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Mouráo registra pré-candidatura ao Governo do Estado

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mouráo (PSDB), confirmou a pré-candidatura para a disputa ao Governo do Estado. A inscrição ocorreu na noite desta (12) segunda-feira, um dia antes de se esgotar o prazo legal para as inscrições, na terça (13). Assim, a corrida ao Palácio dos Bandeirantes ganha contornos regionais, com o ex-mandatário vicentino, Márcio França (PSB), já incluído no xadrez eleitoral pelo cargo máximo paulista.O cadastro do político de Praia Grande se deu instantes após a formalização às prévias do nome de maior peso na agremiação tucana: o mandatário de São Paulo, João Doria.Mouráo não obteve os 20% mínimos entre os 3,6 mil delegados paulistas, que são exigidos nas regras de campanha partidárias da legenda. Contudo, teve o nome referendado pelo diretório estadual situação semelhante à  dos demais três pleiteantes da legenda: o secretário estadual de governo, Floriano Pesaro, o empresário Luiz Felipe d Avila e o ex-senador José Anibal. A exceção é Doria, que recebeu apoio de 47% (ou 1.704). Penso que os pré-candidatos deveriam sentar imediatamente e tentar uma composição sem a disputa , sintetiza o coordenador regional da legenda, Raul istiano, defendendo amainar a disputa. O subsecretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, também é favorável a esse modelo.Vai pra lutaEmbora Mouráo opte pelo silêncio público, seus aliados avaliam como nulas as chances de ele abrir mão da disputa interna. O afastamento dos holofotes nesse momento anterior à  escolha partidária é considerado estratégica. Ele articula com os delegados adesão em torno de seu nome, uma vez que se apresentou à  disputa com atraso em relação aos demais concorrentes tucanos.Porém, os prefeitos tucanos Ademário Oliveira (Cubatão), Marco Aurélio (Itanhaém) e Luiz Maurício (Peruíbe) já declararam publicamente apoio ao jovem político da Capital. não vi (apoio regional) em relação a outros candidatos, exceto a minha posição favorável ao Floriano Pesaro, companheiro de grupo político e de trabalho conjunto no governo Fernando Henrique Cardoso , diz istiano.Mouráo defendeu candidatura própria do PSDB à  sucessão estadual mesmo quando o partido considerava apoiar o vice-governador Márcio França (PSB). O socialista costurou uma aliança com Geraldo Alckmin em troca de apoio na sucessão presidencial.Independentemente do concorrente, a definição de um pleiteante tucano ao Palácio dos Bandeirantes pode se tornar uma pedra no sapato às aspirações do ex-prefeito vicentino. França vai concorrer nas urnas contra uma legenda no poder estadual desde 1995, com a eleição do santista Mario Covas (1930-2001). Fonte: A Tribuna.

Frete ásia-Brasil é o mais caro do mundo

Os fretes marítimos de importação entre a China e o Brasil, uma das principais rotas do comércio exterior brasileiro, subiu quase seis vezes nos últimos dois anos e fecharam 2017 com a média mais alta do mundo na comparação com outros destinos.Conforme dados levantados pela consultoria Solve Shipping a pedido do Valor, o frete spot referência de um contêiner de 20 pés (Teu) saindo do porto de Xangai para o de Santos encerrou 2017 em US$ 2,7 mil em média. mais que o dobro do registrado na segunda rota mais cara, entre Xangai e a Costa Leste dos Estados Unidos.A explicação é simples. De um lado caiu à  metade, para três, o número de serviços de navegação entre ásia e Brasil de outubro de 2015 a dezembro de 2017. Uma medida deliberada dos armadores (donos de navios) após anos de superoferta no transporte marítimo que derrubaram os fretes e afetaram seus balanços. Além disso, houve queda nas importações brasileiras em virtude da crise.De outro lado está a falta de infraestrutura nos portos brasileiros, impedindo que os grandes navios sejam usados à  plena capacidade. Consequentemente, a economia de escala por contêiner transportado é menor do que a de outras rotas. O desequilíbrio entre a oferta e a demanda vivido nessa rota em 2015 levou os fretes a atingirem insustentáveis US$ 100 por Teu em alguns meses e fez com que os armadores buscassem estancar seus prejuízos por meio do corte de 37,5% da capacidade , diz Leandro Barreto, sócio da Solve Shipping. A capacidade nominal de contêineres recuou de aproximadamente 44 mil Teus por semana em setembro de 2015 para 28 mil Teus por semana em dezembro passado.Essa rota tem como principais armadores a Hamburg Sá¼d, líder nos tráfegos com o Brasil, a Maersk, maior armador do mundo, e a MSC. Procuradas, apenas a Maersk se manifestou.Segundo João Momesso, diretor de Trade e Marketing para a Costa Leste da América do Sul da Maersk Line, o frete Xangai-Santos está nesse patamar por três causas. Duas ligadas à  falta de infraestrutura e uma ao custo de combustível. A falta de profundidade dos portos brasileiros impede que o contêiner de 20 pés seja carregado em sua totalidade. Nos outros tráfegos usamos navios maiores, isso permite diluir o custo por contêiner , diz. O maior navio da Maersk empregado no transporte entre a China e o Brasil tem capacidade nominal para 8 mil Teus. Já o que faz o transporte entre o país asiático e a Europa tem 20 mil Teus. A economia de escala é muito maior.Por fim, o combustível subiu. Em 30 de janeiro a tonelada estava em US$ 380, ante US$ 280 um ano antes. Como Xangai-Santos é um dos tráfegos mais distantes, o consumo por contêiner é muito alto , disse o executivo.Também o número de armadores encolheu na rota. Em outubro de 2015 havia 18 empresas, ante 13 em dezembro passado, um recuo de 28%. Mas Barreto, da Solve, afirma que a compra da Hamburg Sá¼d pela Maersk não teve impacto na redução desse universo. Anunciada em dezembro de 2016, a aquisição da Hamburg Sá¼d só foi concluída em novembro de 2017.Em 2017 as importações em contêiner da ásia cresceram acima de dois dígitos e os navios nessa rota estão cheios novamente. De acordo com Barreto, se a reestruturação nos serviços e acordos de compartilhamento determinados pelas autoridades asiáticas para autorizar a compra da Hamburg Sud ocorrerem apenas no fim do ano, a capacidade ao longo do exercício crescerá só 5%, por conta de um novo serviço quinzenal do armador PIL. A tendência é de que os fretes se mantenham pressionados para cima ao longo do ano. Para ele, os importadores, exportadores e os terminais portuários da rota precisaráo monitorar o que vai acontecer com a capacidade após a reestruturação dos serviços e consórcios.Coordenador-geral do Comitê dos Usuários de Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo, José Cândido Senna avalia que há um fator estrutural inescapável: a geografia. Os grandes fluxos comerciais estão no Hemisfério Norte. Além disso, cita as limitações de infraestrutura portuária.Para Senna, é inquestionável que a dragagem – ou a falta dela – condiciona a formação de custos do armador e, consequentemente, o preço do frete. Por isso é importante haver instrumentos para que, na medida em que os usuários dos portos se sintam prejudicados pela ausência de dragagem, a entidade à  frente desse processo seja responsabilizada . Fonte: Valor.

Reoneração: Pronto para ser votado, projeto causará demissão em massa no setor transportador

O Projeto de Lei n º 8.456/17, que está com pedido de urgência para ser votado no plenário da Câmara, vai gerar demissões em massa no setor transportador. Essa é a avaliação do presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade.A proposta prevê a reoneração da contribuição previdenciária aumentando significativamente o custo da prestação dos serviços de transporte, pressionando a inflação e causando reflexo direto na mesa do trabalhador.Na avaliação do presidente da CNT, a reoneração penaliza o setor produtivo, que é fundamental para a reativação da economia brasileira. Fazemos a movimentação de trabalhadores e transportamos toda a produção do país, desde os insumos aos bens finais , conclui o representante da Confederação.Segundo o texto do Projeto, empresas que atuam com transporte rodoviário de cargas, ferroviário de cargas, aéreo de cargas e de passageiros, marítimo e com o armazenamento de contêineres deverão, obrigatoriamente, recolher 20% sobre os pagamentos dos empregados e contribuintes individuais (sócios e Autônomos) para a Previdência Social.A CNT defende que todos os modais do setor transportador continuem com a contribuição previdenciária sobre a receita bruta, principalmente, em razão do momento que o país enfrenta e da necessidade de continuar gerando empregos, a fim de consolidar a retomada da economia. Fonte: Agência CNT de Notícias.  

Indústria de implementos segue em recuperação

Impulsionada pela retomada do mercado de caminhões, também a indústria de implementos rodoviários encontra bons motivos para comemorar os resultados deste início de ano. No acumulado dos dois primeiros meses do ano foram entregues 10.687 reboques, semirreboques e carrocerias sobre chassi conta 6.634 no mesmo período de 2017, uma variação positiva de 61,09%.Segundo Alcides Braga, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), o resultado apresentado é reflexo do reaquecimento das atividades econômicas do País. O fim da recessão de dois anos, apontado pelo IBGE, deve melhorar o ânimo geral da economia, reforçando ainda mais essa espiral positiva de resultados .Por segmento de produtos, as vendas de janeiro e fevereiro de reboques e semirreboques, equipamentos utilizados nos caminhões pesados, apontaram alta de 87,8%, para 5.179 unidades ante 2.753 implementos emplacados um ano antes.Na categoria de carroceria sobre chassis, o mercado absorveu no primeiro bimestre 5.517 produtos, volume 42,15% superior em relação às 3.881 unidades emplacadas no mesmo período de 2017.Segundo a Anfir, além crescimento da economia do País, as recentes medidas nas políticas operacionais do BNDES, como a circular 43, que permite financiamento de até 100% do valor o bem para micros, pequenas e médias empresas, favoreceu o desempenho positivo do segmento.Depois, a queda na Selic também promoveu redução nas taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras. Com este ambiente, o CDC, Crédito Direto Consumidor, volta a se apresentar como uma mais opção de financiamento para o segmento. Trata-se de uma linha de crédito mais objetiva e interessante para as instituições financeiras , observa o presidente da Anfir. Na prática, o CDC significa mais oferta de crédito ao mercado . Fonte: Estradáo/ Estadão.

Prazo para solicitar título de eleitor vai até 9 de maio

Os brasileiros que pretendem votar nas eleições deste ano têm até 9 de maio para solicitar o título de eleitor. O prazo também vale para quem precisa alterar os dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral.A recomendação é ir ao cartório eleitoral o quanto antes. Afinal, todo ano há pessoas que deixam a atualização do título para a última hora, aumentando o risco de filas.O primeiro turno das eleições deste ano será realizado em 7 de outubro. Os brasileiros iráo eleger presidente da República, governadores, dois terços do Senado, deputados federais e estaduais.Em 16 de agosto, começará a propaganda eleitoral. A partir dessa data, será possível acompanhar as propostas dos candidatos pela TV e pelo rádio. Fonte: A Tribuna.

44% dos eleitores se dizem pessimistas com eleição de 2018, diz Ibope

Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (13), aponta que 44% dos eleitores se disseram pessimistas com a eleição presidencial deste ano. 20% dos entrevistados afirmaram estar otimistas com o pleito e outros 22% disseram não estar nem otimistas nem pessimistas.O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 7 e 10 de dezembro do ano passado. De acordo com o Ibope, a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.O índice de confiança do levantamento é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.Dentre aqueles que se disseram pessimistas com a eleição, 30% apontaram, de forma espontnea, a corrupção como principal motivo.Outros 19% mencionaram a perda de confiança no governo e nos candidatos; 16% apontaram a falta de opções entre os pré-candidatos; e outros 11% citaram o fato de serem sempre os mesmos candidatos concorrendo, sem possibilidade de mudança ou de renovação.Já entre os que se disseram otimistas, o principal motivo apontado foi a possibilidade de mudança e renovação (32%). Outros 19% citaram a esperança no voto ou na participação popular.Promessas de campanhaA pesquisa também questionou os entrevistados sobre a opinião deles em relação à  frase: Eu acredito nas promessas de campanha dos candidatos .Dentre os ouvidos, 75% discordaram totalmente ou em parte da frase.Outros 24% disseram concordar totalmente ou em parte com a frase.Apesar do percentual, 84% dos eleitores disseram concordar totalmente ou em parte com a necessidade de estudar as propostas para decidir em quem votar. Apenas 14% afirmaram não concordar com a necessidade.Partidos x candidatosA pesquisa também revela que 72% dos entrevistados disseram que votam nos candidatos que gostam, independentemente do partido em que eles estejam. Apesar disso, 64% disse que considera importante o partido ao qual o candidato à  Presidência está filiado.Segundo o levantamento, o partido que apresenta maior percentual de apoiadores é o PT, que conta com a simpatia ou preferência de 19% dos entrevistados. Logo depois estão o MDB (7%) e o PSDB (6%).Por outro lado, 48% dos entrevistados disseram não possuir preferência ou simpatia por nenhum partido político.Características do candidatoOutro ponto abordado na pesquisa diz respeito ao que os entrevistados consideram características importantes para um candidato à  Presidência. Para 87% deles, a principal delas é ser honesto e não mentir na campanha.Já 84% dos entrevistados apontam como característica importante nunca ter se envolvido em qualquer esquema corrupção. 82% disseram que o candidato precisa transmitir confiança e 78% apontaram a importncia de o candidato ter pulso firme e ser decidido.Alinhamento ideológico x honestidadeO Ibope também questionou os 2 mil entrevistados sobre a seguinte questão: votariam em candidatos honestos, mas que proponham políticas com as quais as pessoas não concordam ou votariam em candidatos acusados de corrupção, mas que pensem como o entrevistado.66% dos entrevistados disseram preferir votar em um candidato honesto que defenda políticas com as quais eles não concordam. Já 19% afirmaram que preferem votar em um candidato acusado de corrupção, mas que pense como eles. Fonte: G1.

Entrada de Santos volta a registrar alagamentos; tráfego tem desvios

Após pancadas de chuva durante a madrugada e manhã desta terça-feira (13), a entrada de Santos voltou a registrar pontos de alagamento.De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), a Avenida Nossa Senhora de Fátima, no sentido São Vicente, Santos, tem desvio para veículos pequenos na direção da Rua Bóris Kauffmann. Já no sentido Santos/São Vicente, carros de passeio não passam desde a Avenida Martins Fontes.  Ambos os sentidos da Avenida Martins Fontes estão transitáveis apenas pela faixa da esquerda. Na direção bairro/Centro da via, veículos de pequeno porte não passam. E a Avenida Bandeirantes, sentido Centro/bairro, também está transitável para veículos grandes.   Fonte: A Tribuna.

Polícia volta a fiscalizar horário de descanso de caminhoneiros nas rodovias

A fiscalização dos tacógrafos de caminhões e veículos de passageiros foi retomada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O equipamento serve, entre outras coisas, para monitorar o tempo de uso dos veículos e assim os horários de descanso dos motoristas.O aparelho é obrigatório para os caminhões que transportam mais de 4,5 toneladas e no transporte rodoviário com mais de 10 passageiros. A fiscalização busca monitorar os horários de descanso dos motoristas.A lei que determina o intervalo dos motoristas existe desde 2015, mas a fiscalização feita pela PRF estava suspensa. Porém, voltou a ser feita no início deste mês. Na época que foi criada (a lei), não havia um estudo dos locais apropriados para que esses condutores pudessem ter o descanso. A PRF, a partir do dia 3 de março, começou a fiscalizar esses veículos para saber se os condutores estão obedecendo o que diz a lei , explicou o policial Roberto Mendes.Conforme a legislação, os motoristas do transporte de cargas podem dirigir 5h30 sem parar, mas precisam descansar por 30 minutos a cada intervalo. No caso do transporte de passageiros, o descanso de 30 minutos tem que ser feito a cada 3h30.Ao todo, em 24 horas os motoristas precisam descansar 11 horas, sendo 8 horas seguidas. As outras três podem ser fracionadas. O cálculo pode parecer ser fácil, mas as paradas dependem dos pontos de apoio. Tenho certinho programado. A gente que faz esse trecho aqui direto, sabe os horários certinho, onde a gente para e descansa , afirmou o caminhoneiro Marcelo Vieira de Souza. Fonte: G1.

Obras no aeroporto de Itanhaém começam nesta segunda-feira

O consórcio responsável pela gestão do aeroporto Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém, inicia nesta segunda-feira (12) obras de modernização do empreendimento. A decisão foi tomada na manhã da última sexta-feira (9), em reunião com representantes das empresas que administram o espaço e da Petrobras. Com isso, é aguardada para as próximas semanas o retorno para o complexo do Litoral Sul dos voos de trabalhadores às plataformas marítimas da estatal. Desde o final do mês passado, a petrolífera repassou as operações logísticas para a Base Aérea de Santos (que fica no Guarujá). A transferência se deu por término de contrato do serviço terceirizado para o combate a incêndio no aeroporto de Itanhaém.  A política de segurança da estatal não permite voos de seus colaboradores sem que haja um sistema de combate à  emergência. A norma interna contradiz uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que desobriga a existência de brigadista em aeroportos.Em nota, a Voa, São Paulo que administra o aeroporto de Itanhaém afirma providenciar a reformulação da estrutura de combate a incêndio. Sustenta ainda que vai manter em sua Folha de pagamento os profissionais responsáveis pelo serviço de segurança. Antes, o trabalho era repassado a uma empresa terceirizada. Fonte: A Tribuna.

Trabalhadores dos Correios entram em greve

Os trabalhadores dos Correios entram em greve nesta segunda-feira (12) em todo o Brasil por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação, que também ocorrerá na Baixada Santista, é evitar mudanças no plano de saúde dos funcionários que envolvem a cobrança de mensalidade do titular e de dependentes.  A paralisação acontece após uma tentativa de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho ter fracassado no final de fevereiro. Nela, foi proposto que os trabalhadores passassem a arcar com 25% do valor bruto das mensalidades dos planos de saúde, além de terem que retirar pais e máes.O caso será julgado nesta segunda. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a direção da empresa quer que os funcionários arquem com a mensalidade do plano, assim como a retirada de dependentes. Além disso, o benefício poderá ser reajustado conforme a idade, chegando a mensalidades acima de R$ 900,00. Fonte: A Tribuna.