram buscas ou pesquisas sobre os candidatos a presidente da República na internet. 28,7% ainda não fizeram isso, mas pretendem buscar ou pesquisar informações até o dia das eleições. 45,0% não realizaram buscas ou pesquisas e nem pretendem fazer isso. Os meios de informação que os entrevistados mais utilizam para formarem sua opinião sobre o Brasil são: televisão (67,2%); internet (30,8%); redes sociais (17,3%); amigos/boca a boca (8,8%); jornal impresso (7,7%); rádio (7,5%); outros (1,0%). 5,8% dos entrevistados disseram que não se informam. Os meios que poderáo ter maior influência na decisão de voto dos entrevistados são: debate eleitoral (34,2%); programa eleitoral em televisão (20,4%); conversas com pessoas conhecidas (8,7%); redes sociais (7,7%); reportagens veiculadas na mídia (5,9%); programa eleitoral em rádio (1,5%). Para 19,5%, nenhum dos meios influencia.   64,1% não confiam nas informações sobre política e eleições que recebem nas redes sociais, e 43,1% dizem que costumam verificar a veracidade dessas informações.   51,6% afirmam que não teráo o voto influenciado pelas informações sobre política que veem nas redes sociais. 24,1%, por sua vez, acreditam que essas informações poderáo influenciar seu voto. 21,1% afirmam não utilizar as redes sociais.  Â  Dos entrevistados, 9,6% dizem que conhecem bastante sobre as opções de candidatos a presidente da República; 33,5% afirmam que conhecem mais ou menos. Os que afirmam conhecer pouco (40,0%) ou nada (15,6%) somam 55,6%. Influência de propostas e posicionamentos dos candidatos a presidente da República na decisão de voto dos entrevistados: Candidato a favor das privatizações: aumenta a chance de votar: 17,3%; não influencia: 31,8%; diminui a chance de votar: 38,8%. Candidato a favor da redução de privilégios dos servidores públicos: aumenta a chance de votar: 61,1%; não influencia: 20,4%; diminui a chance de votar: 11,4%. Candidato a favor da redução de impostos: aumenta a chance de votar: 79,4%; não influencia: 13,6%; diminui a chance de votar: 2,9%.   Candidato a favor da liberação do porte de armas: aumenta a chance de votar: 24,3%; não influencia: 20,5%; diminui a chance de votar: 50,1%. Candidato a favor da descriminalização do aborto: aumenta a chance de votar: 9,9%; não influencia: 21,9%; diminui a chance de votar: 62,8%. ? Expectativa sobre o próximo governo: Para 60,4% dos entrevistados, o próximo presidente da República deve mudar totalmente a forma atual de governar. Outros 31,3% esperam que ele mude a maioria das ações. Para 3,2%, a maioria das ações deve ser mantida. 1,4% querem que o próximo presidente mantenha totalmente a atual forma de governar.   As áreas que mais precisam de melhorias no Brasil, na opinião dos entrevistados, são: saúde (75,3%); educação (47,0%); segurança (35,8%); emprego (30,3%); habitação (2,9%); direitos das minorias (2,4%); saneamento (1,4%); transporte (1,2%) e energia (0,5%). Características dos candidatos: Nas eleições para presidente da República deste ano, os entrevistados levaráo em consideração: honestidade (75,9%); novas propostas para o Brasil (49,1%); trajetória de vida (21,7%); ser novo no meio político (outsider) (9,2%); ser político tradicional (4,8%); partido político (4,5%); ser do meio empresarial (1,1%). Financiamento de campanhas: 99,1% dos entrevistados não fizeram doação para a campanha de qualquer candidato neste ano. 96,0% não pretendem fazer doações.   77,1% são contrários ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha, pois consideram que os partidos não têm que depender de dinheiro público. 6,5% são favoráveis à  destinação de recursos do orçamento público para os partidos, a fim de que as empresas não financiem campanhas. 12,2% se consideram nem a favor, nem contra. Fonte: CNT.

Até o fim do ano, 38 TUPs vão utilizar o Sistema Porto Sem Papel

Até o fim deste ano, 28 terminais de uso privado (Tups) vão implantar o Porto sem Papel (PSP), com cadastros e configurações desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Portos (SNP) do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Atualmente, terminais privados já utilizam o sistema. Os terminais que vão adotá-lo ficam no Pará, Espírito Santo, Maranhão, Amazonas e Rio de Janeiro.A SNP está estudando a implantação do PSP também em Rond ônia e já trabalha na adaptação do sistema à  navegação interior, modalidade em que as embarcações operam em comboios de barcaças e de longo curso, além da cabotagem marítima. Os primeiros terminais a implantarem o sistema foram os de Chibatão e Super Terminais, no Amazonas. Depois mais oito aderiram, cinco em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro e dois no Pará.VANTAGENS Até o PSP, a metodologia para solicitar as anuências de atracação, operação e desatracação era realizada de forma individual possuía mais de 2.000 itens de informações a serem preenchidas em 112 formulários de papel. O PSP unificou todas as informações, em uma única base de dados, originando o Documento Ênico Virtual (DUV), com 935 itens, que é dirigido de uma vez só a todos os anuentes envolvidos no processo.O PSP, criado em 2011, foi implantado primeiro em 35 portos públicos brasileiros. Só no final de 2017, atendendo a recomendação da Organização Marítima Internacional (OMI), começou a ser implantado nos TUPs com o objetivo de padronizar os procedimentos de concessão de anuência. Agora as informações ficam disponibilizadas em um só sistema. O objetivo é implantar o sistema nos 164 TUPs que hoje atuam no país, segundo a SNP.Em 2011, a SNP implantou o Projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente com o sistema Porto sem Papel nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Em dois anos de operação, o projeto dói implantado em 35 portos públicos brasileiros e melhorou a qualidade das informações, reduziu custos, desburocratizou os procedimentos de tempo de atracação dos navios e padronizou e aperfeiçoou processos no setor portuário.NA PRáTICA O Portonave S/A (Terminais Portuários de Navegantes) é um dos terminais que já utiliza o sistema PSP. Na avaliação de Roberto o´Reilly Vasques, supervisor de importação e exportação do terminal, a implantação do sistema trouxe benefícios para o TUP. Vasques cita exemplos como a facilidade de tramitações serem feitas via sistema e não mais por e-mail às autoridades portuárias, o rápido acesso as escalas de programação de atracação das embarcações e dos berços e da tramitação de documentação referentes às escalas dos navios.Segundo o supervisor, com o sistema os prestadores de serviço podem tem acesso a bordo do navio para atender alguma solicitação da tripulação. Antes havia a necessidade de autorização dos órgáos anuentes, como Polícia Federal e Receita Federal, agora não temos mais a necessidade de ir ao terminal e entregar o documento em papel, isso é feito via o PSP explicou Vasques.Outro benefício é a rapidez e a disponibilidade de preenchimento de declarações a autorizações solicitadas pelos agentes e órgáos públicos, uma vez que cada solicitação tinha que ser feita por e-mail. Isso trouxe agilidade aos processos a serem executados antes da programação da atracação de um navio. Com isso, reduzimos tempo. E tempo é custo economizado para nós. só clicar e acessar, já que o sistema é autoexplicativo, concluiu o supervisor. Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.  

Incêndio atinge refinaria da Petrobras em Paulínia, em São Paulo

Um incêndio atingiu a Refinaria de Paulínia (Replan), no interior paulista, na madrugada de hoje (20).De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos e as chamas foram apagadas.A Petrobras informou que a produção foi preventivamente paralisada e será instaurada uma comissão para investigar as causas da ocorrência.A Replan é a maior refinaria da petroleira, com capacidade de processamento de 434 mil barris de petróleo por dia. A produção corresponde a 20% do refino de petróleo no Brasil. Fonte: Agência Brasil.  

Ecovias realiza simulado de acidente na Via Anchieta na quarta-feira

A Via Anchieta recebe, na manhã de quarta-feira (22), simulação de acidente realizada pela Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). A ação vai ocorrer no Km 46, às 10 horas.Na simulação, que ocorre sob regulação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), as equipes enfrentaráo situações de incêndio e impacto dentro do túnel e queda em altura. O objetivo da ação é avaliar, integrar e melhorar o preparo das equipes que faráo atendimentos em acidentes do tipo.No dia do acidente premeditado, a Pista Sul da Via Anchieta estará bloqueada para obras, em todo o seu trecho de serra, das 5 às 16 horas. Durante este período, o tráfego em direção ao litoral será transferido para o trecho de serra da Rodovia dos Imigrantes.O acidente Uma carreta carregada com produto perigoso seguirá pela Via Anchieta, em direção ao litoral. Ao chegar perto de um dos túneis da rodovia, o condutor do veículo perderá o controle, devido a um problema nos freios, baterá na lateral do túnel e, na sequência, colidirá com uma motocicleta. O impacto fará com que o garupa caia na ribanceira e o condutor seja projeto para atrás da mureta de concreto.Após isso, a carreta ficará em L na pista e pegará fogo, provocando interdição total na via. O motorista do veículo, que transportava Etanol, nada sofre. Já o condutor da moto tem ferimentos moderados e o garupa está em estado grave.Com o cenário de simulação montado, as equipes da Ecovias entram em ação, com viaturas de inspeção, ambulâncias e guinchos, que em conjunto com o Policiamento Rodoviário e do Corpo de Bombeiros serão enviados para prestar os primeiros socorros às vítimas, sinalizar e organizar o tráfego no local do acidente.As empresas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de são Bernardo do Campo participaráo do exercício com o envio de equipes operacionais para atuação conjunta. Fonte: A Tribuna. Leia mais em:< #008000 >< 1>http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/ecovias-realiza-simulado-de-acidente-na-via-anchieta-na-quarta-feira/?cHash=2d8b46dc771d6fd7f4d86716d1d86e4dÂ