Programação será realizada nos dias 25 e 26 de setembro. Inscrições: https://otmeditora.com/?portfolio=forum-de-gestao-e-eficiencia-de-frotas
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O Sindisan teve a honra de sediar, ontem (12), a última edição de 2019 do Seminário Itinerante da Comjovem. A programação é realizada pela NTC&Logística em parceria com a Comjovem Nacional.
Na parte da manhã, integrantes da Comjovem do Sindisan e o presidente do sindicato, André Luís Neiva, acompanharam representantes da Comjovem de diversas localidades em uma visita às instalações da Brasil Terminal Portuário (BTP).
A programação da tarde, no auditório do Sindisan, foi aberta pelo coordenador do núcleo de Santos da Comjovem, José Carlos Priante, que deu as boas-vindas aos presentes. O vice-coordenador da Comjovem Nacional, Antonio Ruyz, e o presidente André Luís Neiva também fizeram parte da cerimônia de abertura.
Os presentes puderam assistir às seguintes palestras: Apresentação da Comjovem Nacional, por Antonio Ruyz; Mercado de Caminhões pós Crise e Ferramentas da Indústria para a Sustentação do Negócio, pelo Gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus, João Herrmann; Tecnologia Embarcada como Ferramenta de Redução de Custos e Melhoria de Performance, pelo Technical Partner da Autotrac, Adilson Mota; Planejamento Financeiro e Mecanismos de Proteção Patrimonial das Empresas e dos Sócios, pelo CEO da Lifetime Asset Managment, Fernando Katsonis; Uma volta ao redor da terra por semana, isso é Logtec, pelo Diretor Comercial da Cargo X, Kauê dos Santos; e Contratação de Seguros como Vantagem Competitiva para o Transportador, por Lilliam Lorosa, da Trade Vale Seguros.
O encontro de setembro da Uniporto, no próximo dia 17, vai debater uma questão que, provavelmente, atravessa o cotidiano de muitas empresas: “A convivência entre as gerações e seus resultados nas organizações”.
O tema será apresentado por Maria Cristina Collaço, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/Baixada Santista.
A programação será realizada das 14 às 17 horas, no Centro de Treinamento da Codesp. O endereço é Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n – Macuco – Santos.
A reunião é aberta aos profissionais que operam em todas as áreas de empresas e entidades do complexo portuário. Interessados podem se inscrever pelo –e-mail:
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, na semana passada, ao julgamento conjunto de duas ações que discutem a validade da Lei 11.442/2007, que regulamenta a contratação de transportadores autônomos por proprietários de carga e por empresas transportadoras, autoriza a terceirização da atividade-fim por essas empresas e afasta a configuração de vínculo de emprego nessa hipótese. Até o momento, votaram o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes, pela constitucionalidade da norma, e o ministro Edson Fachin, que divergiu.
Os dispositivos discutidos são os artigos 5º, caput e parágrafo único, e 18 da lei. A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANTP) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), autoras da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3961, sustentam que a norma esvazia a competência da Justiça do Trabalho ao determinar que, mesmo quando for inequívoca a natureza empregatícia do vínculo, deve prevalecer artificialmente a natureza comercial predefinida.
Na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 48, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) sustenta que os dispositivos não violam qualquer disposição constitucional e estão fundamentados nos princípios da livre iniciativa e da liberdade de exercício de qualquer ofício ou profissão.
Por decisão liminar concedida pelo relator na ADC 48 em dezembro de 2017, está suspensa a aplicação dos dispositivos questionados na Lei 11.442/2007.
Relação comercial
Para o relator das ações, ministro Roberto Barroso, uma vez preenchidos os requisitos dispostos na Lei 11.442/2007, está configurada relação comercial de natureza civil e afastada a configuração de vínculo trabalhista. O ministro observou que o STF, no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 324 e do Recurso Extraordinário (RE) 958252, considerou legítima a terceirização das atividades-fim de uma empresa, sob o fundamento de que o princípio constitucional da livre iniciativa garante aos agentes econômicos liberdade para eleger suas estratégias empresariais dentro do marco legislativo vigente. “A proteção constitucional não impõe que toda ou qualquer prestação remunerada de serviços configure relações de emprego”, afirmou.
O ministro também declarou em seu voto que não há inconstitucionalidade no prazo prescricional para a propositura de ação de reparação de danos relativos ao contrato de trabalho, estabelecido no artigo 18 da lei, pois não se trata de indenização decorrente de relação de trabalho, mas de relação comercial.
O ministro Alexandre de Moraes acompanhou integralmente o relator.
Definição apriorística
O ministro Edson Fachin apresentou voto divergente. Para ele, a norma, ao utilizar as expressões “sempre” e “em nenhuma hipótese”, estabelece de forma abstrata que os transportes de carga são sempre de natureza comercial, não caracterizando em nenhuma circunstância relação de emprego. E, ao fazê-lo, no seu entendimento, exclui o regime de direitos fundamentais preconizados pela Constituição. Segundo Fachin, a regulamentação infraconstitucional não pode “fazer de forma apriorística e generalizada a definição da natureza comercial do vínculo decorrente do contrato de transporte rodoviário de cargas”. Fonte: STF.
A Polícia Civil deflagra, nesta quarta-feira (11), a Operação Rio Pequeno para cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na Capital. As ordens judiciais estão relacionadas a ocorrências de tráfico de drogas e roubos de carga.
Após cerca de quatro meses de investigações, agentes da 4ª Delegacia da Divisão Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), realizaram as diligências para cumprimento das ordens judicias.
As apurações iniciaram em maio, a partir da prisão de um homem que vendia entorpecentes no centro da Capital. Além de desarticular quadrilhas envolvidas com o comércio de drogas, as investigações ainda possibilitaram a identificação de suspeitos envolvidos em roubos de carga.
As atividades de campo contam com o empenho de 67 policiais civis do Departamento para cumprimento dos mandados. As equipes contam com apoio de um cão farejador e de helicóptero da Polícia Civil. Fonte: Secretaria de Segurança Pública SP.
O prazo de cinco sessões, previsto pelo regimento do Senado para votação da reforma da Previdência, começou a ser contado ontem (10), quando o plenário da Casa recebeu uma sessão temática para discutir a matéria, da qual participou o relator da reforma, Tasso Jereissati (PSDB-CE). O senador presidiu parte da sessão e ouviu a ponderação de alguns dos convidados.
O secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, um dos grandes articuladores da reforma pelo lado do governo federal, afirmou que o governo projeta uma economia de R$ 876 bilhões em 10 anos, já considerando as mudanças feitas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na semana passada. Antes de o texto da reforma chegar à CCJ, a economia projetada era de R$ 933,5 bilhões.
Ainda nas projeções do governo, haverá uma economia, em 10 anos, de R$ 621,3 milhões, considerando apenas a previdência do regime geral. A economia por indivíduo chegaria a R$ 8,7 mil. Já entre servidores federais, a economia no mesmo período seria de R$ 159,8 milhões, sendo R$ 114,1 mil a economia por indivíduo.
Marinho frisou que o país não tem recursos suficientes para sustentar a previdência atual, e áreas importantes sofrerão o impacto do déficit previdenciário. “O acréscimo à nossa dívida é R$ 40 bilhões ano a ano, o que impede que o Estado tenha recursos para investir. Faltam recursos para educação, saúde e segurança pública, [ou seja,] para os mais pobres”, afirmou o secretário.
A sessão também recebeu Ricardo Berzoini, que foi ministro da Previdência Social de janeiro de 2003 a janeiro de 2004. Para Berzoini, uma reforma da Previdência deve preservar o conceito de proteção social previsto pela Constituição de 1988. “Aqui se estabelece uma troca entre crianças e idosos. Precisamos tirar dinheiro dos idosos para proteger as crianças. Eu digo algo diferente: ‘precisamos tributar os bilionários, os latifundiários, os banqueiros, para que possamos ter dinheiro para fazer as políticas públicas que o Brasil precisa. […]’ É mentira que essa reforma combate privilégios”, disse.
Berzoini apresentou como base de seu argumento o fato de a proposta não atingir a atual legislatura do Congresso e de a reforma da Previdência para os militares ser, segundo ele, “um projeto muito simpático”. “Para parlamentar é só daqui para a frente, para quem se eleger em 2022. Para militar é um projeto muito simpático, acompanhado de um aumento salarial. Agora, para pensionista, há uma redução de 40%”, destacou.
Sem citar Berzoini, o secretário Rogério Marinho rebateu a proposta de tributação de grandes fortunas. “Ouvimos aqui que devemos taxar grandes fortunas ou dividendos. Bom, maravilhoso. Pessoas que aqui vieram passaram 13 anos no governo e não o fizeram. O Brasil precisa mudar sua situação tributária, mas em outro momento, em outro projeto de lei. Aqui estamos tratando de Previdência”.
Ao defender a reforma, o economista Paulo Tafner ressaltou que o perfil populacional do Brasil está mudando e que isso exige mudanças no sistema previdenciário. “Nosso sistema de repartição está condenado pela demografia. Nós devemos pensar no futuro. O Brasil é um país jovem, que vai migrar rapidamente para um país idoso. E isso já está começando. […]. A cada ano aumenta em R$ 10 bilhões o gasto previdenciário. Em 10 anos, vai chegar a 80% do orçamento total”, estimou o economista. Fonte: Agência Brasil.
Das 22 horas de hoje, dia 10, até as 5 horas de amanhã, a Ecovias realizará o lançamento da travessia da passarela do km 64 sobre a Marginal Direita da via Anchieta. Devido ao espaço físico disponível, além das condições de tráfego serem insuficientes para a operação do lançamento da viga metálica da passarela, se faz necessária a interdição total do trânsito no local.
Os condutores que seguem pela Marginal no sentido Santos deverão acessar a pista Central Sul, no dispositivo do km 63+300 (Trevo do Bigode). Por outro lado, os condutores que partem de Santos com destino a Cubatão deverão prosseguir pela pista Norte da Anchieta desde o início do trecho concedido, no fim da Avenida Martins Fontes. Fonte: Ecovias.
De hoje, dia 9, até sexta-feira, dia 13, está prevista, das 20h às 06h, a interdição total da SP-148 (Av. Bandeirantes) na altura da Alemoa, devido às obras de remanejamento de adutora, com desvio de tráfego na rodovia Anchieta SP-150 km 64 pista Norte.
Segue abaixo o resumo da operação:
Obras Noturnas na Av. Bandeirantes
A avenida Bandeirantes (SP-148) será bloqueada totalmente no sentido Santos, da Avenida Martins Fontes até a região da Alemoa, nas noites de segunda-feira (09/09) até sexta-feira (13/09) da próxima semana, das 20h00 às 6h00. Os usuários que utilizam esse trajeto terão que acessar a via Anchieta, a partir de um desvio provisório no km 64, e seguir até o km 59 (Jardim Casqueiro), para então retornar para Santos.
Trajeto do Desvio km 64 e retorno pelo km 59:
https://www.google.com.br/maps/dir/-23.9279271,-46.3692029/-23.9300314,-46.3549352/@-23.9294071,-46.3996565,4834m/data=!3m1!1e3!4m9!4m8!1m5!3m4!1m2!1d-46.4091011!2d-23.9228395!3s0x94ce1a5240b039cb:0xd2d10f3ac762346b!1m0!3e0?hl=pt-BR
No caso de veículos leves (peso bruto inferior a 12 t) oriundos do Jardim Piratininga, há a opção de seguir pela Av. Bandeirantes, no sentido Cubatão, até o Jardim Casqueiro, onde deverão acessar o dispositivo de retorno para a pista Sul da Anchieta, rumo a Santos. Esse trajeto alternativo não poderá ser adotado por caminhões acima do peso informado acima, devido à limitação da ponte do rio Casqueiro sob jurisdição do DER-SP.
Trajeto desde o Jardim Piratininga e retorno pelo km 59:
https://www.google.com.br/maps/dir/-23.924858,-46.3885387/-23.9300314,-46.3549352/@-23.9276253,-46.3716297,1142m/data=!3m1!1e3!4m9!4m8!1m5!3m4!1m2!1d-46.4091011!2d-23.9228395!3s0x94ce1a5240b039cb:0xd2d10f3ac762346b!1m0!3e0?hl=pt-BR
Fonte: Ecovias.
A arrecadação com royalties do petróleo caiu 1,65% de janeiro a agosto, na comparação com igual período de 2018. Com isso, a região deixou de receber R$ 2,3 milhões, indica a ANP. A diferença se deve à queda na cotação do barril do petróleo, em dólar – moeda na qual o preço se baseia.
Cubatão segue na liderança regional, com arrecadação de R$ 59,1 milhões (queda de R$ 500 mil em relação a 2018). O recurso é utilizado para projetos voltados ao meio ambiente, saúde e educação, diz a Prefeitura.
Para combater a eventual redução, a Administração vai propor um plano de incentivos à indústria de transformação. “A participação dos royalties no orçamento tem aumentado sua importância, atingindo neste ano cerca de 10% da receita”, diz o secretário municipal de Finanças, Genaldo Antônio dos Santos.
Bertioga vem em seguida, com arrecadação de R$ 45,1 milhões. Os recursos são aplicados em despesas com saneamento e infraestrutura urbana. São Vicente e Praia Grande utilizam o recurso em ações de zeladoria e mobilidade urbana.
“Os royalties ampliam a capacidade de investimento do Município”, avalia o secretário adjunto de Planejamento e Controle Orçamentário de Praia Grande, Cristiano Mola.
Não concorda
A Prefeitura de Guarujá discorda da distribuição atual e afirma que o modelo não respeita o princípio dos royalties: promover compensação por potencial de possível risco ambiental. Para isso, cita que o trânsito de navios com cargas perigosas na costa se concentra na área portuária da Cidade.
O secretário de Finanças de Guarujá, Adalberto Ferreira, diz que a atual distribuição prejudica sua cidade e Santos. Fonte: A Tribuna.
O governo federal está tentando construir saídas para a tabela de frete rodoviário e tem um pacote de ações com o setor para melhorar condições do transporte de cargas, mas a normalidade na questão virá do crescimento econômico do país, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na última sexta-feira.
Segundo o ministro, o governo está planejando um programa de renegociações de dívidas e está pensando em como aumentar o transporte pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos, entre outras medidas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) tinha previsão de julgar nesta semana quatro ações respeito do tabelamento do frete rodoviário, mas o presidente da corte, Dias Toffoli, retirou os processos da pauta do plenário do tribunal.
O impasse entre contratantes de transporte rodoviário, que em geral consideram a tabela inconstitucional, e caminhoneiros já dura mais de um ano, após o frete mínimo ter sido aprovado. Fonte: Reuters.