PaginaPosts

Vestibular altera tráfego na Raposo Tavares (SP-270) neste domingo (27)

A concessionária Cart, com apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), promove neste domingo uma alteração no tráfego da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Prudente (SP), devido ao vestibular que será realizado numa faculdade local.

De acordo com a concessionária, para garantir a fluidez do tráfego no trecho urbano, será implantado um plano operacional com desvios. Às 7h, a alça de saída no km 571, pista Leste, será fechada.

Ainda de acordo com a empresa, haverá equipes neste ponto para sinalizar o local, bem como nos demais pontos que ocorrerem congestionamentos.

Segundo a Cart, o motorista que trafegar no sentido Presidente Epitácio–Presidente Prudente, deverá seguir até o retorno no km 570 e continuar no sentido contrário pela marginal até o retorno do km 571, acesso à faculdade. No local, haverá painéis de mensagens que indicarão a rota alternativa.

Mais informações pelo 0800 773 0090, no site www.cartsp.com.br, ou no perfil da CART no Instagram (www.instagram.com/cart_sp/). Fonte: Estradas.com

“DT-e é a grande revolução do setor de transporte”, afirma ministro

As sucessivas paradas de caminhoneiros em postos fiscais para carimbar notas e a necessidade de carregarem pilhas de documentos na boleia dos caminhões serão, muito em breve, cenas do passado. A afirmação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que acrescentou: “O DT-e (Documento Eletrônico de Transporte) é a grande revolução do setor de transportes”.

A declaração foi dada na quinta-feira (17) a representantes de caminhoneiros, embarcadores e transportadores envolvidos na logística do transporte de cargas. “Teremos tudo no celular, e todo o processo ficará mais rápido e dinâmico”, reforçou.

Durante reunião on-line, o ministro explicou o DT-e a cerca de 130 lideranças de todo o país que atuam no setor e participaram do debate promovido pelo deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da Medida Provisória 1.501/2021. O texto institui o DT-e e tramita na Câmara dos Deputados. O encontro on-line ocorreu no âmbito do projeto Diálogos pelo Brasil, de iniciativa do parlamentar, que pretende fechar o relatório da proposta ainda neste mês.

DIGNIDADE – O ministro atualizou o segmento sobre o DT-e, plataforma tecnológica desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) para simplificar, reduzir a burocracia e digitalizar a emissão de documentos obrigatórios. A expectativa é que a iniciativa, parte do projeto Gigantes do Asfalto, resulte em redução dos custos do transporte no país, em todos os modais – a começar pelo rodoviário.

Segundo antecipou Tarcísio de Freitas, as especificidades das diferentes cadeias produtivas e cargas – como fracionada, industrializada e de safra – deverão ser incorporadas, a partir de emendas, à MP. “Estabelecemos um ambiente de muita colaboração e diálogo, com apoio integral do relator da medida provisória, do setor produtivo, embarcadores, transportadores e caminhoneiros, que terão mais dignidade. Estão todos imersos em prol do DT-e. Estamos indo na direção certa para tornar o transporte mais efetivo, ágil e barato”, concluiu Tarcísio. Fonte: Ministério da Infraestrutura.

Novos pontos de parada e descanso são certificados em rodovias brasileiras

Portaria publicada no dia 15 no Diário Oficial da União (DOU) certificou três novos pontos de parada e descanso (PPD) e renovou a licença de outros 10. Agora, estão credenciados no Ministério da Infraestrutura 39 PPD certificados em 12 estados brasileiros, localizados em rodovias federais e concedidas. A criação dos pontos tem como objetivo melhorar promoção a qualidade do trabalho do setor de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

“Os pontos de parada e descanso trarão benefícios não só para os profissionais, como também para os estabelecimentos e à sociedade, como a diminuição de acidentes por falhas humanas devido ao cansaço; redução dos roubos e furtos; e o estímulo à modernização dos estabelecimentos. Isso é de suma importância para todos que estão constantes nas rodovias, nossa meta é ainda certificar mais 61 até o final desse ano”, afirmou o secretário nacional de Transportes Terrestres do MInfra, Marcello Costa. Fonte: Ministério da Infraestrutura.

ANTT publica aviso de audiência pública sobre transporte ferroviário de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, no dia 15, a abertura de Audiência Pública Nº 5/2021, com o objetivo de tornar público, colher sugestões e informações adicionais para o aprimoramento do projeto “Regulamentação das Operações Acessórias no Transporte Ferroviário de Cargas”. O tema é integrante da Agenda Regulatória da ANTT para o biênio 2021/2022, instituída por meio da Deliberação nº 529/2020.

Para entender mais sobre o procedimento de audiência pública, assista ao vídeo do Canal ANTT, no Youtube. Para saber como enviar sua contribuição, acesse o tutorial do Sistema ParticipANTT: https://www.youtube.com/watch?v=r66Gh4nsnRI&list=PLhwzArnfqls_O8mkrQNrcUHEQO9KaV1tx&index=2

Serviço:

Evento: Audiência Pública nº 5/2021.

Período de Contribuições: das 9h do dia 20/7/2021 até as 18h do dia 3/9/2021

Sessão Pública Virtual: 26/08/21, das 15 às 18 horas.

Obs.: O endereço eletrônico da videoconferência será divulgado até as 14h do dia 26 de agosto de 2021, no Portal da ANTT: https://www.gov.br/pt-br

Informações específicas sobre a matéria e as orientações acerca dos procedimentos relacionados com a realização e participação da Audiência Pública estarão disponíveis no Portal da ANTT a partir das 9h do dia 13 de julho de 2021. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail ap005_2021@antt.gov.br ou pelo telefone (61) 3410-1812.

Fonte: ANTT.

Entidades do TRC de SP reiteram pedido ao governo para vacinação dos profissionais do setor contra Covid 19

 

A FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo), a FTTRESP (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo) e a FETRABENS (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo) enviaram, na sexta-feira (11 de junho), ofício ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, reiterando pedido de priorizar os profissionais do TRC na vacinação contra a covid 19

No documento as entidades avaliam a situação. “Incompreensível o não reconhecimento pelo Governo do Estado de São Paulo da situação de vulnerabilidade e o risco a que o motorista de transporte está submetido, deixando até agora de acolher o pedido de inclusão da categoria na lista de prioridade de vacinação, proporcionando indispensável proteção ao profissional fundamental para a continuidade de circulação de bens no País e que inclusive leva a vacina aos locais de vacinação, mas dela não lhe é permitido usufruir. Por isso, as entidades em conjunto resolveram reiterar pedido anteriormente encaminhado à Vossa Excelência desde dezembro de 2020, no sentido de priorizar o atendimento e vacinação dos motoristas profissionais empregados das empresas de transporte rodoviário de cargas e do motorista autônomo de veículos de carga, fazendo assim justiça com a categoria e reconhecendo a relevância dos serviços por eles prestados a toda a sociedade.”

Íntegra do documento

A FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, a FTTRESP – Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo e a FETRABENS – Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo são entidades que representam as empresas e seus motoristas empregados e autônomos que dirigem veículos de transporte de carga no Estado de São Paulo.

A categoria é composta de trabalhadores abnegados que não mediram esforços e aceitaram o risco de continuar exercendo sua atividade durante mais de um ano de pandemia, mantendo o escoamento da produção no Estado e o abastecimento de toda a cadeia de produção e consumo, assegurando o abastecimento ao consumidor de bens essenciais como remédios, alimentos e todos os gêneros de primeira necessidade, inclusive hospitais e estabelecimentos da saúde.

Incompreensível o não reconhecimento pelo Governo do Estado de São Paulo da situação de vulnerabilidade e o risco a que o motorista de transporte está submetido, deixando até agora de acolher o pedido de inclusão da categoria na lista de prioridade de vacinação, proporcionando indispensável proteção ao profissional fundamental para a continuidade de circulação de bens no País e que inclusive leva a vacina aos locais de vacinação mas dela não lhe é permitido usufruir.

Por isso, as entidades em conjunto resolveram reiterar pedido anteriormente encaminhado à Vossa Excelência desde dezembro de 2020, no sentido de priorizar o atendimento e vacinação dos motoristas profissionais empregados das empresas de transporte rodoviário de cargas e do motorista autônomo de veículos de carga, fazendo assim justiça com a categoria e reconhecendo a relevância dos serviços por eles prestados a toda a sociedade.

Ao ensejo, apresentamos a Vossa Excelência nossos protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

CARLOS PANZAN

Presidente da FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

VALDIR DE SOUZA PESTANA

Presidente da FTTRESP – Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo

NORIVAL DE ALMEIDA SILVA

Presidente da FETRABENS – Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo

Fonte: FETCESP

Despoluir: Regulagem da frota evita multas da Cetesb e contribui com o meio ambiente

 

Nesta época do ano as condições atmosféricas dificultam a dispersão de poluentes provocando grande aumento na poluição do ar. E como todos já sabem, os veículos movidos a diesel são grandes influenciadores na piora da qualidade do ar que todos respiramos.

Por isso, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realiza a Operação Inverno com o objetivo de multar veículos emitindo fumaça preta em excesso. Atualmente o valor da multa é de R$ 1.745,40.

O primeiro megacomando aconteceu na semana passada com a aplicação de cerca de 800 multas. E outras operações serão realizadas nas próximas semanas.

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, ressalta que o setor de transporte precisa estar envolvido neste tema e desenvolver ações para contribuir com a preservação do meio ambiente e manter a frota regulada. Para isso pode contar com o Programa Despoluir da FETCESP que atende as empresas do TRC no Estado de São Paulo. São sete unidades móveis com atendimento gratuito em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Por ser certificado pela Cetesb , o Programa Despoluir consegue oferecer à empresa parceira a possibilidade de recurso em caso de autuação por excesso de fumaça preta, reduzindo em 70% o valor da multa após a comprovação das devidas manutenções e restabelecimento dos limites permitidos de emissões.

Todo o procedimento é realizado nas dependências da empresa transportadora e para cada aferição de veículo é emitido um Relatório de Avaliação Veicular Ambiental, além de um Selo de Aprovação do Despoluir, que é colado no para-brisa do veículo que alcançar os resultados mínimos exigidos pela legislação.

A FETCESP tem unidades móveis nas cidades de Bauru (Sindbru), Campinas (Sindicamp), São Paulo (FETCESP), Ribeirão Preto (Sindetrans), São Caetano do Sul (Setrans), São José do Rio Preto (Setcarp) e Sorocaba (Setcarso).

O Programa Despoluir é realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Sest Senat com o apoio das federações de transportes.

Mais informações

E-mail: coordenacao@fetcesp.com.br

Whatsapp:  (11) 98492-7304.

Telefone: (11) 2632-1022

Fonte: FETCESP

Sindisan encerra as negociações trabalhistas de 2021

 

Na última sexta-feira (11) o Sindisan encerrou as negociações trabalhistas 2021/2022 com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região (SINDROD). O acordo terá vigência de 1º de maio de 2021 até 30 de abril de 2022.

O reajuste negociado foi de 7,59% sobre todas as cláusulas econômicas, sendo as diferenças dos salários de maio e junho pagas como abono pecuniário até o quinto dia útil do mês de julho.

Confira abaixo os novos valores dos pisos salariais e demais benefícios:

FUNÇÕES SALÁRIOS
Motorista Bi-Trem / Rodotrem R$ 2.259,06
Motorista de Carreta R$ 1.963,77
Motorista Operador de Pá Carregadeira R$ 1.963,77
Motorista de Empilhadeira acima de 15 Toneladas R$ 2.259,06
Motorista de Empilhadeira até 15 Toneladas R$ 1.787,62
Motorista de Truck e Veículos Leves R$ 1.787,62
Conferente R$ 1.430,08
Auxiliar de Escritório R$ 1.138,18
Ajudante R$1.124,32
BENEFÍCIOS
Almoço R$ 27,32
Jantar R$ 27,32
Pernoite R$ 32,65
Cesta Básica R$ 160,03

O novo texto da Convenção Coletiva de Trabalho traz algumas mudanças, com destaque para:

– A remuneração das 30 (trinta) horas extras (garantia mínima prevista na CCT), quando não efetivamente trabalhadas, será paga em caráter exclusivamente indenizatório;

– Alteração na forma de pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), que agora deverá ser paga em uma única parcela, no retorno das férias do colaborador;

– Instituição de programas de premiação, mediante termo aditivo;

– Possibilidade de pagamento do vale transporte em dinheiro;

– Exclusão do termo aditivo para extensão de 4 horas na jornada de trabalho do motorista, que poderá ser prorrogada, em situações excepcionais, nos termos da lei, assegurados os intervalos de refeição e descanso;

– Instituição de ajuda de custo, de natureza indenizatória, para custear despesas relacionadas ao teletrabalho.

A CCT encontra-se em fase de assinatura e o texto completo será disponibilizado posteriormente.

Em caos de dúvidas contate a secretaria do Sindisan no telefone (13) 2101-4745 ou pelo e-mail secretaria@sindisan.com.br.

Fonte: Sindisan

 

Veículos isentos do rodízio em SP deverão cadastrar-se para obtenção de AET

Foi publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo de 08 de junho, o Decreto nº 60.291, que introduz alterações no que trata do rodízio municipal, no que tange aos procedimentos de concessão de AET – Autorização Especial de Trânsito aos veículos excepcionados desta restrição.

As condições e requisitos para a AET, assim como as informações necessárias para o cadastro dos veículos isentos, serão estabelecidos por meio de ato do Diretor do DSV.

A norma estabelece ainda que, os efeitos do cadastro não terão efeitos retroativos, ou seja, se algum veículo isento foi multado e teve o seu valor recolhido, não haverá possibilidade de restituição.

A AET terá validade de 2 anos e os procedimentos de renovação também estarão contidos no ato de regulamentação deste decreto.

O SETCESP estará acompanhando a publicação desta portaria regulamentar e informará assim que possível as orientações para o cadastramento.

Fonte: Setcesp