Desde 1 º de agosto de 1937, a história do transporte na Baixada Santista está ligada ao Sindisan. Este ano, a entidade chega aos 79 anos buscando sempre a melhoria nas condições de trabalho para o setor. Para comemorar, as associadas foram convidadas para estar no sindicato e assistir à apresentação do novo site, mais moderno e possibilitando maior interatividade com os associados. A programação ainda vai detalhar a intranet, uma nova ferramenta de comunicação com os associados. Nosso objetivo é que o transportador esteja cada vez mais próximo do sindicato. Queremos a casa cheia , explica o presidente Roberto Caro Varella.
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Seminário Sindisan Furto e Roubo de Cargas será neste dia 30
Na próxima quinta-feira, dia 30, o Sindisan promoverá o Seminário Sindisan Furto e Roubo de Cargas. A programação terá início às 8h30 e é gratuita. Interessados podem fazer inscrição pelo link:https://docs.ogle.com/forms/d/1q-C9r0-uIL4dQn-pwXAiokSdozJBxM1jUeuptp9PwCA/viewformhttps://docs.ogle.com/forms/d/1q-C9r0-uIL4dQn-pwXAiokSdozJBxM1jUeuptp9PwCA/viewform/ – Mais informações pelo telefone 2101-4745.
Arti NTC – Rodovias oneram o custo Brasil
Num país em que cerca de 60 das cargas são movimentadas por caminhões, existem quase 1.736 mil km de vias rurais. A extensão é razoável, quando comparado com outros países. No entanto, o quadro muda de figura quando se constata que, deste total, apenas 218 mil, ou seja, 12,6 são pavimentados. Numa comparação com países do G-20, o Brasil fica na lanterna neste quesito. O penúltimo é o México, com 36,1. Sete países da Europa têm suas vias totalmente pavimentadas. Países de grande extensão territorial, como China (79,2), Rússia (79), Estados Unidos (67,2) ou Austrália (41,6) estou todos bem à frente.Os Estados Unidos, em particular, têm 6.506 mil km de estradas, das quais 4.375 mil km, pavimentadas. Eis uma fonte do Custo Brasil. Estudos do extinto GEIPOT revelam que o custo operacional de um caminhão aumenta 56 quando se passa de uma rodovia (via pavimentada) para uma simples estradas (via não pavimentada). Se quantidade a desejar, o mesmo acontece com a qualidade. Segundo levantamento de 2015 da CNT, 57,3 das rodovias apresentam estado de conservação péssimo, ruim ou deficiente. Somente 37.9, portanto, estão em condições ótimas ou boas. Eis aí outra fonte do Custo Brasil. Estudos de DECOPE/NTC concluíram que, enquanto o pavimento em estado ótimo não há incremento no custo operacional de um caminhão. Um pavimento em bom estado acarreta acréscimo de 18,8. Este percentual chega a 41 para rodovias na condição regular, atingindo 65,6 se a via tem estado ruim. Já as rodovias com pavimento Péssimo chegam a aumentar o custo em 91,5 (gráfico).Ponderando estas variações com base no estado de conservação das rodovias, a CNT concluiu que o aumento do custo Brasil relacionado às condições das rodovias chega a 26, sendo maior no Norte (37,6), Centro Oeste (27,5) e Nordeste (26,2) que no Sul (25,7) e Sudeste (20,8).Conclui-se, assim, que parte do custo elevado dos produtos que chegam às lojas ou supermercados deve-se à má gestão das rodovias.
Nova diretoria do Sindisan inicia gestão
Eleita no dia 14 de dezembro, a nova diretoria do Sindisan iniciou os trabalhos com uma reunião na manhã de ontem, dia 4, quando as metas para os próximos três anos foram definidas. Presidido pelo empresário Roberto Caro Varella, tendo Vicente Aparício Y Moncho como vice-presidente, o grupo fará a gestão do sindicato até 2018. Na próxima edição do Transpo será possível conhecer todos os empresários. Fonte: Sindisan.
Comitê para repressão ao roubo de carga é aprovado para o setor
A necessidade de uma legislação mais severa para reprimir o roubo de cargas é tema constante nas entidades do setor, como a FETCESP, sindicatos paulistas, NTCamp;Logística e Confederação Nacional do Transporte (CNT), entre outras. Neste final de ano, o setor comemora mais um avanço, com a publicação do decreto n º 8.614 que regulamenta a Lei Complementar n º 121/2006, para instituir a Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas e disciplinar a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas.O decreto, publicado no Diário Oficial da União de 23 de dezembro, cria um Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, que será vinculado ao Ministério da Justiça e composto por representantes do SENASP, DPF, DPRF, RFB, Susep, Dnit, ANTT, Denatran, além de possíveis convidados representantes de órgáos ou entidades para participar de suas reuniões. O Comitê será responsável por coordenar a Política, formular diretrizes e procedimentos para atuação integrada na prevenção, fiscalização e repressão ao furto e roubo de cargas, estabelecer padrões de coleta e sistematização de informações relativas à atividade criminosa e publicar relatórios semestrais com estatísticas e análises.O presidente da FETCESP, Flávio Benatti, destaca que este é um dos resultados gratificantes dos trabalhos das entidades. Os assuntos evoluem de forma lenta, apesar dos nossos esforços. No entanto, os avanços acontecem como neste caso. Desde a publicação da Lei em 2006, temos desenvolvidos ações para a sua regulamentação .Para os avanços neste tema, Benatti destaca a participação de algumas pessoas, como Walmor Weiss e Romeu Natal Panzan muito antes da publicação da Lei Complementar. O tema sempre continuou em evidência com a atuação do diretor adjunto de segurança da NTCamp;Logistica, Roberto Mira, juntamente com o assessor de segurança da NTC, FETCESP e Setcesp (sindicato de São Paulo), Coronel Paulo Roberto de Souza. A reivindicação do setor ainda recebeu apoio de vários políticos, como os deputados federais Clarissa Garotinho e Vanderlei Macris.O presidente da FETCESP, destaca que o trabalho das entidades neste tema continua. Ara atuaremos junto aos órgáos envolvidos para o cumprimento das medidas previstas no Decreto. Fonte: Fetcesp e NTCamp;Logística.
Associados do Sindisan elegem nova diretoria do Sindisan
Com 62 votos, a Chapa 1 – Renovação foi a vencedora da eleição realizada nesta segunda-feira, dia 14, nas dependências do Sindisan. Em segundo lugar ficou a Chapa 2 – Situação, com 41 votos. Foram registrados ainda 1 voto branco e 1 nulo. Ao todo, participaram do pleito 105 empresas associadas. A nova diretoria, presidida pelo empresário Roberto Varella, fará a gestão da entidade entre 2016 e 2018. A posse está marcada para o dia 4 de janeiro. Fonte: Sindisan.
Associados do Sindisan elegem nova diretoria no dia 14 de dezembro
Na próxima segunda-feira, dia 14, os proprietários das empresas associadas do Sindisan vão eleger a diretoria que fará a gestão do sindicato entre 2016 e 2018.O pleito será realizado nas dependências do Sindisan, das 9 às 18 horas, sem interrupção. Cada empresa tem direito a um voto. Deverá comparecer para a eleição um representante que conste no contrato social da transportadora ou procurador portando procuração com fins específicos.A expectativa da diretoria atual é que muitos transportadores compareçam à eleição, tendo em vista a importncia da entidade na luta pelos interesses do Transporte Rodoviário de Carga (TRC).O Sindisan fica à Rua D. Pedro, II, 89, no Centro de Santos. Mais informações pelo telefone 2101-4745.
Advogada Valdete Marinheiro faz palestra no Sindisan
Contribuição Previdenciária Substitutiva da Incidência sobre a Folha de Pagamento . Este será o tema da palestra que a advogada Valdete Marinheiro fará no Sindisan no próximo dia 28.A especialista abordará os seguintes tópicos: Origem da Contribuição Previdenciária Sobre a Receita Bruta – CPRB;2) Aplicação a atividade do Transporte Rodoviário de Carga;3) Conceito de Receita Bruta para efeitos da CPRB;4) Alíquotas;5) Alterações trazidas pela Lei 13.161/15;6) Caráter opcional para 2015 e a partir do ano calendário de 2016;7) Demais assuntos relacionados.Ainda durante a programação, que terá início às 16 horas, os presentes poderão ter informações sobre o CODECON (Conselho de Defesa dos Contribuintes do Estado de São Paulo), que também serão apresentadas pela palestrante após a apresentação, haverá coquetel.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 2101-4745. O Sindisan fica à Rua D. Pedro II, 89, no Centro de Santos.
ANTT regulamenta isenção de pedágio para eixo suspenso em veículos vazios
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Resolução n º 4.898, que dispõe sobre as medidas Técnicas e operacionais para viabilizar a isenção da cobrança de pedágio sobre os eixos suspensos de veículos de transporte de carga que circulam vazios em rodovias federais concedidas. A norma está prevista pelo Decreto 8.433/2015, que regulamenta artis da Lei n º 13.103/2015 (Lei dos Caminhoneiros). A nova resolução estabelece que a condição de veículo vazio poderá ser verificada a partir: de avaliação visual; da documentação fiscal associada à viagem; do Códi Identificador da Operação de Transporte (Ciot); e do peso bruto total do veículo. A verificação pode ser realizada em cabines específicas de pedágio; postos de pesagem; por meio de fiscalização pela ANTT ou pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a rodovia.Concessionárias reguladas pela Agência terão o prazo de 90 dias para apresentarem proposta operacional para a verificação da condição de vazio. Fonte: ANTT.
Sindisan organiza caravana para a Fenatran
A AD Feiras, empresa responsável pela organização de caravanas para a Fenatran 2015, está oferecendo o transporte gratuito para um grupo do Sindisan. A Feira será realizada de 9 a 13 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.A caravana do Sindisan irá visitar o espaço no dia 12. Empresas associadas interessadas em participar devem nos indicar os nomes das pessoas, com RG e data de nascimento, até o dia 9 de outubro. O contato pode ser feito pelo telefone 2101-4745, ou pelo e-mail imprensa@sindisan.com.br