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SINDISAN discute atendimento com gestores do terminal Deicmar

Na manhã de ontem (27), as empresas associadas se reuniram no SINDISAN, e tiveram a oportunidade de discutir com representantes da Deicmar sobre problemas enfrentados no terminal.

O tempo de espera para conclusão das operações foi o assunto mais sensível da reunião, pois além de comprometer a produtividade das transportadoras, gera custos de horas extras, elevando a insegurança jurídica das empresas, tendo em vista as últimas atualizações da Lei do Motorista.

Para o vice-presidente do SINDISAN, Roberto Varella, é necessário estabelecer um diálogo com o terminal, a fim de apresentarmos os problemas enfrentados pelas empresas e trabalhar em prol de soluções. “As empresas vêm compartilhando algumas evidências com o SINDISAN, e diante dos fatos precisamos traçar ações a fim de auxiliar nossas associadas e diminuir os impactados gerados”, afirma Varella.

A falta de janelas para carga solta e a dificuldade para alteração de motorista e/ou veículo foram outros problemas relatados durante a reunião e, após apresentação das empresas participantes, o presidente da Bandeirantes Deicmar, Washington Flores Júnior, comentou sobre a elevação do desenvolvimento do terminal no que compete à infraestrutura, mas destacou que o desenvolvimento de sistemas ainda é uma condição que precisa ser melhorada. “Essa conversa com o transportador foi muito importante. Tenho certeza que 99% dos problemas relatados são de responsabilidade da DEICMAR. Não estou aqui para fazer promessas que não poderemos cumprir, mas tenham certeza que o terminal está ciente e trabalhando para organizar suas atividades”, destacou Washington.

O gestor do terminal informou que no mês de dezembro a DEICMAR teve um pico no seu atendimento e, por isso, não houve fechamento de cargas para o mês de janeiro e, ainda, uma diminuição em torno de 30% nos meses seguintes. Recentemente, foram realizadas algumas mudanças na equipe de gestão de operações e, desde então, o foco está totalmente voltado para a melhoria do atendimento do terminal, destacando as adequações que já foram realizadas na operação dos gates e o investimento que foi feito no pátio regulador. Disse que algumas situações apresentadas durante a reunião deverão contribuir para a análise de ações já iniciadas e até mesmo para o desenvolvimento de novos projetos.

Como resultado desta reunião destacamos os seguimos pontos:

– O comprometimento da Deicmar para que até 1º de julho o problema de falta de janelas de carga solta esteja resolvido;

– A Deicmar já está atuando e intensificará a comunicação de forma a tratar com a transportadora sobre a antecipação do carregamento quando possível, ou até mesmo a postergação, efetuando o reagendamento sem cobrança adicional para a empresa;

– A Deicmar irá analisar a situação de alteração de motorista e/ou veículo, quando necessários;

– A Deicmar solicitou ao SINDISAN apoio no sentido de comunicar às transportadoras sobre a elevação do número de janelas canceladas para operação de DTA, e destacou que é importante conscientizar as empresas sobre a necessidade de cumprimento desses agendamentos.

Washington Júnior, informou que o novo gerente de operações da Deicmar, Edvandro Sachs, o qual também participou da reunião, ficará responsável pela condução desses assuntos com o SINDISAN, e propôs a realização de uma reunião periódica com os empresários, a fim de analisar a efetividade das mudanças discutidas.

O Vice-Presidente Roberto Varella agradeceu a presença dos representantes da Deicmar, bem como o apoio dos transportadores, e disse que agendará o próximo encontro e divulgará em breve às associadas.

Fonte: SINDISAN

Presidente do SINDISAN se reúne com lideranças femininas do TRC

Finalizando o mês da mulher, a agenda “Café com a Presidente” teve uma programação diferente. O SINDISAN promoveu nesta terça-feira, um café da manhã especial voltado para gestoras do TRC. O encontro teve como objetivo fortalecer a presença feminina no setor e incentivar a liderança no segmento.

Durante o evento, as participantes acompanharam a palestra “Comunicação e Liderança: 3 chaves para o empoderamento feminino”, ministrada pela especialista em comunicação humana Cida Coelho. A apresentação abordou a importância da comunicação assertiva e da autoconfiança no ambiente corporativo.

Para a presidente Roseneide Fassina, “hoje foi o início de uma série de encontros com a participação de lideranças femininas do transporte rodoviário de cargas, onde o SINDISAN pretende estimular a contribuição e o engajamento das empresárias/gestoras nos assuntos do setor”.

O encontro proporcionou uma troca de experiências entre as participantes, reforçando a importância do desenvolvimento de redes de apoio dentro do mercado do TRC. Como entidade signatária do Movimento Vez e Voz – Mulheres no TRC, o SINDISAN reforçou seu compromisso em promover ações para incentivar cada vez mais a força da presença feminina, visando um ambiente mais justo e igualitário.

Fonte: SINDISAN

Crise de saúde mental: Brasil tem maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 10 anos

O Brasil vive uma crise de saúde mental com impacto direto na vida de trabalhadores e de empresas. É o que revelam dados exclusivos do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos do trabalho. Em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos, o maior número em pelo menos dez anos.

Os dados, obtidos com exclusividade pelo g1, mostram que, no último ano, os transtornos mentais chegaram a uma situação incapacitante como nunca visto. Na comparação com o ano anterior, as 472.328 licenças médicas concedidas representam um aumento de 68%.

E o que explica o recorde de afastamentos em 2024? De acordo com psiquiatras e psicólogos, é reflexo da situação do mercado de trabalho e das cicatrizes da pandemia, entre outros pontos.

A crise fez que o governo federal buscasse medidas mais duras. O Ministério do Trabalho anunciou a atualização da NR-1, que é a norma com as diretrizes sobre saúde no ambiente do trabalho. Agora, o tema passa a ser fiscalizado nas empresas e pode, inclusive, render multa.

Fonte: G1 Portal de Notícias

Alta da Selic alcança o maior patamar desde 2016 e acende alerta para o transporte, aponta CNT

A análise faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de março

O Copom (Comitê de Politica Monetária) anunciou, nessa quarta-feira (19), um novo aumento da taxa Selic, que passou de 13,25% para 14,5% ao ano – o maior nível desde 2016. A alta dos juros gera preocupações para o setor de transporte, pois encarece o custo do crédito para investimentos em infraestrutura e operações, dificulta o acesso a financiamentos, eleva o endividamento de empresas e famílias e desacelera o crescimento econômico. Com isso, a demanda por serviços de transporte pode ser diretamente impactada, uma vez que o setor depende do desempenho da economia como um todo.

A análise faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de março, publicado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta sexta-feira (21). O documento acompanha os principais indicadores econômicos e seus impactos sobre o setor transportador.

Embora o PIB (Produto Interno Bruto) tenha fechado 2024 com um crescimento de 3,4% – o maior desde 2021 –, o ritmo de expansão vem desacelerando. Na comparação com os trimestres anteriores, o PIB cresceu 1,3% no segundo trimestre de 2024; 0,7% no terceiro trimestre e apenas 0,2% no quarto trimestre. Para 2025, a expectativa do mercado é a de um crescimento mais modesto, com projeção de 1,9% ao final do ano.

O crescimento do PIB em 2024 foi impulsionado principalmente pelo aumento do consumo das famílias, que avançou 4,8%, refletindo-se na melhora no mercado de trabalho, na expansão do crédito e nos programas governamentais de transferência de renda. Outro fator relevante foi o crescimento de 7,3% nos investimentos (formação bruta de capital fixo), elevando a participação do investimento no PIB de 16,4% em 2023 para 17,0% em 2024.

A gerente de Economia da CNT, Fernanda Schwantes, ressalta que o Brasil mantém uma taxa de investimento historicamente baixa, o que limita o potencial de crescimento do país. “O investimento é um fator essencial para a economia, pois amplia a capacidade produtiva e impulsiona o desenvolvimento no longo prazo. Para elevar esse patamar, é fundamental garantir segurança jurídica, equilíbrio fiscal e redução da taxa de juros de longo prazo”, destaca.

Outro dado preocupante é a alta da inflação. O IPCA acumulado em 12 meses atingiu 5,06% em fevereiro, ultrapassando, pelo quinto mês seguido, o teto da meta de 4,5% ao ano, estabelecido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

O índice de fevereiro registrou 1,37%, a maior taxa para o mês em 22 anos. Entre os principais fatores de pressão, está a inflação dos combustíveis, que avançou 2,89% no período. O aumento foi impulsionado pelo reajuste de preços da Petrobras aos distribuidores, válido a partir de 1º de fevereiro, e pela elevação do ICMS, determinada pelo Convênio n.º 126/2024 do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Essas medidas impactaram os preços de todos os combustíveis ao longo do mês.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Mulheres no transporte rodoviário estão menos confiantes

Pesquisa traça o panorama do atual ambiente das mulheres no transporte rodoviário de cargas do Brasil

Realizada entre novembro e dezembro de 2024, uma pesquisa do IPTC ouviu mais de 400 profissionais para entender como está o ambiente de inclusão para as mulheres no Transporte Rodoviário de Cargas atualmente e qual o nível de confiança delas na profissão.

A análise atual revelou uma redução da confiança das profissionais sobre as oportunidades de crescimento, em comparação com a anterior.

Em 2020, as mulheres que desejavam alcançar uma posição maior no TRC eram 91%, em 2024 foram 82%. As que confiavam que isso aconteceria eram 77%, quatro anos depois o índice caiu para 73% e, aquelas que se sentiam preparadas para este avanço na carreira, eram 79%, agora elas são 70%.

Menos da metade das entrevistadas na última pesquisa acredita que o transporte rodoviário tem oportunidades de trabalho iguais para homens e mulheres.

Atribuo essa insegurança ao ambiente extremamente desafiador que as empresas estão enfrentando em termos econômicos, que gera imprevisibilidade com relação ao futuro. Esse clima afeta a todos. Certamente, recuperaremos isso à medida que a economia dê sinais de melhora”, comenta a idealizadora do Vez & Voz, Ana Jarrouge.

Qual o perfil destas trabalhadoras?

Segundo o levantamento, a maioria das mulheres que trabalham no transporte rodoviário de cargas (TRC) tem entre 35 e 44 anos (40%) e possuem formação além do nível superior (44% com MBA, mestrado ou pós-graduação). Um total de 69% das entrevistadas nesta edição apontaram que receberam a oportunidade de se capacitar.

Outro dado importante que converge com esta redução da confiança no setor é que 45% das mulheres estão há menos de 5 anos no TRC. Segundo informações do mesmo instituto de pesquisa, o crescimento da participação das mulheres no setor, de 2023 para 2024, foi de 73,3%.

“Percebe-se que são mulheres jovens, com conhecimento especializado e possibilidade de crescimento profissional e entrega de resultados. Ou seja, são profissionais que estão chegando agora e com grande potencial de desenvolvimento.” disse Jarrouge.

Encontro Vez & Voz

Para ter um quadro bem equilibrado, ainda é necessário, de acordo com a coordenadora, haver mais mulheres na alta liderança, o que provavelmente se refletirá em outras posições na empresa, e por consequência, contribuirá para uma equipe mais diversa.

As organizações do setor que desejam ter ações mais alinhadas à diversidade e inclusão podem contar com o apoio do Vez & Voz. O movimento conta com uma série de estudos, produz conteúdos e realiza eventos, como o 4º Encontro Vez & Voz, que acontecerá no dia 27 de março, na sede do SETCESP.

Serviço:

Para garantir sua vaga, basta inscrever-se aqui.

4º Encontro Vez & Voz

Data: 27 de março, às 13h30

Rua Orlando Monteiro, 21, Vila Maria, São Paulo-SP.

Fonte: Frota&Cia

Comunicado APS: situação de CONTINGÊNCIA (Março/2025)

  • Motivo – Queda da passarela no KM 52 da Via Anchieta
  • Terminais em Contingência –  Terminais das margens direita e esquerda
  • Data – 13/03/2025 às 20h até 14/03/2025 às 21h30

 

2- Implantação do Plano de Contingência no agendamento de caminhões, conforme descrito abaixo:

  • Motivo – Acidente de caminhão na Rodovia Cônego Domênico Rangoni
  • Terminais em Contingência –  Terminais da margem esquerda
  • Data – 19/03/2025
  • Período – 17h30 às 23h30

 

3- Implantação do Plano de Contingência no agendamento de caminhões, conforme descrito abaixo:

  • Motivo – Reflexo de acidente e excesso de veículos no acesso aos pátios reguladores na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, sentido leste.
  • Terminais em Contingência –  Terminais da margem esquerda
  • Data – 20/03/2025
  • Período – 06h50 às 10h20

 

NAP. SUPOP. OPR.016

NORMA PARA ACESSO TERRESTRE DE CAMINHÕES AO PORTO DE SANTOS.

Cap VI. Art. 33. Em caso de situações de contingência devidamente caracterizadas pela APS, as programações e sequenciamentos poderão ser interrompidas por esta Autoridade. Todos os usuários afetados serão orientados sobre as medidas cabíveis necessárias para a manutenção do fluxo de transporte e das operações em curso.

FONTE: Autoridade Portuária de Santos

Dia Internacional da Mulher é comemorado no SINDISAN com palestra da força feminina no TRC

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado na última quarta-feira (12) com um café da manhã especial no SINDISAN. O evento contou com a palestra “Desperte sua essência: como se reconectar consigo mesma diante dos desafios da mulher”, ministrada por Tatiane Bomtempo, consultora de saúde integrativa.

A presidente do SINDISAN, Rose Fassina, destacou a importância de incluir pautas sobre a participação das mulheres nas empresas do setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) não apenas no mês dedicado a elas. “Esta diretoria buscará promover a participação das mulheres em todas as agendas essenciais para que o SINDISAN alcance o lugar de destaque no modal logístico”, afirmou Rose.

O encontro possibilitou a oportunidade para as participantes se conectarem e compartilharem experiências, ampliando o apoio entre mulheres no setor e contribuindo para o fortalecimento da presença feminina nas empresas de transportes de carga.

O evento foi apoiado por Roadcard, Siimp Sistemas, Star Diesel e Transpocred, com o incentivo do movimento Vez e Voz. Também foram realizados sorteios de brindes, oferecidos pela Transpocred e Siimp Sistemas.

Fonte: SINDISAN

[LIVE] Atualização da NR-1: Saúde Mental no Trabalho

As mudanças na NR-1 trouxeram novas diretrizes para o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho, exigindo que as empresas adotem medidas preventivas para garantir o bem-estar dos colaboradores. Para esclarecer essas atualizações e suas aplicações, o SETCESP promoverá uma live imperdível!

Data: 21 de março
⏰ Horário: 09h
Transmissão ao vivo no YouTube: Clique aqui para assistir

O evento contará com a presença de especialistas no assunto:
✔️ Narciso Figueirôa Jr. – Assessor Jurídico do SETCESP
✔️ Rodrigo Vieira Vaz – Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego

Aproveite para tirar suas dúvidas e entender como as novas exigências impactam sua empresa. Ative o lembrete e participe!

Fonte: SETCESP

Resolução do CONTRAN proíbe venda de carretas sem pneus

A Resolução n.º 913 torna obrigatória a presença de pneus novos na comercialização de veículos, reboques e semirreboques; CTB também prevê multa e apreensão em caso de ausência de pneus

Nas últimas semanas, as ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltadas para a circulação de implementos rodoviários sem pneus se tornaram um dos assuntos mais discutidos e polêmicos no Transporte Rodoviário de Cargas brasileiro. Na ocorrência mais recente, registrada no dia 3 de março, agentes da PRF apreenderam um semirreboque zero quilômetro que circulava sem 13 pneus.

Diante da grande repercussão do caso, inúmeros questionamentos surgiram sobre a prática, que é comum no país, principalmente no processo de venda e entrega de semirreboques, sejam eles novos ou seminovos. Concessionárias e empresas especializadas nas comercializações de implementos rodoviários até mesmo anunciam a venda dos produtos sem os pneus.

Apesar da recorrência, o que acaba passando despercebido ou até mesmo ignorado, é que a atual legislação de trânsito brasileira possui regras claras e específicas, que proíbem tal prática. Trata-se da Resolução n.º 913 (antiga Resolução n.º 492) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). De acordo com o documento, é proibida a comercialização de veículos, reboques e/ou semirreboques novos, de produção nacional ou importados, sem a presença de pneus novos.

“Art. 2º Os veículos novos, assemelhados ou deles derivados, automotores, elétricos, reboques ou semirreboques, de produção nacional ou importados, somente podem ser comercializados no País quando equipados com pneus novos que estejam em conformidade com os Regulamentos Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)”.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também trata desta questão, porém de forma abrangente. Como os pneus são considerados um equipamento de uso obrigatório, a ausência dos mesmos nos semirreboques, mesmo que vazios e em deslocamento após a venda, caracteriza uma infração prevista no Inciso IX do Art. 230: “Conduzir o veículo: sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”. Tal prática é considerada uma infração grave, punida com multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização; neste caso, do implemento para a instalação dos pneus.

Portanto, por mais que seja uma prática recorrente no mercado brasileiro de implementos rodoviários, é fundamental se atentar para a legislação de trânsito vigente, evitando assim penalidades e até mesmo prejuízos financeiros. Vale lembrar ainda que, conforme a própria lei estabelece, é um direito do transportador receber os implementos adquiridos com pneus novos.

Confira na íntegra a Resolução n.º 913: CLIQUE AQUI

Posicionamento da ANFIR

Procurada pelo Portal Caminhões e Carretas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) comentou sobre os recentes casos envolvendo semirreboques sem pneus. Em nota, a entidade afirma que orienta os fabricantes sobre a importância de se seguir a legislação, porém os órgãos de fiscalização é quem têm a competência necessária para fazer cumprir a mesma.

A entidade também ressaltou outro ponto importante da legislação. Atualmente, todo implemento rodoviário deve possuir um Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) emitido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Neste documento, deve constar a quantidade de pneus existentes, sendo quatro por eixo. Portanto, segundo a ANFIR “deve ser entregue com a quantidade de pneus que consta no seu CAT em conformidade com a legislação vigente”.

Divergências entre o implemento rodoviário e o que consta no documento podem acarretar uma série de problemas, como por exemplo, a suspensão do CAT, tornando assim o semirreboque um produto ilegal perante a legislação e inapto para circular.

O que diz a Guerra Implementos?

Na ocorrência do dia 3 março, o implemento rodoviário apreendido pela PRF se tratava de um semirreboque tanque com 4 eixos, produzidos pela GUERRA Implementos. Também procurada pelo Portal Caminhões e Carretas, a fabricante, com sede em Caxias do Sul (RS), se pronunciou sobre o ocorrido.

Através da assessoria de imprensa, a empresa afirmou que “busca o aperfeiçoamento contínuo e o respeito integral à legislação, razão pela qual verificará o que houve no caso concreto, tomando as providências necessárias. Esta afirmação reflete o compromisso da marca em operar em conformidade com a lei”.

Sobre o processo de comercialização de implementos rodoviários, a GUERRA explicou que “oferece aos clientes a opção de adquirir seus implementos rodoviários sem a inclusão dos pneus, desde que o cliente forneça pneus novos para serem instalados na fábrica antes da entrega. Tal medida visa flexibilizar o atendimento e prestigiar a atuação da livre concorrência, tendo o cliente como foco principal”.

Fonte: Caminhões e Carretas