O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o oficial do país, registrou deflação (queda de preços) de 0,04% em setembro deste ano. A taxa é menor que as inflações de 0,11% de agosto último e de 0,48% de setembro do ano passado.
Segundo dados divulgados hoje (9), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do país acumula 2,49% no ano e de 2,89% em 12 meses.
A deflação de setembro foi influenciada principalmente pela queda de preços de 0,43% dos alimentos e bebidas. Os alimentos para serem consumidos em casa passaram a custar, em média, 0,70% menos no mês.
As principais quedas foram registradas pelo tomate (-16,17%), que foi o item individual que mais impactou o IPCA; a batata-inglesa (-8,42%); a cebola (-9,89%) e as frutas (-1,79%).
Alimentos têm alta
Ainda assim, alguns alimentos tiveram alta, como o leite longa vida (1,58%) e as carnes (0,25%).
Outros grupos de despesas com deflação foram a comunicação (-0,01%) e artigos de residência (-0,76%). Estes últimos foram puxados pelo recuo de preços dos eletrodomésticos e equipamentos (-2,26%) e dos itens de TV, som e informática (-0,90%).
Os gastos com saúde e cuidados pessoais tiveram a maior alta de preços em setembro: 0,58%. Nesse grupo, o aumento foi influenciado pelas inflações de 1,65% dos artigos de higiene pessoal, e de 0,57% dos planos de saúde.
Os transportes mantiveram seus preços no mês. Os demais grupos tiveram as seguintes taxas de inflação: habitação (0,02%), vestuário (0,27%), despesas pessoais (0,04%) e educação (0,04%). Fonte: Agência Brasil.
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Temporada de Cruzeiros tem início em 17 de novembro
A atracação do transatlântico Zaandam, da operadora Holland America, em 17 de novembro, abrirá a nova temporada de cruzeiros no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), no Porto de Santos. Nos 83 dias de operação, passarão pela instalação turística portuária mais de 627 mil pessoas (somados embarques, desembarques e em trânsito) – o que representa aumento de 3,8% em relação à temporada anterior.
Os números podem consolidar o terceiro período consecutivo de crescimento do setor, em recuperação da forte queda entre 2012 e 2017. Assim preveem a direção do Concais e a Cruise Lines International Association (Associação Internacional de Cruzeiros, em livre tradução), entidade que reúne as principais armadoras do setor.
Na costa brasileira, a expectativa é de expansão em até 6% no número de passageiros durante a nova temporada. O Porto de Santos é um dos mais importante para o embarque de turistas. Nos próximos meses, 14 navios terão escalas regulares por aqui, sendo oito de trânsito e seis de cabotagem (com embarque, navegação e desembarque exclusivos entre portos nacionais).
O secretário municipal de Turismo, Odair Gonzalez, diz que, durante a temporada de cruzeiros, “a Cidade se transforma em uma vitrine, mostrando atrações e sua infraestrutura a um público que, em outra situação, talvez nem cogitasse vir a Santos”.
De acordo com as projeções do terminal santista, devem iniciar roteiro pelas instalações regionais mais de 288 mil passageiros. Trata-se de uma ampliação de 1,3 % em relação à temporada anterior (285 mil). Para receber o contingente, o titular da pasta afirma promover qualificações nos segmentos turísticos.
“Ano a ano, vemos mais turistas estrangeiros circulando pelo Município, passeando de bonde e conhecendo nossos museus, sobretudo Pelé e do Café, o Monte Serrat, praias e jardins. Nossa expectativa é que esses visitantes apreciem nossa terra, retornem em uma próxima oportunidade e divulguem as atrações a parentes e amigos”.
Novidades
A ligeira melhora é esperada com as novidades do setor. Para esse ano, o transatlântico MSC Sinfonia volta a atracar na costa santista. Com capacidade para até 2.679 pessoas, ele fará roteiros de Santos a Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Ele aportará no cais santista em 13 de dezembro.
Nessa data, as instalações regionais receberão o maior número de navios em um dia: cinco transatlânticos. Segundo a diretora de operação do Concais, Sueli Martinez, a temporada terá ainda 57 dias com atracação de um navio, outros 23 com operações de duas embarcações simultâneas e duas datas com três transatlânticos.
A estação também marca o retorno do MSC Seaview, que passou pela costa brasileira em 2018. Ele é o maior cruzeiro que já esteve no País, coma capacidade para 5.300 hóspedes. A embarcação tem roteiros a partir dos portos de Santos e Salvador.
Sueli avalia, contudo, que o fluxo da temporada deve ser idêntico à anterior. “Buscamos oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos nossos passageiros. Para isso, podem acontecer mudanças na logística”. Ela destaca investimentos pontuais de segurança, como aquisição de novos aparelhos de verificação de bagagem e de monitoramento. Fonte: A Tribuna.
Artesp divulga agenda de audiências públicas para a concessão do Lote Rodovias do Litoral Paulista
A partir do próximo dia 21, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP inicia uma série de quatro audiências públicas sobre a concessão do Lote Rodovias do Litoral Paulista. A licitação proposta abrange 230 quilômetros de rodovias, incluindo trechos da Mogi-Bertioga (SP 098), da Pedro Eroles (SP 088) e da Padre Manoel da Nóbrega (SP 055). As audiências públicas ocorrerão nos municípios de Mogi das Cruzes (dia 21/10), Itanhaém (dia 23/10), Bertioga (dia 24/10) e em São Paulo (dia 25/10) como forma de possibilitar a participação da sociedade no processo de concessão.
Serão realizadas obras que trarão significativas melhorias nas condições de segurança viária da rodovia como duplicações, marginais, novos dispositivos de acesso, passarelas, ciclovias, dentre outras intervenções.
Confira a íntegra e os locais das audiências no link:
http://www.artesp.sp.gov.br/Style%20Library/extranet/noticias/noticia-detalhes.aspx?id=325
Fonte: Artesp.

Produção de veículos tem queda de 8,3% em setembro
A produção de veículos caiu 8,3% em setembro na comparação com agosto. Segundo o balanço divulgado hoje (7), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 247,3 mil unidades em setembro, contra 269,8 mil de agosto.
Em relação a setembro do ano passado, o número representa uma alta de 10,9%. No acumulado de 2019, a produção automobilística registra um crescimento de 2,9%, com um total de 2,26 milhões de unidades em nove meses.
As vendas tiveram queda de 3,3% em setembro em relação a agosto, com a comercialização 234,8 mil unidades. O número significa um aumento de 10,1% sobre as vendas de setembro de 2018.
No acumulado dos primeiros nove meses, foram comercializados 2,03 milhões de veículos, uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Exportações
As exportações acumulam queda de 35,6% de janeiro a setembro, com 337,5 mil unidades vendidas para o exterior. Em comparação com setembro de 2018, os 36,6 mil veículos exportados no último mês significam uma retração de 7,1% na comercialização no mercado externo. Entre agosto e setembro deste ano foi verificada ainda uma ligeira queda das exportações (-0,2%).
Emprego
O setor anotou em setembro uma queda de 3,4% no número de postos de trabalho em comparação com o mesmo mês de 2018. Atualmente, 127,9 mil pessoas trabalham na indústria automotiva, uma retração de 0,2% em relação a agosto. Fonte: Agência Brasil.
CMA discute proibição de carro movido a combustível fóssil a partir de 2060
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realizará audiência pública nesta segunda-feira (7), às 14h, para discutir o PLS 454/2017, que veda a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 2060.
A proposta do senador Telmário Mota (Pros-RR) diminui gradualmente o consumo de combustíveis fósseis (como gasolina e óleo diesel) e, consequentemente, a emissão de poluentes atmosféricos. De acordo com o projeto, a partir de 2030, 90% dos veículos vendidos poderão ter tração automotora por motor a combustão. O percentual passará para 70% em 2040 e para 10% em 2050. E em 2060 a proibição será total. A vedação não se aplica a veículos movidos por biocombustíveis.
Os convidados para o debate foram o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg; o diretor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Jr.; e o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Ciclomotores e Similares (Abrafics), Maurício Siqueira Francisco. Além dos representantes da Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e representante da Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
A audiência, solicitada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), será interativa e acontecerá na sala 13, Ala Senador Alexandre Costa no Anexo II do Senado. Fonte: Agência Senado.

ANTT estreia no Spotify
A ANTT estreou um novo canal de comunicação com a sociedade. Confira a estreia do podcast “ANTT em Sintonia com você” na plataforma digital Spotify.
A primeira entrevista (podcast) foi com o gerente de Regulação e Outorgas de Rodovias (Gereg/Suinf), Marcelo Fonseca, a respeito da concessão da BR-364/365/GO/MG. O leilão ocorreu na sexta passada (dia 27/9) e o gerente explica a importância estratégica do trecho, os benefícios para a população e as lições aprendidas com o modelo de outorga.
Novo canal – No Spotify, o conteúdo é gratuito, pode ser acessado e ouvido online, em dispositivos móveis ou radiofônicos, quando e onde o cidadão quiser. O programa “ANTT em Sintonia com você” visa ampliar seu alcance com os usuários de transportes terrestres, que estão cada vez mais conectados com o mundo digital.
O objetivo do novo canal de comunicação é noticiar conteúdo de interesse público, boas práticas da Agência, além de fortalecer o papel institucional e o relacionamento da ANTT com seus públicos-alvo. Fonte: ANTT.
Multa para motorista que fizer transporte não autorizado passa a ser gravíssima
Motoristas que fizerem transporte escolar não autorizado e transporte remunerado irregular de pessoas ou bens passam a cometer infração gravíssima a partir desta segunda-feira (7).
Para transporte escolar sem licença, a infração era considerada grave. Agora, além de ser gravíssima, terá a multa multiplicado por 5 e leva 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de prever a remoção do veículo. Com a mudança, o valor cobrado passa de R$ 195,23 para R$ 1.467,35.
Para o transporte remunerado irregular, de pessoas ou bens, a infração passou de média para gravíssima, também com remoção do veículo, e 7 pontos na CNH. A multa sobe de R$ 130,16 para R$ 293,47.
Atualmente tramita no Congresso um projeto que prevê alterações profundas no Código de Trânsito Brasileiro, proposto pelo presidente Jair Bolsonaro. Entre as mudanças sugeridas está o fim da multa para o transporte de crianças sem cadeirinha. Fonte: G1. Confira a íntegra em: https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/10/07/multa-para-motorista-que-fizer-transporte-nao-autorizado-passa-a-ser-gravissima.ghtml
Nova regra de validação do QR Code no CTe tem início no dia 7
A partir de 07 de outubro, passará a valer a nova regra de validação do QR Code no ambiente de produção do CT-e.
Esta alteração foi feita através do Ato Cotepe/ICMS nº 30 de 26/06/2019, onde foi aprovado o novo manual de orientações do Contribuinte – CTe, versão 3.00a e seus anexos, que estabelecem as especificações técnicas do Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e, dos Pedidos de Concessão de Uso, Cancelamento, Inutilização e Consulta via WebServices a Cadastro, a que se refere o Ajuste SINIEF 09/07, de 25 de outubro de 2007.
Mudanças previstas no Manual
– Criação do Evento Inclusão de DF-e
– Criação do Web Service síncrono de autorização
– Novas regras de validação para Carregamento posterior
– Novas de regras de validação do QR Code
– Novas de regras de validação para o grupo de responsável técnico
– Novas de regras de validação de CNPJ/CPF para proprietário, contratante e responsável pelo CIOT no modal rodoviário.
Cada SEFAZ Autorizador possui um endereço específico que será verificado na informação do QR Code no CT-e.
Para auxiliar os contribuintes, segue a URL de QR Code que deve ser indicada conforme a UF do emitente (mesmo no caso de SVC):
Ambiente de Produção: SVSP (AP, RR, PE, SP)
https://nfe.fazenda.sp.gov.br/CTeConsulta/qrCode
Ambiente de Homologação: SVSP (AP, RR, PE, SP)
https://homologacao.nfe.fazenda.sp.gov.br/CTeConsulta/qrCode
Segue abaixo o link com manual de orientação:
http://www.cte.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=YIi+H8VETH0=
Fonte: Datapar.

Obras na Entrada de Santos exigem interdições neste final de semana
Dentro das obras da Nova Entrada de Santos, estão previstas interdições no trânsito, na pista sentido São Paulo, das 6 horas de sábado (dia 5) às 5 horas de segunda (dia 7).
No gráfico, é possível conferir os detalhes e rotas alternativas. Acesse o link: https://sindisan.com.br/wp-content/uploads/2019/10/041019entradasantos.jpg
ou visualize diretamente no site http://www.santos.sp.gov.br
Fonte: Prefeitura de Santos.
Em Santos, Ipem-SP realiza verificação de radar
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, irá verificar no próximo domingo, 6 de outubro, a partir das 9h, os radares localizados nos seguintes endereços em Santos. São eles:
– Avenida Engenheiro Civil Sérgio Costa Matte, nº 48;
– Rodovia SP 150, acesso 000, km 064
Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo radar.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Santos. Fonte: Ipem-SP.