Até o final do ano, mais de R$ 5 bilhões gastos em benefícios da Previdência Social deverão ser cortados por causa de irregularidades, que estão em apuração no Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).O corte segue o trabalho de revisão de benefícios sociais feito pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP), criado em abril de 2016 com a Portaria Interministerial n º 102, e formado por técnicos e dirigentes da CGU e dos ministérios do Planejamento, da Fazenda e da Casa Civil.Conforme o Secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, ainda não é conhecido o número de pessoas que perderão os benefícios por causa de fraude. A CGU não divulgou quais irregularidades estão em apuração.Nesta terça-feira (24), o governo anunciou a suspensão de 341.746 auxílios-doença e 108.512 aposentadorias por invalidez, que totalizam R$ 9,6 bilhões no pagamento de auxílios-doença acumulado entre o segundo semestre de 2016 e 30 de junho de 2018.Até o fim do ano, serão revisados 552.998 auxílios-doença e 1.004.886 aposentadorias por invalidez.Bolsa FamíliaAlém de benefícios previdenciários, o CMAP revisou os benefícios pagos pelo programa Bolsa Família. Em dois anos, 5,2 milhões de famílias foram excluídas, e outras 4,8 milhões entraram no programa. No caso do PBF [Bolsa Família] não há propriamente uma economia de recursos, mas a focalização do programa , assinala o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. Segundo ele, a exclusão de pessoas recebendo benefícios de forma irregular permitiu manter zerada a fila de espera de novos cadastrados no programa.Os anúncios de corte de benefícios sociais e previdenciários são recebidos com cautela pela sociedade civil.Lylia Rojas, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), argumenta que falta à medida transparência necessária e que há casos de pessoas que tem o benefício indevidamente cortado e depois recuperam o direito na Justiça, gerando mais gastos ao erário.Para o diretor-executivo da Transparência Brasil (ONG), Manoel Galdino, as fraudes ocorrem porque o governo é desorganizado e não mantêm a base dos cadastros eletrônicos interligados o que dificulta cruzamentos, e não divulga informações sobre envolvidos e a abertura de processos.Para Gil Castelo Branco, do site Contas Abertas, é preciso que seja feito regularmente um trabalho de inteligência para evitar que as fraudes cheguem às atuais proporções . De acordo com ele, onde há benefício há alguém tentando se favorecer ilegalmente .Fraudes fiscaisEm resposta às críticas, o Secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, afirma que o corte de benefícios irregulares é na casa dos milhões e que os recursos judiciais são na casa dos milhares .De acordo com ele, o Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais está investindo em tecnologia de informação para melhorar o cruzamento de dados cadastrais e registros administrativos. Ele pondera que a divulgação de nomes de supostos envolvidos em fraude tem que observar a lei, que prevê confidencialidade de dados cadastrais.Conforme Bezerra Leonel, o governo também criará um comitê de monitoramento das políticas fiscais. Uma portaria está em elaboração na Casa Civil para a implantação de um grupo que apure eventuais fraudes de empresas beneficiadas com isenções de tributos e de renúncia fiscal. Fonte: Agência Brasil.
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Aviso prévio indenizado poderá contar como salário de contribuição à previdência
O empregado e o empregador poderão ser obrigados a pagar previdência sobre o aviso prévio indenizado. Uma proposta em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) inclui como salário de contribuição esse tipo de remuneração, que ocorre quando o empregador determina o desligamento imediato do empregado e paga a ele pelos 30 dias que seriam de aviso prévio.O autor do projeto (PLS 422/2013), ex-senador Delcídio do Amaral, argumenta que, apesar do nome, o aviso prévio indenizado tem natureza salarial, e não indenizatória. Por isso, a contribuição previdenciária deveria incidir sobre o pagamento, diz. Ele sustenta que esse período integra o tempo de serviço do empregado para todos os efeitos legais, inclusive para aposentadoria. Assim, não há indenização a ser paga.Com as mudanças propostas pelo projeto na Lei da Seguridade Social (Lei 8.212/1991), argumenta Delcídio, posterga-se a perda da qualidade de segurado do INSS e, ao mesmo tempo, garante-se um aporte de recursos adicionais à Previdência Social. O empregador pagaria 20% de contribuição sobre o valor do aviso prévio indenizado, enquanto para o empregado o percentual ficaria entre 8% e 11%.O relator, senador Roberto Requiáo (MDB-PR), apresentou voto favorável ao projeto. Ele propõe emendas ao texto. Uma delas determina que a contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado deverá ser limitada ao período de 30 dias. O texto também deixa claro que o tempo relativo a essa contribuição contará para efeito de aposentadoria. Outra emenda insere esse tipo de aviso prévio no artigo da Lei 8.212/1991, que trata da contribuição previdenciária a cargo das empresas.Após o parecer da CAE, a proposta seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão final. Fonte: Agência Senado.
Dia do Motorista: as mãos que conduzem o país
Quando Santos Dumont, o pai da aviação, trouxe da França, em 1891, um Peugeot com motor a explosão, não poderia imaginar a revolução que faria no país. O modelo, que desembarcou de navio no porto de Santos, foi o primeiro de uma frota que hoje já ultrapassa os 98 milhões de veículos, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).Mais de cem anos depois, o que se vê é um país sendo movimentado sobre rodas sejam elas de caminhões, de ônibus, de táxis ou de veículos de passeio e conduzido pelas mãos de motoristas que têm a responsabilidade de transportar pessoas, alimentos, insumos industriais, medicamentos e tantos outros produtos essenciais.Por esse motivo, é justa a comemoração do Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho Dia de são Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas. Nesta reportagem especial, contamos histórias de alguns desses profissionais. Fizemos uma viagem de Brasília a Goinia em um ônibus; retornamos à capital federal em um caminhão; conversamos com um taxista contador de histórias e com um motorista que já conduziu figuras emblemáticas da política brasileira. Seguindo na fé A gente sempre pede a proteção de Deus, pois a responsabilidade é grande. Eu estou levando a vida de várias pessoas , diz, com a fala mansa, Gileno Araújo de Oliveira, 52 anos, ao sair da rodoviária de Brasília (DF), às 10h, em direção a Goinia (GO). Há três anos, ele percorre esse mesmo trajeto todos os dias na direção do ônibus da Viação Araguarina. No início de julho, a reportagem acompanhou uma dessas viagens. Pelo caminho, enfrenta o trânsito pesado na saída do Distrito Federal e na chegada a Goinia. A estrada é boa, principalmente em Brasília, mas, quando chegamos a Goinia, a coisa aperta um pouco. Tem muitos carros na rua, e muitos deles não cumprem as regras de trânsito, mas já me acostumei , diz ele conformado.O motorista tem orgulho ao dizer que nunca sofreu nenhum acidente grave, apenas pequenos esbarrões em situações cotidianas. Mas, quando o assunto é segurança, ele lembra de situações delicadas. Já fui assaltado duas vezes quando era caminhoneiro, mas, felizmente, nada grave aconteceu comigo .Desembarcamos na rodoviária de Goinia às 13h30, dentro do horário previsto. Oliveira se despede de todos os passageiros e desliga o motor do ônibus, encerrando mais uma viagem. Também nos despedimos dele, que segue para uma pausa do almoço antes de iniciar a viagem de volta para Brasília. Na casa do Seu Zé O caminhão é a minha casa. aqui que eu vivo. Foi aqui que eu conquistei tudo que tenho na vida. Comprei apartamento, casa. Eu nasci para ser caminhoneiro. Foi com uma gargalhada peculiar e com essa declaração que José Marçal Rafael, 74 anos, iniciou a conversa dentro da boleia da carreta-baú, carregada com 24 toneladas de produtos de limpeza.Iniciamos a nossa viagem de volta a Brasília às 15h30, no centro de distribuição da PHD Logística, empresa onde Rafael trabalha há mais de 20 anos. Com 48 anos de profissão, Seu Zé , como é conhecido, conta que, no início, foi difícil e os caminhões eram bem diferentes dos atuais. Eu comecei em 1976, quando tirei carteira de motorista de caminhão. Eu rodava com um chevrolezinho, transportando pneus. Para mim, era a maior alegria do mundo fazer aquele trabalho. Mas os veículos eram bem mais difíceis para dirigir. Hoje, os caminhões têm muito mais tecnologia .Ele tem a percepção de já ter rodado mais de 1 milhão de quilômetros e conta que, por causa das suas viagens, já conheceu todas as capitais do Brasil, além de países como Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia. Esse é um dos pontos positivos da profissão para muitos caminhoneiros. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Transporte em 2016 mostrou que 47% gostam da possibilidade de conhecer novos lugares e 33%, da chance de conhecer pessoas. á€s 19h35, chegamos ao centro de distribuição da PHD, em Brasília. Antes de descer da boleia, Seu Zé ainda responde o que o move depois de tantos anos de estrada: a alegria de poder estar ao volante do meu caminhão todos os dias . O contador de históriasDe Porto Alegre (RS), a história é do taxista Mauro Castro, de 55 anos. Figura conhecida na capital gaúcha, Castro fez do seu cotidiano no trânsito e das conversas ao volante a inspiração para, também, ser escritor. são das histórias que escuto no meu táxi que saem as ideias para os meus livros. Eu gosto de conversar com as pessoas. A cada passageiro que levo, uma história diferente é contada, e isso me marca . Há 13 anos, ele divide o tempo entre o volante do táxi e os textos. Foi cronista de jornal, criou o blog Taxitramas e publicou um livro de mesmo nome, que já está em seu quarto volume.Castro começou na carreira ainda jovem e percebeu que a profissão lhe conferia a liberdade e o contato com muita gente. Eu posso trabalhar sem ter uma rotina e ter contato com as pessoas diariamente por meio das conversas e das várias histórias que escuto . A autonomia para definir o horário de trabalho é ponto positivo para 62% dos taxistas, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte junto a esses profissionais em 2016. Outros 40% apreciam, também, a flexibilidade da jornada. Do banco do táxi, Castro acompanha as transformações pelas quais a profissão vem passando. Eu comecei em um fusquinha sem ar-condicionado. Desde então, muita coisa mudou. O número de carros cresceu demais, e a postura das pessoas também mudou. Hoje em dia, elas falam menos devido à correria do cotidiano. Além disso, cresceram as opções de transporte para os passageiros, o que também impacta a profissão .Otimista em relação ao futuro, o taxista afirma: enquanto houver um táxi em Porto Alegre, vou dirigir por aqui , conclui. Dirigindo com autoridadeQuando chegou a Brasília, em 1978, Geraldo Eustáquio de Oliveira, 66 anos, não poderia imaginar que um dia conduziria um carro com personalidades que construíram a história da política brasileira. Trabalhando há 20 anos na Câmara dos Deputados, Oliveira conta que já dirigiu, em ocasiões diferentes, veículos nos quais estavam o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola.Para exercer a profissão, Oliveira passou por alguns treinamentos específicos. Fiz um curso com policiais sobre questões de segurança e, também, outros sobre direção defensiva . Para saber como se portar diante das personalidades que transporta, o motorista cita que aprendeu a seguir a regra. Geralmente, quando a autoridade chega, a gente desce do carro e fica acompanhando até ela entrar no veículo. Em locais mais isolados, por exemplo, ficamos sempre mais próximos de onde eles estão , relata.A rotina de trabalho de Oliveira começa por volta das 6h. Como mora fora do Distrito Federal, ele precisa sair bem cedo por conta do trânsito. Eu fico o dia todo à disposição do parlamentar. Tem dias em que acontece reunião de partido após o expediente, aí é esperar até acabar. Saio bem tarde nesses dias . Mas nem mesmo as noites de reunião mudam a felicidade que Oliveira carrega por ser motorista. Eu falo para todos os que me perguntam se eu mudaria de profissão e digo que sou feliz por estar servindo as pessoas da melhor maneira possível. Eu não trocaria de profissão, pois gosto do que eu faço. E se você fizer o que gosta, fará sempre bem feito . A origem do Dia do MotoristA O Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, também é o Dia de são Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Cristóvão significa aquele que carrega Cristo .Reza a lenda que Cristóvão trabalhou por um bom tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio.Certa vez, ele colocou um menino nas costas e, a cada passo que dava, o seu peso ia aumentando. Então, disse: Parece que estou carregando o mundo nas costas . O menino respondeu: Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves . Desde então, passou a ser conhecido como protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas. Fonte: CNT.
Arrecadação em junho soma R$ 110,855 bilhões
Mesmo sob impacto da greve dos caminhoneiros, a arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 110,855 bilhões em junho, um aumento real (já descontada a inflação) de 2,01% na comparação com o mesmo mês de 2017. Esse foi o sétimo mês consecutivo de crescimento real nas receitas em relação ao ano passado. Em relação a maio deste ano, houve aumento de 3,09%.O valor arrecadado foi o maior para meses de junho desde 2015. O resultado veio dentro do intervalo de expectativas de 19 instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast, que ia de R$ 105,400 bilhões a R$ 116,886 bilhões, próximo da mediana de R$ 110,500 bilhões.De acordo com a Receita, o comportamento da arrecadação foi influenciado por fatores macroeconômicos, como a queda de 6,67% na produção industrial em junho – em relação ao mesmo mês de 2017 – decorrente da greve dos caminhoneiros em maio. As receitas com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) caíram 14,28% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Além disso, as receitas com o Imposto de Renda Pessoa Física sobre rendimentos de capital caíram 27,93% devido à redução na taxa de juros.Entre janeiro e junho deste ano, a arrecadação federal somou R$ 714,255 bilhões, o melhor desempenho para o período desde 2015. O montante ainda representa avanço de 6,88% na comparação com igual período do ano passado. Fonte: Estadão.
Investimentos em rodovias e ferrovias caem entre 2016 e 2017
Os investimentos públicos e privados em rodovias e ferrovias caíram entre 2016 e 2017. o que revela o boletim Conjuntura do Transporte – Investimentos em Transporte Terrestre, divulgado, nesta terça-feira (24), pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). Segundo o documento, os aportes privados em rodovias, em 2017, foram 2,9% menores do que os do ano anterior. Nas rodovias públicas federais, os investimentos caíram 10%: em 2017, foram R$ 7,98 bilhões, ante R$ 8,86 bilhões investidos em 2016. Conforme o Conjuntura do Transporte, o ano de 2017 foi o quarto seguido de queda dos investimentos privados em infraestrutura rodoviária de transporte, que chegou a alcançar o pico de R$ 8,9 bilhões em 2012. Duas das explicações para a diminuição dos aportes são a crise econômica e a recessão de 2015-2016, que trouxeram dificuldades para algumas empresas, sobretudo para as da terceira etapa do Programa Federal de Concessões. Em relação às ferrovias, os investimentos privados foram 11,9% menores, em 2017 (R$ 5,25 bilhões), na comparação com 2016 (R$ 5,95 bilhões). Já os aportes nas ferrovias públicas administradas pela Valec caíram 46,7% entre um ano e outro. Os principais investimentos no ano passado foram destinados à construção de trechos da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) 50,8% e da Ferrovia Norte-Sul 35,2%. A primeira liga Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a segunda vai de Porto Nacional (TO) a Estrela dOeste (SP). A CNT avalia que a prorrogação antecipada das concessões ferroviárias seria a melhor saída para o governo estimular investimentos no setor. A título de exemplo, segundo o estudo, a cada R$ 1 milhão aplicado no setor, o retorno para a economia seria de R$ 3,1 milhões. Já para o setor rodoviário, uma possível solução seria a reedição da MP n º 800, que caducou em fevereiro, alongando o prazo das obras nas rodovias de modo a garantir e aumentar a capacidade de investimento das concessionárias.Confira a íntegra do boletim no link: < 1>< #0000FF >http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT DFs%20CNT/Conjuntura%20do%20transporte/conjuntura-do-transporte-jul2018.pdfFonte: CNT.
Liminar suspende tramitação de ações que discutem vínculo de emprego em transporte de cargas
O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, deferiu liminar na Reclamação (RCL) 31158, apresentada pela empresa Sintrel Sistema Integrado de Transportes e Representações Ltda., de Recife (PE), e suspendeu o trâmite de duas reclamações trabalhistas em curso na 5ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes (PE), nas quais três motoristas, apontados pela empresa como Autônomos, pedem o reconhecimento de vínculo empregatício.De acordo com o ministro Celso de Mello, que atuou no caso como presidente em exercício do STF, a tramitação das ações trabalhistas como argumentou a empresa parece afrontar decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a suspensão de todos os processos da Justiça do Trabalho que envolvam a aplicação de dispositivos da norma que regulamenta a contratação de transportadores Autônomos por proprietários de carga e por empresas transportadoras, autoriza a terceirização da atividade-fim por essas empresas e afasta a configuração de vínculo de emprego nessa hipótese (Lei 11.442/2007).A liminar do ministro Barroso foi deferida na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 48 e será submetida a referendo do Plenário do STF. Segundo observou o decano do STF, a liminar deferida nestas circunstncias tem eficácia imediata, gerando, desde logo, todos os efeitos e consequências próprios do deferimento, independentemente de ainda não haver sido referendada pelos demais ministros. E a razão é uma só: o referendo pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal qualifica-se como verdadeira condição resolutiva, jamais suspensiva, da eficácia do provimento cautelar concedido, monocraticamente, em caráter excepcional, no âmbito de processo de controle normativo abstrato , explicou.No caso dos autos, o ministro Celso de Mello assinalou que os elementos apresentados na reclamação são suficientes para justificar o acolhimento do pedido cautelar requerido pela empresa, na medida em que estão presentes os requisitos que autorizam a concessão da medida. Embora o eminente ministro Roberto Barroso tenha determinado, nos autos da ADC 48, a suspensão imediata da tramitação dos processos que versem sobre a controvérsia ora em exame, mesmo assim a autoridade judiciária reclamada [juízo da 5ª Vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes] julgou adequado manter o curso dos litígios em questão, prosseguindo na realização de atos de instrução processual , concluiu o decano. Fonte: STF.
Novo Posto Odontológico para atendimento a caminhoneiros é inaugurado nesta quarta, dia 25
Comemorando dez anos de atividades, a CCR NovaDutra e o Instituto CCR inauguram nesta quarta-feira (25), o novo Posto de Atendimento Odontológico do Programa Estrada para a Saúde, para atendimento aos motoristas profissionais. As novas instalações serão abertas, para os caminhoneiros, às 11h, na Rodovia Presidente Dutra, km 81,9, sentido Rio de Janeiro em Roseira, no Vale do Paraíba, no estacionamento do Posto de Serviço Arco Iris. O evento acontece no dia em que se comemora o Dia de são Cristóvão, padroeiro dos caminhoneiros e motoristas, que é celebrado em 25 de julho, a programação contará com ações especiais aos profissionais do volante, entre elas: café da manhã, orientação sobre higiene bucal e orientações sobre segurança no trânsito.O evento também contará com as ações do Programa Estrada para a Saúde que acontece nos dias 25 e 26 de julho, das 11h às 21h. Esse é mais um investimento para recebermos e cuidarmos dos profissionais do volante que trafegam pela rodovia mais importante do país. Cuidando da saúde, contribuímos para a prevenção e redução de doenças e, com isso, o caminhoneiro ganha uma melhor qualidade de vida e faz uma viagem melhor e mais segura , comentou Carla Fornasaro, Gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra. No novo posto de atendimento odontológico, os usuários continuaráo a realizar os procedimentos de aplicação de flúor, restauração, raspagem de tártaro e extrações simples, serviços que são disponibilizados aos motoristas desde o ano de 2008. A CCR NovaDutra e o Instituto CCR contam com os parceiros Mercedes Club, Mobil Delvac, Interodonto e Posto Arco áris para as novas instalações do novo Posto Odontológico. Fonte: CCR Nova Dutra.
Campanha de Doação de Sangue da COMJOVEM Nacional já está valendo. Participe!
A campanha de Doação de Sangue da COMJOVEM Nacional já começou. A ideia do movimento é engajar os jovens empresários em uma causa social, revertendo os benefícios para toda a sociedade. Doar é muito importante. Muitas pessoas já precisaram de doação ou conhecem alguém que passou por isso , afirma o vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, André de Simone. Este ano, a campanha tem o patrocínio da Autotrac. No Brasil, cerca de 3,4 milhões de doações de sangue são realizadas por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira 16 a cada mil habitantes doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) de pelo menos 1% da população o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa. importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças cr ônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea. O sangue é insubstituível. Ainda não existe nenhum tipo de medicamento que possa substituir a doação de sangue. E quem precisa, só consegue graças à generosidade de quem doa. O importante é doar regularmente, pois em períodos de férias e seca, a tendência é diminuir os estoques. Vale lembrar que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas , reforçou o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag. o mínimo que o setor pode fazer pela sociedade, já que está na estrada e acaba sendo responsável por muitos acidentes que resultam em mortes. Eu fui doar a saí de alma lavada. uma sensação muito boa , ressalta André. Cada coordenador ficará responsável por identificar e escolher o local das doações em sua região. Feita a doação, a pessoa receberá um comprovante, que deve ser encaminhado ao coordenador, a fim de registrar a participação , lembra André. O objetivo é ter o maior alcance possível, portanto, todos podem participar, tanto os membros da COMJOVEM, como amigos, familiares e colaboradores das empresas. Quem pode doar No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto. A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.Comjovem Sindisan faz doação na próxima sexta-feiraNa sexta-feira, dia 27, os integrantes da Comjovem Sindisan faráo uma doação coletiva ao banco de sangue da Casa de Saúde de Santos. O grupo estará no local às 8 horas.Os interessados em participar da iniciativa devem ir até a unidade, localizada na Rua Armando Sales de Oliveira, 138, no Boqueiráo.Para doar é preciso levar um documento com foto e estar em boas condições de saúde. não é necessário estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos três horas antes do procedimento. Comprovante As pessoas que quiserem colaborar com a campanha podem comparecer a qualquer Banco de Sangue da região e, após a doação, encaminhar foto do comprovante para a Comjovem Sindisan por whatsapp pelo número (13) 99116-4722. Fonte: NTC/ Sindisan.
Alckmin encontra Paulinho e dirigentes sindicais em SP
O pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, se reuniu na tarde deste domingo, 22, com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (Solidariedade), e com dirigentes sindicais para discutir a proposta do Centráo para o financiamento de centrais trabalhistas.No sábado, uma declaração no Twitter do presidenciável contra a volta da contribuição sindical causou atrito com o bloco, levando o ex-governador paulista a falar em uma trapalhada de assessores das redes sociais.Na reunião com Alckmin, estiveram presentes dois secretários do governador de São Paulo, Márcio França (PSB): o do Trabalho, Cícero Firmino da Silva, conhecido como Cícero Martinha presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá e o da Justiça, Márcio Elias Rosa (PSB), titular da pasta desde que Alckmin era governador do Estado.Também participaram Luiz Antonio Adriano da Silva, o Luizáo que antecedeu Martinha na administração estadual e é secretário-geral do Solidariedade e Eunice Cabral, secretária nacional da Mulher no partido.A proposta permite que negociações trabalhistas aprovadas em assembleia gerem uma contribuição sindical a ser descontada de todos os trabalhadores beneficiados pelo acordo. Para o Solidariedade, as assembleias teriam de ter a presença de ao menos 20% dos trabalhadores da categoria.Elias Rosa, que assessorou Alckmin na reunião, levou um texto contendo as linhas gerais da proposta. A versão final deverá ser divulgada formalmente pelo Centráo no início dessa semana e precisará ser aprovada na forma de lei.O bloco reúne, além do Solidariedade, os partidos DEM, PP, PR, PRB. De acordo com Paulinho da Força, o grupo espera contar com pelo menos 230 deputados eleitos. Ainda segundo o deputado, o presidente da Câmara, Rodrigo MaiA (DEM), chegou a propor, antes que o impasse com Alckmin fosse resolvido, aprovar a contribuição sindical já em novembro. Estudou-se a possibilidade de adaptar nesse sentido um projeto do próprio Paulinho, que está sob a relatoria do Bebeto Galvão (PSB-BA).ApoioNo domingo pela manhã, Paulinho participou da convenção estadual do Solidariedade, que formalizou apoio à reeleição do governador Márcio França. Fonte: Estadão.
Após semana com preço estável, Petrobras volta a baixar gasolina
A Petrobras anunciou a redução de 0,94% no preço da gasolina comercializada em suas refinarias. A partir de amanhã, o combustível passará a custar R$ 1,9426 por litro.A estatal mantinha o preço do litro da gasolina em R$ 1,9611 desde o dia 18 de julho.Depois de chegar a R$ 2,0527 por litro no dia 12 de julho, o combustível teve quatro reduções de preço e voltou a um patamar semelhante ao registrado em 30 de junho, quando era comercializado a R$ 1,9486. Fonte: Agência Brasil.