A cada quatro horas, sete caminhoneiros são multados por parar no acostamento da Marginal Direita da Via Anchieta, entre os km 61 e 65, em Santos local proibido. Em 90 dias (entre dezembro do ano passado e fevereiro último), a Polícia Rodoviária flagrou 3.771 caminhões parados onde não deveriam ficar, impedindo a fluidez em uma das principais vias de acesso à Cidade 42 por dia.Os números integram levantamento feito pela Polícia Rodoviária Militar, a pedido de A Tribuna. Todas as autoridades admitem: os congestionamentos para chegar ou sair de Santos são um problema permanente ao menos enquanto não houver uma solução definitiva, como se espera com as obras para a entrada da Cidade.Leia o levantamento completo no link abaixo:< http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/em-90-dias-mais-de-37-mil-caminhoes-sao-multados-na-via-anchieta/?cHash=6cd87758d19dffe2a80e7efbee5c7871 >http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/em-90-dias-mais-de-37-mil-caminhoes-sao-multados-na-via-anchieta/?cHash=6cd87758d19dffe2a80e7efbee5c7871 Fonte: A Tribuna.
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Ministério libera R$ 6,9 milhões para implantação do VTMIS
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) liberou para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) R$ 6,9 milhões para a implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (em Inglês, Vessel Traffic Management Information System ou VTMIS) do Porto de Santos. Uma nova verba deve ser enviada após um pedido de suplementação feito pela Secretaria Nacional de Portos.O novo serviço, que está sendo implementado pela Codesp, permitirá ao complexo portuário ter, em tempo real, informações de todas as embarcações que estão no canal de navegação, no fundeadouro e no Canal de Piaçaguera (em Cubatão). E será possível saber precisamente a posição de cargueiros e até pequenos caiaques.Dos R$ 31 milhões a serem investidos no sistema de monitoramento, apenas R$ 7 milhões já foram pagos ao consórcio Indra VTMIS Santos, contratado para a implantação do projeto. O restante precisa ser repassado até o fim deste ano. Fonte: A Tribuna.
Nota do Ministério das cidades revoga curso para renovação da CNH
Confira a íntegra do texto:Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação. A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro. Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguiráo na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil. Alexandre Baldy Ministro das Cidades
Refis de Guarujá vai até o dia 31
O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) de Guarujá, que entrou em vigor em agosto, termina no próximo dia 31. Segundo a Prefeitura, o Refis, que dá a chance ao contribuinte de renegociar seu endividamento com o Município, arrecadou R$ 31 milhões até o momento.O secretário de Finanças de Guarujá, Adalberto Ferreira da Silva, estima que até o final do prazo serão arrecadados R$ 40 milhões. O próximo dia 31 é o prazo limite para adesão ao Refis. importante não perder a chance e as vantagens ofertadas , afirma ele, que descarta um novo Refis.Para aderir, acesse www.guaruja.sp.gov.br no link Refis 2017. Também é possível fazer o pedido na Sefin (Avenida Santos Dumont, 640, bairro Santo Antônio); Dívida Ativa (Rua Azuil Loureiro, 691, Santa Rosa); e Centro de Cidadania (Rua Cunhambebe, 500, Vila Alice). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Fonte: A Tribuna.
CNT inicia programa de investimentos em startups
A CNT (Confederação Nacional do Transporte), em conjunto com o BMG UpTech (braço do Grupo BMG que investe em inovação), deu início ao Conecta, programa de impulso a startups. Idealizada pelo presidente da Confederação, Clésio Andrade, a iniciativa selecionará e impulsionará o desenvolvimento de empresas inovadoras cujos projetos são capazes de beneficiar e apoiar o setor transportador na superação de desafios. Conforme o coordenador do programa, Harley Andrade, o Conecta prevê a seleção de startups que apresentem propostas mais adequadas aos objetivos e desafios do transporte brasileiro. O que buscamos são alternativas inteligentes para o setor. Temos que provocar a criatividade e encontrar, lá fora, quem está produzindo soluções possíveis para problemas que temos mapeados em todos os modais , explica. Os projetos, segundo Harley Andrade, podem ter relação com a atividade-fim de empresas de transporte e, também, com processos internos ou com atividades externas que, de alguma forma, estão relacionadas ao setor. Ele ressalta, ainda, que o Conecta é mais uma ação da CNT para promover a inovação no transporte brasileiro, além da adaptação do setor para superação de desafios e aproveitamento de oportunidades decorrentes das transformações tecnológicas. A ideia começou a ser desenhada durante uma missão promovida pela CNT no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Entre os resultados esperados, explica Rodolfo Santos, CEO do BMG UpTech, estão A redução de custos, o ganho de eficiência e o estímulo à inovação. Startup é uma empresa que atua em soluções bastante específicas focadas em resolver problemas reais, de forma prática, simples e com muita eficácia. A ideia, assim, é ir ao mercado para trazer startups que possam apresentar respostas assertivas para os desafios do transporte , afirma. Em breve serão divulgadas informações adicionais sobre a convocação de startups para participarem do Conecta. Fonte: CNT.
Santos é a terceira cidade mais cara do Estado para almoçar fora de casa
Os moradores da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, que usam vouchers refeição, gastaram R$ 35,58 por almoço em 2017. Os dados foram revelados por uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT). O valor está acima da média Brasil, que é de R$ 34,14, e é o terceiro maior do Estado.De acordo com a ABBT, para chegar ao valor da refeição completa são pesquisados os preços do prato principal, bebida não alcoólica, sobremesa e café praticados na hora do almoço. Os locais pesquisados são divididos em quatro categorias: comercial (o popular prato feito ), autosserviço (self-service por quilo ou buffet a preço fixo), executivo (restaurante que oferece uma opção de prato do dia) e a la carte (onde o consumidor escolhe o prato que será preparado na hora).Em 2016, a pesquisa apurou que o preço médio do almoço em Santos foi de R$ 35,16. Já em 2017, esse valor passou para R$35,58. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 1,19%. Mesmo assim, o reajuste ficou abaixo da inflação, que fechou 2017 com alta acumulada de 2,95%, a menor taxa desde 1998.A média da região Sudeste ficou em R$ 34,49 e, do Brasil, R$ 34,14 em 2017. Entre as cidades paulistas pesquisadas, Santos é a terceira mais cara do Estado ficando atrás da primeira colocada Barueri, com o almoço a R$ 38,20 e da segunda, que foi Ribeiráo Preto, com R$ 36,77. Completam o ranking das cidades mais caras Jundiaí, com o almoço a R$ 35,39, e Campinas, com R$ 34,43.De acordo com a pesquisa, a cidade mais cara do país é Florianópolis (SC), onde o preço médio da refeição completa é de R$ 40,85. Já Campo Grande (MS) registrou o menor preço, R$ 26,23. Fonte: G1.
Pagamento da 3ª parcela do IPVA para placa final 6 vence nesta sexta
Os motoristas donos de veículos com placa final 6 têm até esta sexta-feira (16) para pagar a terceira e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). possível fazer a consulta do valor do tributo deste ano acessando o site < http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ >http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ e digitando os números do Renavam e da placa do veículo.Para realizar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam em mãos. Outras opções são os caixas eletrônicos e as casas lotéricas. Fonte: A Tribuna.
Mudança na lei: motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a CNH
Os motoristas que forem renovar A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão de fazer um curso teórico obrigatório de 10 horas/ aulas e depois passar por uma prova, além dos exames médicos já pedidos atualmente.A Resolução 726/18 que atualiza a lei vigente foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 8 de março. Ela substitui a Resolução 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que trata do processo de formação e especialização de condutores no Brasil. A nova regra passa a valer em junho deste ano. O curso de aperfeiçoamento poderá ser realizado quando A CNHÂ vencer, de forma presencial ou a distncia. A carteira tem validade de 5 anos para pessoas até 65 anos e de 3 anos acima desta idade.Ou seja, segundo a nova regra que entra em vigor no dia 6 de junho na hora da renovação o condutor será obrigado a:- realizar o exame de aptidáo física e mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias A e/ou B;- realizar exame toxicológico de larga janela de detecção e exame de aptidáo física e mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;- ser aprovado em curso de atualização ou aperfeiçoamento conforme regulamentação.Lembrando que a renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação, e o motorista pode dirigir com o documento vencido por até 30 dias.A finalidade em exigir o curso teórico na renovação é aperfeiçoar os condutores, explica Maurício José Alves, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Tem por objetivo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, uma vez que as mudanças e atualizações são contínuas. Mantém o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador , reforça.O Denatran publicou também informações sobre o curso de atualização destinado a motoristas com CNH vencida há mais de cinco anos ou que, na formação em auto escola, não tenha recebido instrução de direção defensiva e primeiros socorros. O curso de atualização é composto de 15 horas/ aulas. Fonte: Gazeta do Povo.
Grupo CGM, associado ao Sindisan, busca profissionais
A empresa está realizando processo seletivo para as seguintes funções:Analista de Gerenciamento de Risco I:Requisitos: ter conhecimento em sistemas de monitoramentos/rastreamentosTer disponibilidade para trabalhar das 13:00 as 22:00 hs de segunda a sexta e sábado das 12:00 as 16:00 hs.Ser pró-ativo para resolução de problemas cotidianos, ter boa flexibilidade ao lidar com conflitos.A empresa oferece: vale refeição, vale alimentação, assistência médica empresarial, salário entre R$ 1.000,00 e R$ 1.300,00 mês.Motorista de carreta rodoviário:Requisitos: ter CNH E, MOPPExperiência de 6 meses comprovadas em CTPSHorário: flexívelO motorista irá fazer viagens interestaduais.A empresa oferece: vale refeição, vale alimentação, assistência médica empresarial, salário piso da categoria e premiação de qualidade.Currículos devem sem enviados para: < daniela.fernanda@grupocgm.com.br >daniela.fernanda@grupocgm.com.br Processo de seleção se inicia hoje: 15/03/2018 até o preenchimento da vaga.Fonte: CGM.
Presidente do G10 defende a volta dos 6X2 nos bitrens
A resolução 210 do Contran, que obriga o uso de tração 6á—4 nos bitrens de 7 eixos fabricados a partir de 2011, não surtiu o efeito esperado. O mercado preferiu substituir a configuração de 57 toneladas pelos bitrens de 9 eixos (74 toneladas), os 8á—2 com LS (54,5 toneladas), ou as carretas com eixos distanciados, as vanderléias (53 toneladas). E essas combinações seriam menos seguras e mais danosas ao pavimento.Esses são os argumentos do empresário Cláudio Adamuccio, presidente do G10 grupo de transporte de gráos de Maringá para defender a volta dos cavalos 6á—2 nos bitrens de 7 eixos, conforme prevê o projeto de lei do marco regulatório do Transporte Rodoviário de Carga (TRC), aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado. Por força de lei não se administra o mercado. Quando a lei proibiu o 6á—2 no bitrem, o mercado foi para os 9 eixos, que são mais compridos e dificultam a ultrapassagem, ou para as carretas de eixos distanciados, que não são tão amigáveis ao pavimento. Então, o efeito da lei foi nulo , afirma Adamuccio.O mercado, diz o empresário, foi buscar alternativas viáveis economicamente . Segundo ele, não é a diferença de preço entre um cavalo 6á—2 e um 6á—4 em média R$ 18 mil que fez os frotistas deixarem o bitrem de lado. Na realidade, o transportador não gosta dos 6á—4 porque pesam 800 quilos a mais e consomem 3% a mais de diesel , alega. Carregando 800 quilos a menos de carga e gastando mais combustível, os bitrens teriam ficado inviáveis. Sou favorável que volte (o 6á—2). não é o melhor dos mundos, mas é melhor que os eixos distanciados e melhor que um 9 eixos. Em relação ao custo-benefício, o bitrem com 6á—2 é mais amigável e vantajoso para o país como um todo , defende. Fonte: Carga Pesada.