O parágrafo 8o. do art. 257 do Código de Trânsito Brasileiro prevém a aplicação de multa com fator multiplicador em veículos de propriedade de pessoas jurídicas que não identificarem o condutor do veículo que cometeu uma infração. A determinação passa a virar a partir de junho. Todos os detalhes sobre o assunto estão no art. que o advogado do Sindisan, Celestino Venâncio Ramos, escreveu e colocou á disposição em seu site na Internet. O endereço eletrônico é o www.celestinoadv.com.br.
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Lideranças da região têm audiência com ministro amanhã
Representando o presidente da FETCESP, Flávio Benatti, o presidente do Sindisan, Marcelo Marques da Rocha, estará amanhã (30) em Brasília durante audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, às 9 horas. Também estaráo presentes o vice-presidente do Sindisan, Vicente Aparâcio Y Moncho e lideranças da região, como o prefeito Municipal de Santos, Beto Mansur, o deputado federal, Vicente Cascione, o presidente do Sindicam, Heraldo mes de Andrade, vereadores e empresários. O encontro com o ministro foi agendado para tratar, principalmente, da cenário do terreno da RFFSA para a Codesp, localizado na Alemoa, uma área que seria destinada á implantação de um estacionamento com capacidade para abrigar três mil caminhões. Mas na ocasião, serão apresentadas e discutidas outras sugestõs com o intuito de solucionar os problemas de trânsito no complexo portuário.,
Código de Trânsito Brasileiro é tema de palestra no Sindisan
Acontece na próxima terça-feira, dia 30, às 8h30, no auditório do Sindisan (Rua D. Pedro II nº 89, Centro – Santos), a Palestra “RESPONSABILIDADE DA PESSOA JURÍDICA E O CÓDIGO DE TRáNSITO BRASILEIRO”, do advogado e professor da Academia de Polícia de São Paulo, Marcos Arantes Pantaleáo. O palestrante abordará o Código de Trânsito Brasileiro que ganhou novas Resoluções que entraráo em vir no mês de abril, modificando procedimentos dos Ógáos do Trânsito e das empresas que possuem veículos para a prestação de serviços ou conduzidos por terceiros. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.pantaleaotransito.com.br/inscricao.php até sexta-feira (26). Associadas Sindisan têm desconto e pagam R$ 40,00 por pessoa (já incluída a apostila). Ao preencher a ficha de inscrição, no espaço “empresa”, a associada deve acrescentar, entre parênteses, “(associada do Sindisan) . A taxa deve ser depositada no Banco Itaú, Agência 0174, c/c 18365-7 e o comprovante de pagamento encaminhado pelo FAX: (011) 3271-0242. As vagas para as associadas são limitadas (35 pessoas). Informações: (13) 3219-4745/ secretaria@sindisan.com.br
Lideranças discutem problemas de tráfego no Porto
Os constantes congestionamentos de caminhões no complexo portuário que, há muito tempo vêm gerando irritabilidade entre empresários do transporte na região, resultou numa reunião emergencial entre transportadores, caminhoneiros e autoridades portuária e municipal, na última quarta-feira (17), na sede do Sindisan. O encontro foi convocado e conduzido pelo presidente do Sindisan, Marcelo Marques da Rocha. Estiveram presentes: João Paulo Tavares Papa (vice-prefeito e secretário de Planejamento de Santos); Arnaldo de Oliveira Barreto (diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp);Heraldo mes de Andrade (presidente do Sindicam) e demais membros de diretoria do Sindisan. O problema de excesso de caminhões e a falta de estacionamentos acenderam várias sugestões, entre elas, a necessidade de mais investimentos por parte dos terminais e uma antiga reivindicaráo: a utilização para estacionamento de um terreno de cerca de 400 mil metros quadrados, no bairro da Alemoa, pertencente á rede Ferroviária Federal. Para dar continuidade às discussões, Barreto agendou uma nova reunião para a próxima sexta-feira, dia 26, às 10 horas, na sede da Codesp.
ANTT implanta registro nacional para o transporte rodoviário de cargas
Os cerca de 500 mil caminhoneiros autônomos e as 40 mil empresas que fazem o transporte rodoviário de cargas em todo o país estão obrigados a tirar na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) o Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga, o RNTRC. A resolução que dispõe sobre a implementação foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O RNTRC é uma certificação para prestação de um serviço público, ou seja, o transporte rodoviário de cargas. Para obter o registro, as empresas ou cooperativas de transporte terão que encaminhar á Agência ou entidades que serão credenciadas informações como o registro na Junta Comercial ou Cartório de Títulos, o alvarás de funcionamento, a relação de filiais, a relação dos veículos que compõem a frota, as áreas de armazenagem e as principais áreas de atuação. O registro terá que ser renovado a cada quatro anos. Quem não portá-lo, estará sujeito á multa de R$ 500,00. O processo de inscrição no RNTRC terá início no próximo dia 15 de junho. Durante seis meses, a fiscalização – a cargo da ANTT e da Polícia Rodoviária Federal – terá caráter educativo. A partir do dia 15 de dezembro, os infratores começaráo a ser multados.
ANTT amplia prazo para sugestões ao aperfeiçoamento do vale-pedágio
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) decidiu prorrogar para até 17 horas da próxima sexta-feira, dia 12, o prazo para recebimento de propostas de aperfeiçoamento e unificação das normas do vale-pedágio. A decisão foi tomada após audiência pública sobre o assunto, realizada na quarta-feira (3), em Brasília. As novas sugestões podem ser encaminhadas á agência, por meio do site www.antt.v.br ou no seguinte endereço: Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco, 6º Andar, CEP 70040-020, Brasília – DF. A audiência contou com a participação de representantes de entidades de todos os segmentos envolvidos com transporte rodoviário de cargas, entre as quais a NTC&Logística, Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), Anut (Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga), Movimento União Brasil Caminhoneiro, Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias) bem como das trás empresas que atualmente fornecem o vale-pedágio (DBTrans, Visa e Repom).
Vanzolini e Sindisan promovem apresentação de avaliação SASSMAQ
A Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Organismo Certificador credenciado pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) de avaliação SASSMAQ, em parceria com o Sindisan, promove na sexta-feira, dia 5, um café da manhã para apresentar os processos de Avaliação SASSMAQ. O evento é direcionado aos prestadores de serviço em Transporte e Logística de produtos químicos erisos e será realizado na sala Turmalina do Mendes Plaza Hotel, Rua Floriano Peixoto, 42, das 8h15 às 12 horas. As empresas presentes receberão um certificado de participação. Informações pelo telefone (13) 3219-4745 ou pelo e-mail: secretaria@sindisan.com.br.
A VOZ DA ASSOCIADA
Este espaço é seu! Exponha suas opiniões e sugestões! Mande-as para sindisan@uol.com.br ou para o fax (13) 3219-4745.
Pesquisa Sindisan já está no ar
Já está no ar a Pesquisa Sindisan, criada para apurar as reais condições de operação, equipamentos, serviços, entre outras atividades realizadas pelas empresas de transportes de cargas de Santos e região. Para colaborar com pesquisa, as empresas associadas devem acessar o site (www.sindisan.com.br). A pesquisa contém todas as informações, passo a passo, de como deve ser preenchida. A pesquisa Sindisan está sendo feita em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (Fatec). Mais informações e dúvidas pelo telefone (13) 3219-4745 ou pelo e-mail sindisan@uol.com.br.
A Voz da Associada
Aos Senhores vernantes. Recentemente, lendo um arti em uma revista semanal, sobre as dificuldades no Brasil de se abrir, manter e fechar uma empresa, caiu minha ficha. Realmente, ser empresário em um país como o Brasil, onde a burocracia, a carga tributária e a concorrência de nossos dirigentes e legisladores paralisam e impedem qualquer tentativa de sucesso, não é fácil. Baseado em uma pesquisa feita pelo Banco Mundial em mais de 100 países, este arti mostra que nossa cultura antinegêcios num dos maiores entraves ao crescimento do País. Sinceramente, não vejo como poderemos mudar isso, cada vez que o empresário se enche de expectativa e começa planejar seu futuro baseado em indicadores econômicos, em recordes nas exportações aqui e ali, no aquecimento nas vendas internas e externas e nos juros mais baixos, vem um fato novo e tudo volta a estaca zero. Se não bastasse o Banco Central nos fazer o favor de manter a taxa de juros sem sinalizar qualquer mudança para melhor, temos que nos ajustar a um aumento da carga tributária que o verno insiste em dizer que vai não acontecer. A carga tributária vai aumentar sim e o que é pior, o segmento mais atingido é o de serviço, no qual nos enquadramos. Senhores vernantes! O setor de serviços é o que mais gera empres no País. E a geração de empres foi um dos compromissos assumidos pelo atual presidente da República durante sua posse. Mas temo ser difícil cumpri-lo, sr. presidente, pois não estamos remando na mesma direção. não menciono somente as questões econômicas, mas também as questões legislativas. Este estudo do Banco Mundial diz que nossas leis trabalhistas serão retrogradas. Elas deveriam proteger o trabalhador, mas na verdade o prejudica, porque é difícil contratar, manter e, principalmente, demitir um funcionário. Poderíamos pagar melhores salários se não fosse o montante de tributos que temos de desembolsar para manter os funcionários em nossos quadros. Poderíamos contratar mais se não fossem as dificuldades de manutenção e uma eventual demissão deste ou daquele funcionário. Concluo que o Banco Mundial está correto, nossas leis não os protegem…. os prejudicam. Sabemos de tudo isso. E todos sabem também que não adianta viagens para nos vender no exterior. não adianta querer resolver os problemas do mundo sem antes solucionar os nossos. Quando elegemos o atual verno, pensamos em mudanças, em abandonar “velhos hábitos”. Pensamos em progresso, em caminhar para frente e de termos a sensação que saímos do lugar porque não aguentamos mais andar para traz, vendo o resultado de anos de trabalho ser diluído pela incompetência deste ou daquele vernante. Pela voracidade com que se cria impostos para bancar uma máquina enferrujada, retragrada de tecnocratas desinformados da realidade do pequeno e do médio empresário brasileiro. Por favor, se querem nos ajudar, então comecem parando de nos atrapalhar!!!