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Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais

As encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pelos Correios passam agora a ser taxadas por uma cobrança do despacho postal. O valor cobrado será de R$ 15. Segundo a empresa, o prazo de entrega do objeto passa a contar a partir da data da confirmação do pagamento.Nos últimos anos, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal. Os Correios informaram que, com o aumento das importações, a empresa precisou injetar mais recursos na operação para manter o padráo do serviço.  A empresa esclareceu ainda que o despacho postal não é o mesmo serviço de frete. Refere-se às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro, como recebimento dos objetos e inspeção por raios-X, formalização da importação no sistema da Receita Federal e tratamento de eventuais inconformidades (objetos proibidos, perigosos ou com exigências específicas).Rastreamento de produtosOs destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no link (https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/) e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito.Outras informações e orientações sobre os procedimentos para pagamento e liberação das encomendas estão disponíveis no link: https://www.correios.com.br/encomendas-logistica/minhas-importacoes Fonte: Extra.  

Auditores fiscais planejam operação-padráo no Porto de Santos

Os auditores fiscais da Receita Federal de todo o País mudaram o modelo de paralisação da categoria e adotaram o formato Meta Zero nas delegacias e demais setores de arrecadação e operação-padráo em portos, aeroportos e zonas de fronteiras. A mudança, definida em assembleia no último dia 23, passou a vigorar na terça-feira (28).A expectativa da categoria na Baixada Santista é a de que, enquanto durar a operação-padráo, ocorra atraso na liberação de cargas na Alfândega no Porto de Santos. Os serviços considerados essenciais continuaráo sendo mantidos na Alfândega, como a liberação de medicamentos, insumos hospitalares e animais vivos. Ainda não foi definido quando o modelo será adotado. Fonte: A Tribuna. Leia mais em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/sindical/auditores-fiscais-planejam-operacao-padrao-no-porto-de-santos/?cHash=7a888434af78f67b7338682b10274819 

CCR Nova Dutra oferece exames gratuitos aos caminhoneiros

Nestas quarta e quinta-feiras, 29 e 30, os caminhoneiros que estiverem viajando pela via Dutra poderão participar de mais uma edição do programa Estrada para a Saúde , desenvolvido pelo Instituto CCR e realizado pela CCR NovaDutra com patrocínio da Mercedes-Benz. A atividade acontece no km 81,9, sentido Rio de Janeiro (norte), no posto de combustíveis Arco áris localizado em Roseira (SP), das 11h às 21h.  No local, os caminhoneiros poderão realizar exames gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia e visão, e contaráo, também, com o corte de cabelo e vacinação. A ação tem a parceria do Centro Educacional Futura de Pindamonhangaba. Para orientar os motoristas sobre a ação, serão instaladas faixas na rodovia, além de informações nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Fonte: CCR Nova Dutra.  

Nota – CNT inicia estudo para identificar perfil dos caminhoneiros

A Confederação Nacional do Transporte – CNT realiza diversos estudos sobre o setor de transporte no Brasil e, para o caso específico deste projeto, o que se busca é conhecer o perfil dos caminhoneiros em todo o Brasil. Serão entrevistados 1.066 profissionais em 56 pontos de coleta.Essa pesquisa tem por objetivo avaliar o perfil dos caminhoneiros com questões sobre a profissão, benefícios, dificuldades enfrentadas e aspectos sobre saúde, hábitos alimentares e relacionamento com entidades do setor de transporte.O Instituto MDA Pesquisa foi contratado para ser o responsável pela coleta das informações, que ocorrerá no período de 29 de agosto a 9 setembro de 2018, em todo o território nacional.Sua opinião é de grande importncia, pois contribuirá para o fortalecimento do setor de transporte no Brasil.Para a sua comodidade e segurança, os profissionais da MDA estaráo identificados com crachá e munidos desta carta de apresentação. Caso ainda persista qualquer dúvida, o(a) Sr.(a) poderá contatar diretamente a CNT por meio do telefone (61) 2196-5718 e confirmar as informações contidas neste comunicado e esclarecer eventuais dúvidas.Agradecemos antecipadamente a sua colaboração, que nos auxiliará para a melhoria do setor de transporte em nosso país. Fonte: CNT.  

Petrobras diz que ainda busca ressarcimento de mais de R$40 bi por Lava Jato

A Petrobras informou nesta terça-feira que ainda busca o ressarcimento de mais de 40 bilhões de reais referentes a indenizações e multas no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que revelou um imenso esquema de corrupção na petroleira estatal.Em comunicado ao mercado, a companhia disse que, na esfera cível, participa em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e/ou a União em 16 ações de improbidade administrativa, buscando o adequado ressarcimento dos prejuízos decorrentes dos atos de fraude e corrupção praticados em seu desfavor .Nesses casos, a empresa diz solicitar ressarcimento pelos pagamentos de vantagens indevidas, bem como a devolução de todo o lucro auferido pelas empresas em decorrência dos ilícitos, representando até o momento 10,9 bilhões de reais a título de indenização e 31,2 bilhões relacionados à  possível aplicação de multas.Em paralelo, a Petrobras disse atuar, na esfera penal, como assistente de acusação em 53 ações propostas pelo MPF. Na condição de vítima dos ilícitos cometidos… o valor dessa condenação será revertido em favor da Petrobras, após o encerramento completo da discussão judicial… Apenas após o esgotamento dos recursos às instncias superiores, a companhia estará habilitada a executar tais valores, hoje no montante aproximado de 1 bilhão de reais .Até o momento, já foram devolvidos aos cofres da Petrobras em decorrência de acordos de colaboração e leniência e repatriações mais de 2,5 bilhões de reais.A última restituição ocorreu em 9 de agosto, no valor de 1 bilhão de reais. Fonte: Reuters.  

ANP divulga resolução para cálculo da subvenção do diesel

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou hoje (28) no Diário Oficial da União (DOU) a resolução que estabelece metodologia de cálculo da subvenção do óleo diesel a partir do próximo dia 31. A concessão valerá até o fim do programa de subvenção do produto.As modificações ocorreram após período de consulta pública da minuta de resolução que trata do assunto. Neste período, a ANP ouviu as principais reivindicações dos agentes de mercado.Os agentes alegaram que o preço de referência usado pelo órgáo regulador para calcular a subvenção não correspondia à  realidade, o que tornaria o subsídio do governo insuficiente para cobrir os custos de importação, podendo levar ao desabastecimento do mercado.Entre as principais mudanças estão a substituição dos indicadores utilizados para calcular a paridade de importação nos portos de Itaqui, Suape, Paranaguá e Santos; a inclusão dos custos de movimentação e armazenagem nos terminais portuários; a consideração dos custos de logística interna para entrega em cada uma das regiões do país; e a separação das bases regionalizadas Sudeste e Centro-Oeste. Clique e conheça a metodologia: http://www.anp.gov.br/images/releases/2018 reco-referencia/res743_2018.pdfFonte: Agência Brasil.  

Overbooking afeta exportação em contêineres do Brasil no 2 º semestre, diz Maersk

Dificuldades para se levar cargas até os portos, dado o tabelamento de fretes rodoviários, e um cenário de overbooking nos navios, com exportadores reservando mais espaço do que o necessário, tendem a atrasar as exportações do Brasil ao longo do segundo semestre, podendo prejudicar as vendas de importantes commodities agrícolas, disse a Maersk Line nesta segunda-feira.De acordo com a companhia marítima, tal situação remete à  recente recessão no Brasil, quando o país diminuiu as importações, cortando a disponibilidade de contêineres para envio de mercadorias ao exterior. Dessa forma, os exportadores têm agora feito reservas com diversos armadores na expectativa de garantir espaço nas embarcações, mas deixando outros sem lugar, afirmou a Maersk Line.Na semana passada, por exemplo, a Reuters noticiou que produtores já vêm enfrentando problemas para embarcar café após uma safra recorde. Temos dois fatores em jogo: exportadores estão pressionando as linhas de embarque e prejudicando as exportações, reservando muito mais espaço do que o necessário, e o segundo é que eles estão tendo problemas em conseguir caminhões para levar as cargas aos portos , resumiu o diretor da Maersk Line para a Costa Leste da América do Sul, Antonio Dominguez. Em termos de overbooking, os exportadores estão enfrentando pressão adicional em várias frentes. Em primeiro lugar, você tem a moeda (real) depreciada. Isso pode ser uma coisa boa, porque o Brasil fica mais competitivo. No entanto, aumenta a demanda por um espaço já reduzido nos navios , acrescentou ele à  Reuters, por e-mail.Conforme o executivo, café e açúcar estão entre as commodities mais afetadas nos últimos meses o Brasil é o maior exportador global de ambas. Os exportadores estão fazendo overbooking de todas as linhas de embarque ao mesmo tempo e, na realidade, estão entregando em média seis dos 10 contêineres que eles reservam , afirmou Dominguez, acrescentando que uma grande safra de algodáo, embarcado em contêineres, também tem contribuído para a redução de espaço nos navios.Citando dados de mercado fornecidos pela Dataliner, a Maersk Line disse que as exportações em contêineres de café e algodáo do Brasil foram 9% menores no segundo trimestre, na comparação anual. As vendas de açúcar nesta modalidade diminuíram 33 por cento.No geral, a companhia disse que as importações e exportações no Brasil cresceram 12 por cento no primeiro trimestre do ano e apresentaram alta de apenas 1 por cento no segundo, já refletindo os impactos dos protestos dos caminhoneiros, que também levaram os exportadores a impulsionar as reservas em navios.Pelos seus cálculos, em torno de 200 mil toneladas de mercadorias deixaram de ser exportadas entre julho e agosto. A empresa ressaltou que está revisando suas projeções de comércio exterior do Brasil em 2018 anteriormente, previa crescimento de 3,4 por cento na movimentação.Segundo Dominguez, o overbooking nos navios está causando ineficiências e custos mais altos para todos os exportadores do setor produtivo, desde indústria até a agricultura.Na avaliação dele, o jeito mais rápido, simples e justo para se resolver isso é adotar o mesmo modelo de reservas usado por companhias aéreas, pagando antecipadamente por reservar espaço nos navios.No setor, não há atualmente multa para quem não utiliza o contêiner reservado.A empresa não revelou volume de perdas em função do overbooking . Fonte: Portos e Navios/ Reuters.  

Ministério das Cidades lança documento veicular obrigatório digital

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apresentou nesta segunda-feira (27) a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe), documento de porte obrigatório dos veículos. Assim como a Carteira Nacional de Habitação eletrônica (CNHe), o CRLVe traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma abordagem de trânsito. Para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o documento digital representa um avanço na desburocratização do dia a dia do cidadáo. Estamos apresentando mais uma solução inovadora, já que em diversos países do mundo a CNH digital representa uma inovação, onde em outros lugares isso não era nem imaginado. Estamos dando um passo além com o CRLVe. Estamos em busca de que todos os usuários tenham conhecimento dessa nova plataforma, passando a ter seus documentos no meio digital. Parabenizo o Serpro e o Denatran, que trabalharam incansavelmente para facilitar a vida dos brasileiros. Hoje, damos mais um passo de exemplo para o mundo todo , afirmou Baldy.  O Departamento Nacional de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) será o primeiro órgáo fiscalizador de trânsito a oferecer aos condutores o CRLVe, que substituirá o documento impresso. Até 31 de dezembro deste ano, todos os Detrans deverão adotar a tecnologia, conforme determinação da Resolução N º 720/2017 do Contran. O documento digital será disponibilizado no mesmo aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação digital (CNHe), sistema operacionalizado pelo Serpro desde outubro de 2017. Também será possível baixar o arquivo em formato PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma necessidade onde se exija um documento autenticado.  A diretora-presidente Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimaráes, acredita que a nova plataforma poupará tempo dos condutores. Será uma facilidade ao cidadáo, tornando a sua vida mais c ômoda. não será mais preciso ir em vários lugares para poder ter o documento, agora o celular conterá todas as informações necessárias. Juntamente com essa parceria com o Denatran e o Detran/DF, quebramos paradigmas e buscamos para o cidadáo brasileiro uma vida menos complexa. Esperamos que o cidadáo não perca mais tempo em filas, e que possamos efetivamente ganhar tempo em questões importantes do nosso dia a dia , disse.  Já o diretor do Denatran, Maurício Alves, ressalta que o país se destacará mundialmente ao permitir que os motoristas brasileiros tenham as informações da CNH e do CRLV no celular. O Ministério vem se empenhando com as tecnologias, vindo a ser destaque mundial. Com essa nova tecnologia, acredito que nos tornamos referência em simplificar a vida do cidadáo e do condutor. Temos muito a avançar nesse sentido, e queremos desburocratizar, cada vez mais, a obtenção e renovação dos documentos referentes ao trânsito. Creio que esse novo modelo será bem aceito em todo o país , declarou.  O diretor interino do Detran/DF, Silvaim Fonseca, afirma que o CRLVe se torna a representação do avanço tecnológico no trânsito. Um sistema pioneiro, que se iniciou com a CNH digital, trazendo inovação e desburocratização para os motoristas. Uma sociedade digital requer uma estrutura igualmente digital, e acreditamos ser esse um caminho efetivo para aliar a tecnologia ao bem-estar do cidadáo , concluiu. Fonte: Ministério das Cidades.  

Movimento de cargas no Porto de Santos sobe 4,4% em 2018

O Porto de Santos registrou, de janeiro a julho de 2018, mais de 76,33 milhões de toneladas de carga movimentadas, crescimento de 4,4% em relação ao ano passado no mesmo período, melhor resultado da história para os primeiros sete meses do ano. Embarques e desembarques de mercadorias também tiveram números recordes para o período. Os dados foram copilados pela Gerência de Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).Levando em conta apenas o mês de julho, houve queda de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, com a movimentação de 11,87 milhões de toneladas (12,05 milhões t em 2018). A retração já era esperada, devido a menor oferta de açúcar, dentre outros fatores. Os embarques somaram 8,56 milhões de toneladas (redução de 3% em relação a julho/2017) e os desembarques cresceram 2,6% em relação ao ano anterior, com o registro de 3,3 milhões de toneladas (em 2017, foram 3,22 milhões t).Movimentação anualA movimentação de cargas no Porto de Santos em 2018, até julho, foi de 76.338.046 toneladas, o melhor resultado histórico para o período. O total de embarques foi de 54,56 milhões t, um crescimento de 2,9% em relação a igual período do ano passado.   O complexo soja (gráos e farelos) apresentou a maior tonelagem, com a marca de 21,55 milhões t, crescimento de 14,6% em relação a 2018 (18,80 milhões t). O 2 º produto em movimentação foi o açúcar, com a marca de 8,32 milhões t. O resultado é 25,8% menor que o de 2017 (11,22 milhões t, de janeiro a julho), devido à  opção das usinas em priorizar a produção de etanol. Em 3 º no ranking está o milho, com 2,71 milhões de toneladas. O gráo teve safra menor em relação ao período anterior e o escoamento foi impactado atraso nos embarques de soja e pelo impasse no preço do frete. Com isso, houve redução de 2,6% em comparação ao ano anterior (em 2017 foram 2,78 milhões t no período). O escoamento da safra do produto entra no pico neste início de 2 º semestre e a projeção é de queda geral no ano.No fluxo de desembarques, houve crescimento de 8,5% em relação aos primeiros sete meses de 2017. Foram 21,76 milhões de toneladas, ante 20,07 milhões t no ano passado. O produto de maior movimentação foi o adubo, com mais de 2,0 milhões t, mantendo-se como a 4 º carga de maior tonelagem no Porto de Santos. Na comparação com 2017, houve redução de 6,5% (2,14 milhões t entre janeiro e julho). A 2ª carga mais desembarcada foi o enxofre, com 1,26 milhões t (15,9% de crescimento; 1,09 milhões t no ano passado). Um destaque nos desembarques é o trigo, que alcançou seu melhor número histórico: 783,1 mil toneladas, crescimento de 21% em relação a 2017.Movimento mensalEm julho de 2018 o Porto de Santos registrou a marca de 11.872.362 toneladas. a 2ª melhor movimentação para o mês, ficando 1,5% abaixo do apurado em 2017 (12,05 milhões t). Nos embarques, o volume ficou 3% menor do que no mesmo período do ano passado. O destaque é o complexo soja, que mantém números recordes no ano. O crescimento foi 60,9% em relação a julho do ano passado, com 2,49 milhões t (ante 1,55 milhões t do ano passado). O 2 º produto mais embarcado foi o açúcar, com 1,48 milhão t, seguido pelo milho (1,22 milhão t), pela celulose (379,1 mil t), e óleo diesel (165,2 mil t).Nos desembarques, houve crescimento de 2,6% em comparação a julho de 2017. Foram 3,30 milhões t, frente às 3,22 milhões t do mesmo mês do ano anterior. Os produtos de maior movimentação foram o adubo (411,0 mil t) e o enxofre (246,2 mil t).Contêineres e naviosA movimentação de carga conteinerizada continua em ascensão no Porto de Santos. Em julho, o crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado foi de 3,7%. Passaram pelo Porto 345.748 teu (medida padráo, equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 333.414 teu em julho de 2017.   O acumulado de janeiro a julho é recorde, apresentando crescimento de 10,5% em relação ao ano passado, totalizando 2.349.165 teu. Em 2017 foram 2.125.897 teu movimentados no mesmo período.As atracações de navios no Porto de Santos no mês de julho somaram 414 navios, 6 a menos que em julho/2017. No ano, há um acréscimo de 2,2% no número de embarcações, com o registro de 2.854 atracações no período. Em 2017, foram 2.793 atracações de janeiro a julho. Fonte: Codesp.  

Lei 13.711, que dá isenção de pedágio ao eixo suspenso, é publicada no D.O.U.

Foi publicada no Diário Oficial de hoje (27/8) a Lei n º 13.711 que altera a Lei n º 13.103, de 2 de março de 2015, para prever isenção, em todo o território nacional, da cobrança de pedágio sobre eixos suspensos de veículos de transporte de cargas que circularem vazios nas vias terrestres federais, estaduais, distritais e municipais.  Para ver o conteúdo na íntegra, acesse:< #0000FF >http:/ esquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/08/2018&jornal=515&pagina=2Fonte: NTC&Logística.