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Produtos perisos: novas regras para sinalização de pista

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) editou a NBR 9735 que define o conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perisos, entre eles a necessidade de cones para sinalização da pista. A assessora da FETCESP, Sandra Caravieri, explica que desde a primeira versão nunca havia sido definido o tipo de cone que deveria ser utilizado, ficando a cargo da empresa de transporte a aquisição desse material, conforme disponibilidade do mercado, sendo que a maioria possui cones nas cores preta e amarela, com altura de 500 mm. Com a publicação da Resolução 160/04 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ficou aprovado que os órgãos e entidades de trânsito terão até 30 de junho para se adequarem ao disposto no anexo II do Código de Trânsito Brasileiro, que define como dever ser a sinalização. A FETCESP e outras entidades representativas, enviaram ofícios ao Denatran (Departamento Nacional de Transito) para esclarecer se de fato essa exigência atinge as empresas que transportam produtos perisos. No caso do entendimento do Denatran incluir essas transportadoras, a FETCESP solicita um prazo não inferior a cinco anos para a substituição, uma vez que a vida útil de um cone gira em torno desse mesmo tempo. Do contrário, as empresas deverão investir altas somas, já que cada cone custa em torno de R$ 80,00. Fonte: Fetcesp.

Convenção Coletiva 2006 será tema de palestra no Sindisan

Na próxima quarta-feira, dia 24, as 17 horas, o advogado do Sindisan, Celestino Venêncio Ramos, fará uma palestra para detalhar a Convenção Coletiva 2006. O material foi modificado em diversos pontos, em relação a 2005 e é importante a participação de todos. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo telefone 2101-4745. A atividade será realizada no auditório. O endereço é Rua Dom Pedro II, 89, no Centro de Santos.

Grupo de trabalho se reúne na Codesp

Na manhã desta terça-feira o grupo de trabalho que discute a Logística e as Soluções Viárias para o Porto de Santos realizou mais uma reunião semanal. O fim das obras na Avenida Plínio de Queiroz, em Cubatão, a movimentação de caminhões nos pátios reguladores e a sinalização viária a ser implantada pela Codesp foram alguns dos assuntos discutidos. Entre os presentes estavam o presidente do Sindisan, Marcelo Marques da Rocha; o diretor de Infra-Estrutura e Serviços da Codesp, Arnaldo Barreto; o superintendente de Fiscalização da Codesp, Osvaldo Barbosa; o secretário de Assuntos Portuários de Santos, Sérgio Aquino; entre outros representantes de empresas que operam no cais santista.

Transportando desde os primórdios

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) lançou em sua página na Internet o Museu Virtual dos Transportes. Visitando o site, é possível conhecer um pouco mais sobre o assunto da Pré-história aos dias de hoje. Os interessados podem conferir informações curiosas sobre todos os modais no endereço http://www.cnt.org.br/www.cnt.org.br. São mais de 700 fotos.

ARTIGO ESPECIAL DE WILTON ALONSO LOPES, VICE-PRESIDENTE DO SINDISAN

O LASTRO DE SUA EMPRESA COMO GARANTIA DA CARGA : VOCÊ CONCORDA COM ISSO? A obrigatoriedade da contratação do RCTR-C pelo Transportador, é considerada uma das maiores conquistas do Setor. Ainda recentemente, por ocasião da desastrosa .Susep 113/04, o presidente da NTC, Dr. Geraldo Viana, em brilhante e histórico arrazoado á superintendência da Susep, demonstrou o quanto o RCTR-C representa para a cateria, acabando por gerar a Res. 123/04, garantindo assim a continuação da obrigatoriedade e exclusividade da sua contratação pelo transportador. Infelizmente, sabemos que alguns embarcadores (por ação de alguns corretores e seguradoras), continuam tentando impor suas apólices – prática da DDR – seus corretores e suas gerenciadoras de riscos ao transportador, sujeitando-o, às mais variadas regras e condições, algumas, verdadeiras armadilhas. Mas o que me faz retornar a este assunto não é a ação desses embarcadores, dessas seguradoras, nem desses corretores de seguro. O que me traz de volta ao tema é a surpreendente campanha que move o presidente do SETCESP, Sr. Urubatan Helou, contra a obrigatoriedade do RCTR-C. Não sei que outros argumentos o levam a levantar essa bandeira. Por isso, reporto-me tão somente às suas declarações contidas no livro comemorativo aos 70 anos do SETCESP. Sob qualquer ângulo que eu as examine, só vejo a oficialização da humilhante prática da DDR e a definitiva submissão do transportador aos leoninos termos e condições das seguradoras, corretores e gerenciadoras de Risco do próprio embarcador. Destaco aqui alguns trechos dessa entrevista:

Sindisan concentra cadastro no ISPS Code

Conforme reunião realizada no último dia 7 na Fetcesp, todos os documentos necessários para a realização de cadastro no ISPS Code referentes às empresas associadas aos 12 sindicatos do transporte no Interior do Estado deverão ser remetidos ao Sindisan para conferência. Posteriormente, a documentação será enviada á Associação Profissional dos Usuários dos Portos no Estado de São Paulo (Apupesp), responsável pelos trâmites. As empresas que efetuarem o cadastramento através dos sindicatos contarão com preços especiais. Para isso, basta procurar a sua base e obter maiores detalhes.

Reunião atualiza cadastro no ISPS Code

Nesta terça-feira, às 14 horas, a diretoria do Sindisan participa de uma reunião na Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp) sobre ISPS Code. O encontro foi agendado pela Apupesp e contará com a presença de representantes de todos os sindicatos ligados ao transporte do estado. Todas as informações sobre alterações relativas ao processo que sejam anunciadas serão repassadas às associadas do Sindisan em nosso próximo informativo.

Reunião no Sindisan para discutir problemas em terminais

Diversas associadas do Sindisan têm procurado a entidade para reclamar do atendimento oferecido pelos terminais de carga e descarga do Porto de Santos. Para buscar soluções para o assunto, a diretoria do sindicato agendou uma reunião para as 16 horas desta quinta-feira, dia 2. São aguardadas as presenças de representantes da Alfândega, Codesp, transportadoras e dos próprios terminais.

Primeiro lote da Cartilha de Prevenção ao Roubo de Cargas é lançado

Os primeiros 20 mil exemplares da Cartilha de Prevenção ao Roubo de Cargas já estão sendo distribuídos. O material, uma importante contribuição para empresas e autônomos interessados em combater esta modalidade de crime, é gratuito. A cartilha foi elaborada em parceria pelas Polícias Militar e Civil e o Sindisan. Entidades e empresas ligadas ao setor de transporte vão receber exemplares nos próximos dias. O objetivo é que as informações cheguem nas mãos dos motoristas e que sirvam de apoio para as atividades do dia-a-dia.

Sindisan vai ao Senado com a Frente do TRC

Fonte: Sindisan/ NTCamp;Logística /divdivNão foi apenas com uma manifestação com mais de 150 bitrens que a Frente Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas chamou a atenção das autoridades no Grito das Estradas, realizado no início desta semana, em Brasília. A chamada caminhonata/i foi realizada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Eixo Monumental, e foi acompanhada de outras formas de manifesto./divdivLideranças do setor de todas as partes do País que estiveram na programação se dividiram em grupos e apresentaram uma pauta de reivindicações para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); para o presidente da Cacirc;mara Federal, Aldo Rebedo (PcdoB ; SP); e para o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, susbtituindo o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento./divdivA reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, contou com a presença do presidente do Sindisan, Marcelo Marques da Rocha. O presidente esteve acompanhado de Flávio Benatti, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp); José Hélio Fernandes, da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Carga (Fenatac); do senador Leomar Quintanilha (PC do B); de Alfredo Peres, diretor-executivo da NTC amp; Logística; Edmara Claudino dos Santos, assessora parlamentar da NTC; Logística; Norival de Almeida, do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São Paulo e ainda: Pedro José de Oliveira Lopes, da Federação das Empresas de Transporte de Santa Catarina; Antônio Siqueira, do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado da Bahia; José Alberto Panzan, secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Campinas; e Laércio Lourenço, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte do Vale do Paraíba. Como relatou o presidente Rocha, apesar de ter esperado por mais de duas horas para ser atendido, o grupo foi bem recebido. Expusemos os problemas ao presidente do Senado com a presença da TV Senado e ele foi bastante atencioso. Rocha detalha que Calheiros solicitou que o Senado seja avisado assim que os projetos da Frente dêem entrada nas Comissões da casa. Hoje, os três projetos estão na câmara dos Deputados aguardando aprovação. Não vamos deixar de avisar quando saírem de lá, ressaltou Rocha; Os três projetos são os seguintes: um que disciplina a atividade do transporte de cargas, outro que estabelece limite de tempo de direção – que deve completar dez anos de trcâmite -, e o terceiro cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Cargas – que aguarda aprovação da Câmara para ir ao Senado. Em nome da Frente Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, o presidente da As