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IBGE reduz previsão da safra de gráos deste ano

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu para 228,1 milhões de toneladas a previsão da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano. A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feita em maio, é 0,8% inferior (ou 1,9 milhão de toneladas) na comparação com a de abril.Caso os números se confirmem, a safra será 5,2% menor que a de 2017, que ficou em 240,6 milhões de toneladas.A queda em relação a 2017 deverá ser provocada principalmente pelos recuos nas safras de milho (-15,1%) e de arroz (-7%). No entanto, o principal produto, que é a soja, deverá ter um aumento de 0,7% na comparação com o ano passado, atingindo um recorde histórico de 115,8 milhões de toneladas.Outras lavouras importantes de gráos terão aumento na produção, como o trigo (0,2%), feijáo (2,6%), algodáo (21,6%) e sorgo (11,6%).Outros produtosO Levantamento Sistemático da Produção Agrícola também analisa o comportamento de outras lavouras. A cana-de-açúcar, principal produto agrícola brasileiro em volume de produção, deverá fechar o ano com 703,1 milhões de toneladas, 2,2% a mais do que no ano passado.O café, com 3,4 milhões de toneladas, deve ter aumento de 23,3% em relação ao ano passado. A mandioca também deverá ter alta (0,5%), assim como o tomate (0,6%) e o cacau (8,3%).Deverão ter quedas a laranja (-9,4%), uva (-17,5%), batata-inglesa (-11,1%), banana (-3%) e o fumo em Folha (-5,8%). Fonte: A Tribuna.

Queda de caminhão em ribanceira faz vítimas fatais na Rodovia Mogi-Bertioga

Pelo menos duas pessoas morreram após um caminhão que trafegava pela Rodovia Mogi-Bertioga cair em uma ribanceira, por volta das 7h45 desta segunda-feira (11). A altura da queda foi de aproximadamente 100 metros, vitimando o motorista do veículo mais um passageiro, segundo informações da Polícia Rodoviária.  O acidente ocorreu na altura do km 83,5, na pista sentido Bertioga. O motivo teria sido a perda dos freios do caminhão, por parte do condutor, o que o fez perder o controle da direção.Confira a íntegra da matéria: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/caminhao-perde-o-controle-e-cai-em-ribanceira-na-rodovia-mogi-bertioga/?cHash=a6e94cb23cc0d93f6e777929ed888a98 Fonte: A Tribuna.

Tanqueiros entram em estado de greve por redução do ICMS em Minas

Depois da extensa greve dos caminhoneiros que parou Minas Gerais no mês passado, os transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais entraram em estado de greve nesta quinta-feira (7). Os tanqueiros , como são conhecidos os transportadores, querem a redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel.Eles reivindicam ainda a diminuição da atual alíquota (15%) para 12%. Os Estados que fazem fronteira com Minas Gerais, como Rio de Janeiro e São Paulo já estão com essa alíquota. Sendo assim a gente perde venda porque as pessoas vão abastecer nos municípios vizinhos.Por isso, o governo estadual precisa fazer essa adequação o quanto antes, para evitar uma quebradeira no setor e, consequentemente, o fechamento de inúmeros postos de trabalho em nosso estado , explica o presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivado de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sinditanque-MG), Irani Gomes.Ainda de acordo com o sindicato desde 2011 há uma negociação com o governo de Minas Gerais para redução da alíquota. Na época, o governo estadual aumentou a alíquota de 12% para os atuais 15%, prejudicando enormemente os transportadores, pois o diesel corresponde a mais de 55% do custo do frete , escreveu o Sinditanque por nota.O presidente do sindicato afirma que os tanqueiros podem parar as atividades a qualquer momento. Nós estamos em estado de greve e tentando negociar com o Governo, mas se não conseguirmos podemos entrar de greve a qualquer hora , concluiu Gomes.Por meio de nota, o governo diz que a tarifa adotada no Estado é a mais terceira mais baixa do país e que no ano passado decidiu não aumentar essa tarifa.  Confira a nota completa do governo:A alíquota do ICMS adotada no Estado de Minas Gerais em relação ao diesel é de 15%, a terceira mais baixa do país. Esse fato deve-se, sobretudo, ao reconhecimento do atual governo da extrema importncia desse tipo de combustível para o setor do transporte rodoviário, que, como é de conhecimento público, é peça fundamental na engrenagem da economia brasileira.Por essa razão, em dezembro do ano passado, seis meses antes da manifestação nacional dos caminhoneiros, o governo de Minas Gerais firmou um compromisso – com os profissionais que atuam no segmento de transporte de combustíveis e derivados de petróleo – de não alterar a alíquota do diesel no Estado.O acordo, que também beneficiou caminhoneiros de outras áreas de atuação, foi cumprido em atenção à  reivindicação dos representantes do setor, pois, segundo eles, o aumento da alíquota inviabilizaria as atividades.Por isso, apesar da atual dificuldade financeira pela qual passa Minas Gerais, o governo estadual decidiu manter a alíquota em 15%, abrindo mão de um incremento na arrecadação, diferentemente de outros estados que optaram por aumentar o percentual. Entretanto, não foi possível atender a reivindicações como a interrupção dos reajustes nos preços dos combustíveis e a suspensão do aumento do PIS/COFINS. Como explicado aos representantes da categoria, tais questões são de responsabilidade exclusiva do governo federal.Vale ressaltar ainda que, com a decisão do governo federal de zerar a Cide, Minas Gerais também dá a sua cota de contribuição, uma vez que deixa de receber cerca de R$ 40 milhões por mês oriundos do tributo.Outro ponto a ser destacado é a iniciativa do governo estadual de reduzir a alíquota do diesel para o transporte rodoviário público de passageiros. Em janeiro deste ano, baixou de 15% para 4%. E essa queda não vai parar. A partir de julho, a alíquota será de 3% e, em janeiro do ano que vem, de 0%.Além disso, conforme já afirmou o governador Fernando Pimentel, a origem do problema em questão é a atual política de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras. uma política equivocada, que há cerca de um ano faz reajustes diários, o que levou o combustível no Brasil a subir mais de 50% num intervalo de tempo em que a inflação sequer chegou a 3%. Então, é completamente incompatível com o nível econômico do país, com a renda das pessoas. uma política que tem que ser mudada , disse Pimentel.A Secretaria de Estado de Fazenda informa ainda que, para se definir a base de cálculo do ICMS dos combustíveis, são feitas pesquisas periódicas em todas as regiões de Minas Gerais, com o intuito de aferir o preço médio ponderado praticado pelos revendedores junto ao consumidor final.Diante dos últimos acontecimentos, o Estado aguarda a normalização do abastecimento e a consequente readequação dos preços nas bombas para, então, providenciar uma nova pesquisa que vai resultar na revisão da base de cálculo do ICMS.Portanto, em Minas Gerais, a alíquota do ICMS dos combustíveis não será alterada. O que pode variar é a base de cálculo do imposto, que é definida conforme o preço praticado pelo mercado. Fonte: O Tempo.

Nota sobre tabela de frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres informa que os efeitos da Resolução n º 5821/2018, divulgada na noite de ontem (7/6), estão suspensos.Na manhã de hoje (8/6), a ANTT se reúne com entidades representativas do setor de cargas para rediscutir a tabela de preços mínimos de frete. O encontro é puramente técnico e não produzirá efeitos imediatos.As questões Técnicas da tabela continuaráo em discussão na Agência e com o setor, a fim de chegar a uma solução que harmonize os interesses de produtores, transportadores e sociedade. Fonte: ANTT

Movimento de cargas no Porto de Santos cresce e registra novos recordes

A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou em abril recordes históricos para o respectivo mês e para o acumulado no período. Com 11.746.598 toneladas, o total mensal superou em 9,8% o maior movimento até então, verificado em abril do ano passado (10.700.406 toneladas). No total acumulado, a movimentação chegou a 42.662.245 toneladas, ultrapassando em 10,5% o recorde anterior, verificado em 2017 (38.603.912 toneladas), e superando, pela primeira vez, o patamar de 40 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre.No total mensal, o crescimento da movimentação superou a previsão inicial da Codesp em pouco mais de 0,5 milhão de toneladas, com os embarques (8.497.483 toneladas) registrando incremento de 7,2 % e as descargas (3.249.115 toneladas) um aumento de 17,1 %.O crescimento no mês de abril foi resultado, principalmente, do aumento de quase 20% nos embarques de soja a granel (3.661.812 toneladas), o terceiro maior movimento da commodity já verificado na história do porto, registrando um acréscimo de 606.621 toneladas no mês na comparação com abril de 2017.A ampliação na operação de contêineres também foi determinante para a expressiva alta verificada no mês. A movimentação de carga conteinerizada (3.850.438 toneladas) acusou aumento de 5,7 % (208.461 toneladas). Em TEU (unidades equivalentes a contêiner de 20 pés), o crescimento no mês foi de 10,2%, totalizando 337.901 TEU.No total acumulado, o aumento também se deveu principalmente às operações de embarque do chamado complexo soja, composto por gráos e farelos (12.4761.336 toneladas), que registraram alta de 11,2 por cento; à  movimentação de celulose (1.437.335 toneladas) com incremento de 42,8%; e ao escoamento de milho (1.412.210 toneladas), com fortíssima alta de 202,5%. Nas descargas, o enxofre (699.102 toneladas) atingiu crescimento de 11,4% e óleo diesel/gasóleo (690.764 toneladas) apresentou índice de 6,4% de aumento.O desempenho nas operações de carga conteinerizadas acumulou alta de 16,1% no total de TEU (1.335.998), atingindo incremento de 10,9% na tonelagem (14.796.094 toneladas).O fluxo de navios chegou a 406 embarcações no mês, alta de 1,5%. No acumulado do período, foram 1.636 atracações, com crescimento de 4,7%. Fonte: NTC&Logística

ANP diz que não vai interferir na formação de preços de combustíveis

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, afirmou nesta quinta-feira (7) que não haverá intervenção da agência na política de preços de derivados de petróleo da Petrobras ou de outras empresas. Décio discursou na abertura da 4ª Rodada de Partilha do Pré-sal, que leiloará nesta quinta os direitos de exploração e produção em quatro áreas das bacias de Santos e Campos.   não há intervenção e não haverá. Ninguém pensa em intervir em nada. A formação de preços no Brasil é e continuará sendo livre. A ANP não interfere e jamais vai interferir na indústria , enfatizou Décio, dizendo que a Petrobras e todos os outros atores do mercado terão liberdade na formação de preços. Fonte: A Tribuna

ANTT publicará nova tabela com preços dos fretes, diz ministro

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, afirmou nesta quarta-feira (6) que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá publicar, nesta quinta (7), uma nova tabela com os preços mínimos dos fretes.Na semana passada, a ANTT publicou uma tabela com os preços, mas os valores causaram polêmica. A ANTT está fazendo trabalho de adequação da tabela. Isso foi explicado aos representantes do movimento e, provavelmente amanhã, a ANTT já publique esta tabela contemplando todos os tipos de caminhão para as cargas que estão previstas na medida Provisória e isso vai diminuir essas distorções. , afirmou Valter Casimiro nesta quarta, após participar de uma reunião no Palácio do Planalto.A formulação da tabela fez parte do acordo do governo com caminhoneiros para por fim à  greve da categoria, que durou 11 dias e gerou uma crise no abastecimento em todo o país.Segundo Casimiro, a primeira tabela foi elaborada com base em uma outra tabela, que já existia na ANTT e estava em discussão com os caminhoneiros.O ministro acrescentou, ainda, que a publicação da nova tabela pela agência não é resultado de pressão por parte da categoria, até porque, acrescentou, o governo está cumprindo tudo que foi acordado com os caminhoneiros. As associações concordam que o governo está cumprindo [o acordo] e que precisa de ajustes na tabela. Eles reconhecem que precisa de maior detalhamento , completou.Mudanças nos preçosSegundo o ministro dos Transportes, a nova tabela apresentará novos preços para os fretes. Quando você está colocando todo custo fixo baseado em poucos eixos, você vai diluir este custo fixo numa quantidade de eixos muito menor, vai onerar muito mais o frete. Quando você dilui este custo fixo no caminhão com mais eixos, você vai realmente diminuir o preço por eixo nesta carga de um caminhão, por exemplo, de nove eixos , afirmou. Fonte: Fetcesp

Estimativa para salário mínimo em 2019 cai para R$ 998,00

A estimativa para o salário mínimo em 2019, feita em abril pelo governo, foi reduzida de R$ 1.002,00 para R$ 998,00. A informação consta de nota Técnica da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional que analisa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária para 2019.Por lei, o reajuste do salário mínimo é feito com base na variação do índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulada em 12 meses, acrescida da variação real do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país de dois anos anteriores. Assim, o salário mínimo de 2019 deve ser corrigido pelo INPC de 2018 e terá aumento real equivalente à  taxa de crescimento do PIB em 2017. Fonte: Diário do Litoral.

Congresso instala cinco comissões para analisar medidas Provisórias

Nesta quarta-feira (6), a partir de 14h30, o Congresso instala cinco comissões mistas para análise de medidas Provisórias. As reuniões para instalação, eleição dos presidentes e indicação de relatores serão no plenário 6, da ala Nilo Coelho, no Senado.Serão instaladas as comissões para análise das seguintes medidas Provisórias:- MP  http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/556884-MP-AUTORIZA-PRORROGAR-187-CONTRATOS-DE-TRES-MINISTERIOS-POR-ATE-UM-ANO.html 829/18 , que autoriza a prorrogação de contratos por tempo determinado no âmbito do Ministério da Cultura, do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações;- MP  http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/557995-CONGRESSO-VAI-CRIAR-COMISSAO-MISTA-PARA-ANALISAR-EXTINCAO-DO-FUNDO-SOBERANO.html 830/18 , que extingue o Fundo Soberano do Brasil, criado pela Lei  http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11887-24-dezembro-2008-585072-norma-pl.html 11.887/08 , e o Conselho Deliberativo do Fundo Soberano do Brasil;- MP 831/18, que reserva 30% do frete contratado pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB para cooperativas, sindicatos e associações de transportadores Autônomos de cargas;- MP 832/18, que institui a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas;- MP 833/18, que altera a Lei 13.103/15, para prever que, em todo o território nacional, os veículos de transporte de cargas que circularem vazios nas vias terrestres federais, estaduais, distritais e municipais ficaráo isentos da cobrança de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos.A MPs 831/18, 832/18 e 833/18 foram editadas como parte do acordo para dar fim à  greve dos caminhoneiros. Fonte: Agência Câmara.