PaginaPosts

Porto de Suape registra queda de 12% no lucro em 2017

O Porto de Suape teve lucro de R$ 11,2 milhões em 2017, o que representa queda de 12,8% em relação ao ano anterior. Apesar de ter apresentado crescimento de 13% na receita líquida devido ao movimento portuário recorde, o resultado final foi pressionado pelo pagamento de R$ 22 milhões relativos à  ação judicial que condenou o porto a pagar indenização. O resultado operacional foi melhor no sentido que teve receita melhor do que em 2016 e as despesas cresceram abaixo da inflação. Isso foi possível por causa da movimentação portuária, com maior repercussão de movimentação de contêiner. Nós tivemos despesas extraordinárias decorrentes de ação judicial do passado, que chegou a um acordo para pagamento do passivo. Isso acabou afetando o lucro , analisa o vice-presidente de Suape, Marcelo Bruto.O desempenho de 2017 do complexo portuário está em balanço que foi aprovado com ressalvas. Entre as observações dos auditores, está a necessidade de realizar teste de recuperabilidade de ativos fixos, necessário para verificar se os valores de determinados ativos poderão ser recuperados por uso ou venda, e estudos de reavaliação da vida útil de parte dos bens. Esse estudo precisa ser feito para que a depreciação seja baseada no tempo de vida útil definido , explica o sócio-diretor da JBG & Calado, Emílio Calado.Além disso, o porto precisa apresentar documentos que detalhem os valores informados de R$ 21,6 milhões relativos a processos judiciais em tramitação.Segundo Marcelo Bruto, será aberta licitação ainda este ano para contratar empresa que vai fazer o teste de recuperabilidade de ativos fixos e a reavaliação da vida útil para ter os valores atualizados.Sobre os documentos relativos a processos judiciais em tramitação, ele diz que o esforço também está sendo feito para avaliar todo o contingente de ações e processos judiciais que estão em curso na empresa, como os muitos processos de reintegração de posse.RECURSOSHá ainda uma ressalva sobre recursos da União e da Petrobras que foram utilizados em obras no porto (algumas já finalizadas), mas que não podem levar baixa no balanço enquanto o governo federal não aprova a prestação de contas, um processo moroso, segundo explica Bruto.Por fim, os auditores no balanço apontam para saldo a pagar ao fornecedor Van Oord, antigo responsável pela dragagem do canal de acesso externo do porto. Hoje, as duas empresas estão em litígio. Suape questiona esse passivo. Mas por uma questão de conservadorismo e de prever contingências, fica no balanço até a solução do litígio , complementa o vice-presidente.  Na avaliação do sócio da Cescad, o consultor Flávio Cesário, a situação do Porto de Suape é boa atualmente. O custo e as despesas representam 58% e 24% da receita líquida, respectivamente. Fonte: Jornal do Commércio.

Fechamento de agências será em fases, diz presidente interino dos Correios

O presidente interino dos Correios, Carlos Fortner, afirmou que está mantida a decisão de fechar agências, mas que ainda analisa quais delas terão as atividades encerradas. No último sábado, a Coluna do Estadão revelou que a diretoria da empresa aprovou, em fevereiro, proposta de fechamento de 513 agências, com demissão de servidores. Fortner nega que o número esteja fechado.  Ele diz que o total pode aumentar ou diminuir, a depender do resultado de um estudo que deve ficar pronto nesta semana. O executivo quer analisar todas as agências que estão na lista de encerramentos. A partir da lista, que ainda está sendo validada, nem sei se serão 500 (encerramentos), talvez termine com 400. Eu vou ainda avaliar uma por uma , disse. Filiado ao PSD, partido do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, Fortner diz não saber quando será efetivado no cargo. Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista:Estado: Em fevereiro, quando o sr. era vice-presidente, a diretoria dos Correios aprovou para maio o início do fechamento de agências e demissão de funcionários. Como isso vai ocorrer?Carlos Fortner: Receberei nesta semana as fichas de cada uma dessas agências e avaliaremos todas. Tudo isso será repassado ao Ministério das Comunicações e ao Planejamento. Terá uma apresentação ao TCU. Esse prazo de maio que está indicado é um cronograma (inicial). algo que ficará para a partir do segundo semestre.Quantas agências vão ser fechadas? Quando foi apresentada a primeira tabela aprovou-se um número de 513 originalmente eram 752. Pedi um aprofundamento para a área responsável. Quero que me convençam de uma a uma. Hoje, estamos revisando todo o estudo para chegarmos a uma planilha conclusiva.  Quem fará esse novo estudo?A área Técnica. um ato discricionário meu e foi informado aos vice-presidentes. As agências que tivermos dúvidas quanto à  rentabilidade ou o impacto que o fechamento pode causar na região sairáo da lista.O senhor vai revogar a decisão que foi tomada?não. O que eu vou fazer é analisar agência por agência.  O documento já aprovado indica as agências num anexo, define cronograma a partir de maio para iniciar o fechamento delas e fala em demissões.Sem dúvida. A diretoria da área fechou o estudo das 513 agências. Nós validamos o estudo e, a partir dali, eu entendi que era necessário conhecer agência por agência.Qual será o critério para fechar as agências?Tem agência a 50 metros uma da outra. Copacabana, no Rio de Janeiro, tem agências a um quarteiráo da outra. Isso não é cabível numa empresa que quer ser modernizada, que quer estar saudável. A partir da lista, que ainda está sendo validada, nem sei se serão mesmo 500 (encerramentos), talvez termine com 400. Eu vou ainda avaliar uma por uma.Haverá etapas?Pedi para separar em fases. A primeira é agência própria que sombreia (está próxima de) outra agência própria que funciona em imóvel alugado. Devolvo o imóvel e corto custo. não tem demissão nenhuma nessa etapa, absorvo essas pessoas em outra agência. Nos lugares em que tenho agências de pouco movimento e que tenha outra próxima, não tem porque manter (as duas abertas).No documento de fevereiro falava-se que, para ser rentável, os Correios precisavam demitir.  De fato, não consegue (ser rentável sem demitir). O fechamento de agências vai, inevitavelmente, significar a liberação de excedente de mão de obra. O número de 5 mil pessoas (a serem demitidas) seria para o caso de fechamento de 752 agências (primeiro corte proposto, que já foi descartado).  O estudo de fevereiro inclui o fechamento da agência central de Belo Horizonte.  não tenho essa definição. Esse cronograma que está definido a partir de maio é um erro da área Técnica. Vou dividir em fases. Vamos fazer por Estado.O senhor tem um limitador da lei eleitoral e não pode fazer demissões depois de junho.Se eu não conseguir fazer agora, vou respeitar a lei eleitoral. O que eu posso fazer? não se trata de uma empresa privada. um trabalho que estava sendo feito com todo cuidado.A medida vai favorecer os franqueados?não há favorecimento aos franqueados. Em alguns casos pode até ser que a agência seja absorvida por uma dessas. As franqueadas prestam um bom serviço, fazem parte da rede de atendimentoEntão, por enquanto, não haverá demissões?Tem uma série de etapas antes de chegar na demissão motivada, em que se oferece ao atendente a oportunidade de trabalhar em outras áreas. Na primeira etapa não tem demissão (significativa). Pelo estudo ainda preliminar, são umas 60.No entanto, o documento que o sr. ajudou a aprovar fala em demissões, e não em transferências de função.No limite é exatamente isso. Mas, se o pessoal se dispuser a trabalhar em outra área, a gente aproveita. Fonte: Estadão.

Roubo de carga na Linha Vermelha deixa motoristas em pânico

Um roubo de cargas na Linha Vermelha, altura da Maré, Zona Norte do Rio, deixou motoristas em pânico por volta das 9h30 desta segunda-feira (7). De acordo com os seguranças da empresa, o condutor do veículo foi levado pelos criminosos. Buscas estão sendo feitas na região.A via é um dos acessos da Baixada Fluminense ao Município do Rio e rota de quem chega à  cidade pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Apesar do susto, a Linha Vermelha não chegou a ser interditada.Segundo informações da 17ª DP, criminosos armados assaltaram o veículo que transportava celulares e atiraram contra os seguranças que faziam a escolta. não há registro de feridos pelos disparos.Houve confronto, e os assaltantes fugiram levando a carga e o motorista para a comunidade Vila dos Pinheiros, na Maré. Fonte: G1.

Conselho aprova nova rodada de licitação do pré-sal com blocos retirados do leiláo pelo TCU

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ligado ao Ministério de Minas e Energia, aprovou nesta sexta-feira (4) a 5ª rodada de licitação de blocos do pré-sal. O leiláo está previsto para o dia 28 de setembro, mas ainda precisa da aprovação da Presidência da República.Segundo o Ministério de  Minas e Energia, no leiláo serão ofertados os blocos denominados Saturno, Titá, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde, localizados nas bacias de Campos e Santos, dentro do Polígono do Pré-sal e em área declarada estratégica.O leiláo proposto será no modelo de partilha da produção, que é usado em áreas do pré-sal e prevê que o vencedor entregue parte da produção dos campos de petróleo para a União.A área de Saturno estava prevista para ser licitada na 4ª rodada de leiláo do pré sal, agendada para junho, mas o bloco foi retirado após recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).Junto com Saturno serão licitadas duas áreas que foram excluídas pelo TCU do leiláo de petróleo e gás realizado no dia 29 de março.Análises do tribunal apontaram que seria mais vantajoso para o governo que as áreas fossem licitadas junto com o bloco de Saturno, sob o regime de partilha.Ainda segundo Ministério de Minas e Energia, está mantido para o dia 7 de junho a realização da 4 º Rodada de Partilha de Produção, que vai ofertar as áreas denominadas Itaimbezinho, Três Marias, Dois Irmãos, Uirapuru nas bacias de Campos e Santos. Fonte: G1.

Codesp realiza leiláo de sucatas no próximo dia 10

No próximo dia 10 de maio, a partir das 14 horas, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) realizará leiláo público, presencial e online, de diversos lotes de sucatas. O leiláo presencial ocorrerá na Associação Comercial de Santos, na Rua Quinze de Novembro, 137, no Centro de Santos/SP, e o online será transmitido pelo website < http://www.bigleilao.com.br/ >www.bigleilao.com.br . O certame será conduzido pelo leiloeiro oficial, Raphael Cavalli Yarid e para acompanhar ou oferecer lances online os interessados devem cadastrar-se naquele website, com antecedência de dois dias úteis da data do leiláo.Os materiais serão vendidos no estado em que se encontram, a quem ofertar o melhor lance, e a Codesp se reserva o direito de não liberar os lotes que não alcançarem os preços mínimos. As despesas com a remoção dos materiais arrematados serão de responsabilidade do comprador. Na eventual frustação do pagamento pelo arrematante, será considerado vencedor o lance subsequente inferior, respeitando um incremento estipulado pelo leiloeiro, desde que esse lance subsequente seja maior do que o valor mínimo estipulado pela Codesp.Os lotes serão organizados na ordem numérica, porém, o leiloeiro poderá, sem aviso prévio, acrescentar ou retirar, reunir ou separar qualquer lote, com autorização da Codesp.A vistoria prévia dos lotes ocorrerá no período de 7 a 10 de maio, das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas, nos seguintes locais:

Via Dutra terá interdições em Arujá (SP), para obras do Trecho Leste do Rodoanel

A CCR NovaDutra informa que, em apoio às obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, entre a noite de sábado (5) e a madrugada de domingo (6), as pistas nos dois sentidos da via Dutra serão interditadas no km 204,9, em Arujá (SP), para a operação de lançamento de vigas.A previsão, de acordo com a programação de obras, é que os trabalhos sejam realizados por etapas: a primeira acontece às 18h, com o patolamento do guindaste. A interdição total da pista está prevista para acontecer às 22h com o lançamento da primeira viga e à  1h da manhã, com o lançamento da segunda viga. A previsão de lançamento de cada vida é de 60 minutos.Os serviços consistem no lançamento de dois conjuntos de vigas metálicas sobre a rodovia. Cada viga que será lançada pesa 85 toneladas e possui 54 metros de comprimento, 2,8 metros de altura e 3,2 metros de largura.Após o lançamento de cada viga, as pistas serão liberadas durante 1 hora para a fluidez do tráfego no local. Equipes da CCR NovaDutra estaráo no local para orientar o tráfego no momento de fechamento e liberação de pista. Em caso de chuva, a operação poderá ser adiada.Os motoristas podem obter informações sobre as condições de tráfego na via Dutra sintonizando a CCRFM 107.5.Para saber das condições de tráfego, os motoristas e passageiros podem ligar para o Disque CCR NovaDutra, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800-0173536.Fonte: CCR NovaDutra.

Ecovias conclui obras na entrada de Santos em até dois anos

No máximo, 24 meses. Essa é a expectativa da Ecovias para começar a entregar o pacote de obras do Estado na entrada de Santos, iniciado na última segunda-feira. O primeiro acesso a ser finalizado, segundo o diretor-superintendente da concessionária, Rui Klein, será um viaduto que levará o fluxo de caminhões da Alemoa para a Pista Norte da Via Anchieta, no sentido Capital.A informação foi confirmada ontem (3), pelo executivo da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). De maneira muito macro, a gente vai primeiro liberar um viaduto na saída da Alemoa. Na sequência, a gente joga a entrada de Santos para a frente do Peixe, voltando em uma via expressa para veículos de passeio , explicou.Depois, será feito outro viaduto até a chegada da Avenida Martins Fontes. Na prática, esse sistema vai segregar os carros de passeio dos camihões. Ainda em Cubatão, os caminhoneiros precisaráo acessar a pista que corresponde atualmente à  Marginal. Essa será uma via exclusiva para eles. Fonte: A Tribuna.

Scania leva o Super Rodotrem para a Agrishow

No estande da Scania na Agrishow, a principal feira do setor do agronegócio da América Latina, tem um gigante sobre rodas, batizado pela montadora como Super Rodotrem. A configuração, baseada no R 620 6á—4 com capacidade para 91 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC), foi lançada na Fenatran, ocorrida em outubro do ano passado.A ferramenta surgiu para atender antiga demanda do setor sucroalcooleiro para o deslocamento da cana-de-açúcar até a usina em composição do tipo rodotrem com 11 eixos. As tratativas de permissão para uso deste tipo de veículo ocorrem desde 2016 junto do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Scania participou desde o início das conversas e escolhida para liderar os testes.A resolução entrou em vigor em abril de 2017, alterando as regras de concessão de Autorização Especial de Trânsito (AET) para Combinações de Veículos de Carga (CVCs) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas, com altura máxima de 4,40 metros e comprimento de 28 a 30 metros em trechos que não ultrapassem 100 quilômetros, frequentemente a distncia entre os canaviais e as usinas.O Super Rodotrem R 620 6á—4 traz motor V8 de 16 litros com 620 cv o mais potente produzido no País e torque de 306 kgfm. Foi desenvolvido para garantir eficiência em todo tipo de terreno, especialmente nos trechos fora de estrada.O modelo traz controle de tração inteligente, no qual a eletrônica embarcada faz leitura constante das rodas, efetuando correções no caso de eventual falta de tração. O caminhão também incorpora desenvolvimentos específico para atuar como rodotrem fora de estrada, como sistema de filtragem de ar do motor instalado atrás da cabine, freios redimensionado com uma terceira linha de ar para permitir frenagem simultnea do cavalo-mecânico, semirreboque e reboque quando freio de estacionamento for acionado. Traz ainda transmissão automatizada Optcruiser de 14 velocidades, duas delas superreduzidas, sistema de auxílio ao motorista de direção econômica Driver Support e freio auxiliar Retarder.O modelo já registra uma venda grande para a Usina são Martinho, de São Paulo, que comprou 42 unidades para sua frota. O Super Rodotrem R 620 6á—4 estará de 30 de abril a 4 maio no estande de 600 m² na Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeiráo Preto (SP). Fonte: Estradáo/Estadão.

Congresso terá iluminação amarela pela segurança no trânsito

A quinta edição do Maio Amarelo foi lançada ontem (2). No mês de mobilização pela redução de vítimas de trânsito, o Congresso terá iluminação especial. Durante o período, haverá ações coordenadas entre poder público e sociedade civil.  O lema da campanha deste ano é Nós somos o trânsito e busca conscientizar sobre a importncia da participação de todos em prol da segurança viária: órgáos e agentes de fiscalização, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), lembra que a Lei Seca completa 10 anos em junho e nesse tempo, além da redução do número de mortes, houve a conscientização de toda uma geração de motoristas. Essa geração que tem 18, 20 anos já tem a cabeça modificada, já tem a perspectiva de beber e não dirigir , destacou. CampanhaO superintendente de trânsito do Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal, Carlos Alberto Spies, explicou que a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com a participação de todos os órgáos de trânsito.Ao longo deste mês, ações educativas e de fiscalização serão intensificadas para conscientizar a população, principalmente em relação ao uso de bebidas e entorpecentes pelos motoristas. Para aqueles que insistem em dirigir sob o efeito de alguma bebida, a gente orienta: vamos estar nas ruas fiscalizando. Precisamos reduzir o número de acidentes e trazer segurança para a população . MortesDe acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ainda é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes por ano a cada 100 mil veículos, atrás de ándia, China, Estados Unidos e Rússia.  Segundo a organização, quando os acidentes envolvem motocicletas, o Brasil é o segundo com mais mortes, com cerca de 7 casos de óbito para cada 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Paraguai, que tem 7,5 mortes para cada 100 mil habitantes. Fonte: Agência Câmara Notícias.

Governador anuncia início do projeto do Macroanel em SP

Durante visita às obras que possibilitaram A reabertura da Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga, liberada ao tráfego nesta quarta-feira (2) após vistoria Técnica constatar que o talude do Km 89 apresenta estabilização satisfatória para a segurança dos usuários, o governador Márcio França falou à  imprensa sobre o início de um outro projeto, o Macroanel viário de São Paulo.De acordo com França, o projeto está sendo desenhado e o governo já estuda como será feita a operação financeira para viabilizar as obras. A vontade política já existe, nós vamos fazer o Macroanel porque, como o Rodoanel encerra em dezembro, São Paulo já tem demanda suficiente para fazer um anel por fora do anel. Em todos os lugares do mundo, quando você tem muita demanda, você vai fazendo anel por fora do anel. E embora seja muito maior que o atual Rodoanel, ele vai interligar posições que já existem. são pequenos trechos que já existem, exceto as duas serras, a daqui e a do Vale do Ribeira , adiantou o governador. Ele também comentou que o projeto do Macroanel prevê uma alteração em toda a Rodovia Mogi-Bertioga.De acordo com França, o Macroanel prevê a duplicação da Mogi-Bertioga e da Piraí-juquiá, até a cidade de Santos. são duas alternativas que vão por fora do Rodoanel. Serão alguns poucos trechos de duplicação, entre eles esse aqui em Tapiraí e mais dois pequenos trechos de 23 quilômetros. Então, no total, é uma obra que, embora seja muito maior, ela acaba sendo de custo menor porque tem pouca duplicação e pouca obra nova para ser feita , concluiu. Fonte: Governo de SP.