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CNT inicia programa de investimentos em startups

A CNT (Confederação Nacional do Transporte), em conjunto com o BMG UpTech (braço do Grupo BMG que investe em inovação), deu início ao Conecta, programa de impulso a startups. Idealizada pelo presidente da Confederação, Clésio Andrade, a iniciativa selecionará e impulsionará o desenvolvimento de empresas inovadoras cujos projetos são capazes de beneficiar e apoiar o setor transportador na superação de desafios.  Conforme o coordenador do programa, Harley Andrade, o Conecta prevê a seleção de startups que apresentem propostas mais adequadas aos objetivos e desafios do transporte brasileiro. O que buscamos são alternativas inteligentes para o setor. Temos que provocar a criatividade e encontrar, lá fora, quem está produzindo soluções possíveis para problemas que temos mapeados em todos os modais , explica.  Os projetos, segundo Harley Andrade, podem ter relação com a atividade-fim de empresas de transporte e, também, com processos internos ou com atividades externas que, de alguma forma, estão relacionadas ao setor.  Ele ressalta, ainda, que o Conecta é mais uma ação da CNT para promover a inovação no transporte brasileiro, além da adaptação do setor para superação de desafios e aproveitamento de oportunidades decorrentes das transformações tecnológicas. A ideia começou a ser desenhada durante uma missão promovida pela CNT no Vale do Silício, nos Estados Unidos.  Entre os resultados esperados, explica Rodolfo Santos, CEO do BMG UpTech, estão A redução de custos, o ganho de eficiência e o estímulo à  inovação. Startup é uma empresa que atua em soluções bastante específicas focadas em resolver problemas reais, de forma prática, simples e com muita eficácia. A ideia, assim, é ir ao mercado para trazer startups que possam apresentar respostas assertivas para os desafios do transporte , afirma. Em breve serão divulgadas informações adicionais sobre a convocação de startups para participarem do Conecta.  Fonte: CNT.

Santos é a terceira cidade mais cara do Estado para almoçar fora de casa

Os moradores da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, que usam vouchers refeição, gastaram R$ 35,58 por almoço em 2017. Os dados foram revelados por uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT). O valor está acima da média Brasil, que é de R$ 34,14, e é o terceiro maior do Estado.De acordo com a ABBT, para chegar ao valor da refeição completa são pesquisados os preços do prato principal, bebida não alcoólica, sobremesa e café praticados na hora do almoço. Os locais pesquisados são divididos em quatro categorias: comercial (o popular prato feito ), autosserviço (self-service por quilo ou buffet a preço fixo), executivo (restaurante que oferece uma opção de prato do dia) e a la carte (onde o consumidor escolhe o prato que será preparado na hora).Em 2016, a pesquisa apurou que o preço médio do almoço em Santos foi de R$ 35,16. Já em 2017, esse valor passou para R$35,58. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 1,19%. Mesmo assim, o reajuste ficou abaixo da inflação, que fechou 2017 com alta acumulada de 2,95%, a menor taxa desde 1998.A média da região Sudeste ficou em R$ 34,49 e, do Brasil, R$ 34,14 em 2017. Entre as cidades paulistas pesquisadas, Santos é a terceira mais cara do Estado ficando atrás da primeira colocada Barueri, com o almoço a R$ 38,20 e da segunda, que foi Ribeiráo Preto, com R$ 36,77. Completam o ranking das cidades mais caras Jundiaí, com o almoço a R$ 35,39, e Campinas, com R$ 34,43.De acordo com a pesquisa, a cidade mais cara do país é Florianópolis (SC), onde o preço médio da refeição completa é de R$ 40,85. Já Campo Grande (MS) registrou o menor preço, R$ 26,23. Fonte: G1.

Pagamento da 3ª parcela do IPVA para placa final 6 vence nesta sexta

Os motoristas donos de veículos com placa final 6 têm até esta sexta-feira (16) para pagar a terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). possível fazer a consulta do valor do tributo deste ano acessando o site < http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ >http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ e digitando os números do Renavam e da placa do veículo.Para realizar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam em mãos. Outras opções são os caixas eletrônicos e as casas lotéricas. Fonte: A Tribuna.

Mudança na lei: motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a CNH

Os motoristas que forem renovar A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão de fazer um curso teórico obrigatório de 10 horas/ aulas e depois passar por uma prova, além dos exames médicos já pedidos atualmente.A Resolução 726/18 que atualiza a lei vigente foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 8 de março. Ela substitui a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata do processo de formação e especialização de condutores no Brasil.   A nova regra passa a valer em junho deste ano.  O curso de aperfeiçoamento poderá ser realizado quando A CNH vencer, de forma presencial ou a distncia. A carteira tem validade de 5 anos para pessoas até 65 anos e de 3 anos acima desta idade.Ou seja, segundo a nova regra que entra em vigor no dia 6 de junho na hora da renovação o condutor será obrigado a:- realizar o exame de aptidáo física e mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias A e/ou B;- realizar exame toxicológico de larga janela de detecção e exame de aptidáo física e mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;- ser aprovado em curso de atualização ou aperfeiçoamento conforme regulamentação.Lembrando que a renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação, e o motorista pode dirigir com o documento vencido por até 30 dias.A finalidade em exigir o curso teórico na renovação é aperfeiçoar os condutores, explica Maurício José Alves, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Tem por objetivo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, uma vez que as mudanças e atualizações são contínuas. Mantém o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador , reforça.O Denatran publicou também informações sobre o curso de atualização destinado a motoristas com CNH vencida há mais de cinco anos ou que, na formação em auto escola, não tenha recebido instrução de direção defensiva e primeiros socorros. O curso de atualização é composto de 15 horas/ aulas. Fonte: Gazeta do Povo.

Grupo CGM, associado ao Sindisan, busca profissionais

A empresa está realizando processo seletivo para as seguintes funções:Analista de Gerenciamento de Risco I:Requisitos: ter conhecimento em sistemas de monitoramentos/rastreamentosTer disponibilidade para trabalhar das 13:00 as 22:00 hs de segunda a sexta e sábado das 12:00 as 16:00 hs.Ser pró-ativo para resolução de problemas cotidianos, ter boa flexibilidade ao lidar com conflitos.A empresa oferece: vale refeição, vale alimentação, assistência médica empresarial, salário entre R$ 1.000,00 e R$ 1.300,00 mês.Motorista de carreta rodoviário:Requisitos: ter CNH E, MOPPExperiência de 6 meses comprovadas em CTPSHorário: flexívelO motorista irá fazer viagens interestaduais.A empresa oferece: vale refeição, vale alimentação, assistência médica empresarial, salário piso da categoria e premiação de qualidade.Currículos devem sem enviados para: < daniela.fernanda@grupocgm.com.br >daniela.fernanda@grupocgm.com.br Processo de seleção se inicia hoje: 15/03/2018 até o preenchimento da vaga.Fonte: CGM.

Presidente do G10 defende a volta dos 6X2 nos bitrens

A resolução 210 do Contran, que obriga o uso de tração 6á—4 nos bitrens de 7 eixos fabricados a partir de 2011, não surtiu o efeito esperado. O mercado preferiu substituir a configuração de 57 toneladas pelos bitrens de 9 eixos (74 toneladas), os 8á—2 com LS (54,5 toneladas), ou as carretas com eixos distanciados, as vanderléias (53 toneladas). E essas combinações seriam menos seguras e mais danosas ao pavimento.Esses são os argumentos do empresário Cláudio Adamuccio, presidente do G10 grupo de transporte de gráos de Maringá para defender a volta dos cavalos 6á—2 nos bitrens de 7 eixos, conforme prevê o projeto de lei do marco regulatório do Transporte Rodoviário de Carga (TRC), aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado. Por força de lei não se administra o mercado. Quando a lei proibiu o 6á—2 no bitrem, o mercado foi para os 9 eixos, que são mais compridos e dificultam a ultrapassagem, ou para as carretas de eixos distanciados, que não são tão amigáveis ao pavimento. Então, o efeito da lei foi nulo , afirma Adamuccio.O mercado, diz o empresário, foi buscar alternativas viáveis economicamente . Segundo ele, não é a diferença de preço entre um cavalo 6á—2 e um 6á—4 em média R$ 18 mil que fez os frotistas deixarem o bitrem de lado. Na realidade, o transportador não gosta dos 6á—4 porque pesam 800 quilos a mais e consomem 3% a mais de diesel , alega. Carregando 800 quilos a menos de carga e gastando mais combustível, os bitrens teriam ficado inviáveis. Sou favorável que volte (o 6á—2). não é o melhor dos mundos, mas é melhor que os eixos distanciados e melhor que um 9 eixos. Em relação ao custo-benefício, o bitrem com 6á—2 é mais amigável e vantajoso para o país como um todo , defende. Fonte: Carga Pesada.

Petrobras registra prejuízo de R$ 446 milhões em 2017

A Petrobras registrou prejuízo de R$ 446 milhões em 2017. Apesar do resultado negativo, esse foi o menor prejuízo dos últimos quatro anos, informou nesta quinta-feira (15) a companhia.O prejuízo ocorreu devido a despesas extraordinárias. Se não fosse isso, a Petrobras teria alcançado um lucro líquido de R$ 7,089 bilhões. Entre as despesas extraordinárias, a Petrobras destaca o acordo de R$ 11,198 bilhões para encerramento da ação coletiva de investidores nos Estados Unidos, além da adesão a programas de regularização de débitos federais, que somaram R$ 10,433 bilhões. Fonte: A Tribuna.

Bandeirantes compra Deicmar

A partir de hoje, a Deicmar Armazenagem e Distribuição será controlada pela Bandeirantes Logística. A aquisição da empresa foi concluída ontem, com aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A cifra paga não foi revelada pelo presidente da compradora, Washington Flores, que pretende ampliar em 20% seu faturamento ao contar com novas unidades operacionais.A Bandeirantes atua em operações de importação, exportação, transporte e distribuição de cargas, com um armazém alfandegado na região de Outeirinhos, no Porto de Santos.Já a Deicmar conta com um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) e um Recinto Especial de Desembaraço para Exportação (Redex) às margens da Via Anchieta. Há também o terminal Portuário Deicmar, para cargas de projeto e O Terminal Marítimo do Valongo (TMV), destinado à  armazenagem e à  movimentação de veículos, tanto para a importação quanto para a exportação. Fonte: A Tribuna.

Indústria paulista cria 2 mil postos de trabalho em fevereiro, mostra Fiesp

A indústria paulista criou 2 mil postos de trabalho em fevereiro, na série sem ajuste sazonal, 0,10% a mais do que em janeiro. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2014, quando haviam sido criadas 7,5 mil novas vagas. Em janeiro do ano passado, houve corte de 3 mil vagas. Segundo os dados do Nível de Emprego do Estado de São Paulo, divulgados hoje (14) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), no acumulado do ano as vagas novas totalizam 12,5 mil, um aumento de 0,59%. Na série com ajuste sazonal, o índice ficou estável (-0,03%) no mês. Esperamos aceleração desse saldo para os próximos meses estimulada pelo aumento da confiança empresarial e do consumo , disse o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.Os dados mostram que, entre os 22 setores acompanhados, 10 ficaram positivos no mês de fevereiro; três, estáveis; e nove, negativos. Entre os positivos, os destaques são coque, derivado do petróleo e biocombustíveis, com geração de 1.030 postos de trabalho, seguido por confecção de artigos do vestuário e acessórios (1.019). Os negativos são produtos de borracha e de material plástico (-1.408) e produtos diversos (-622).Segundo a apuração mensal, a variação no mês ficou positiva no interior paulista (0,27%). Já na Grande São Paulo, houve queda (-0,35%). Entre as 36 diretorias regionais, houve variação nos resultados. Nas 21 que apresentaram alta, destacam-se Franca (2,80%), onde o resultado foi influenciado pelo setor de artefatos de couro e calçados (5,13%) e coque, petróleo e biocombustíveis (2,27%); Mogi das Cruzes (2,03%), cujo desempenho foi impulsionado por produtos de minerais não metálicos (1,62%) e máquinas e equipamentos (1,72%) e Araraquara (1,35%), em que o aumento foi puxado por produtos alimentícios (1,26%) e produtos de borracha e plástico (3,10%).Entre as 10 que registraram queda destacam-se Matão (-2,65%), com a influência de produtos alimentícios (-3,99%) e máquinas e equipamentos (- 2,74%); Jaú (-2%), puxada por artefato de couro e calçados (-10,10%) e coque, petróleo e biocombustíveis (-0,34%); e Santos (-1,53%), sob o impacto de produtos alimentícios (-2,56%), impressão e reprodução de gravações (-3,27%). Fonte: Agência Brasil.

Quase 55 kg de cocaína são apreendidos em carga de milho de pipoca no Porto

Quase 55 kg de cocaína foram apreendidos escondidos em meio a uma carga de milho de pipoca, no Porto de Santos. A droga foi localizada na manhã desta quarta-feira (14), durante uma ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal. Ela estava acondicionada em duas bolsas dentro de um contêiner.  De acordo com informações da Receita Federal, o destino do entorpecente seria o porto de Durres, na Albânia. Suspeita-se do emprego da Técnica criminosa conhecida por rip-off-loading, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do seu proprietário.  O entorpecente apreendido foi entregue à  guarda da Delegacia da Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações. Fonte: A Tribuna.