Em apoio às obras de construção do viaduto da via Cambuí, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos (SP), na altura do km 146,4 da pista sentido Rio de Janeiro, a CCR NovaDutra informa que, entre os dias 18 e 20 de fevereiro será necessário reconfigurar o tráfego na região, com interdição da faixa da direita da via Dutra, ficando duas faixas para circulação dos usuários. As interdições estão previstas para iniciar a partir das 21h.
Durante esses dias (18 a 20), sempre no período da noite, quando irão ocorrer os trabalhos, haverá fechamento da faixa da direita da pista sentido Rio de Janeiro e da faixa esquerda da expressa sentido São Paulo. A pista expressa sentido São Paulo ficará com uma via disponível para o tráfego. Já a pista no sentido Rio de Janeiro contará com duas faixas para o tráfego. Essa alteração é necessária para que a empresa contratada pela prefeitura de São José dos Campos realize a montagem e desmontagem do guindaste que fará o lançamento das vigas.
Por segurança durante o lançamento haverá interdição total da via Dutra. Após o lançamento de cada viga, haverá liberação momentânea do tráfego. Deverão ser lançadas quatro vigas por noite. Sempre após o término do lançamento de cada viga a PRF fará a liberação momentânea do tráfego. Cada viga pesa aproximadamente 40 toneladas. Em caso de chuva, os trabalhos podem ser adiados ou interrompidos.
Para alertar os usuários sobre os trabalhos, será implantada sinalização especial com placas, sinalização de solo e noturna, além de homens-bandeiras. A Polícia Rodoviária Federal prestará apoio na orientação do tráfego. No período de realização das obras, o tráfego no trecho terá a velocidade máxima permitida de 80km/h.
Já na pista sentido São Paulo os trabalhos estão programados para ocorrer entre os dias 21 e 23 no mesmo horário. A diferença é que nesse caso não haverá interdição de pistas na via Dutra. A interdição programada será na via local do município de São José dos Campos.
Os motoristas podem obter informações sobre as condições de tráfego na via Dutra sintonizando a CCRFM 107.5. Os motoristas e passageiros podem ligar também para o Disque CCR NovaDutra, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800-0173536. Fonte: CCR Nova Dutra.
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Obras do viaduto da entrada da Cidade são intensificadas
As equipes que estão trabalhando na construção do viaduto na entrada da Cidade, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Av. Martins Fontes, passaram a trabalhar todos os dias da semana, de segunda a segunda.
Com o incremento nas atividades, antes realizadas de segunda a sexta-feira, o objetivo é agilizar o empreendimento e reduzir ao máximo os transtornos temporários para quem precisa passar naquele local. O novo esquema está valendo desde o último final de semana (dias 9 e 10).
Até o momento, do total de 132 estacas de sustentação, já foram implantadas 26. As estacas chegam à profundidade de 40 a 42 metros. Para que fiquem protegidas do desgaste causado pela maré e pelo lençol freático dessa região, as estruturas são revestidas parcialmente por um tubo de ferro preenchido com concreto, chamado de camisa.
O elevado tem como diferencial sua forma em curva que faz com que cada trecho tenha um ângulo diferente e não haja necessidade de utilizar materiais pré-moldados na construção. Toda a estrutura é montada no próprio canteiro de obras. O viaduto deve ser concluído em julho de 2020 e integra a etapa 3 do Programa Nova Entrada de Santos. Fonte: Prefeitura de Santos.
Receita Federal alerta empregadores do grupo 2 para o cumprimento da 4ª fase do eSocial
Após o fechamento da primeira folha de pagamento na nova sistemática do eSocial, as empresas de médio porte definidas como 2º grupo, cujo faturamento ficou entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões em 2016 e que não sejam optantes pelo Simples Nacional, devem se preparar para a fase 4: substituição da GFIP para recolhimento de Contribuições Previdenciárias referente à competência de abril/2019.
A Receita alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar as informações nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao sítio do eSocial.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) vai substituir até 15 obrigações periódicas para os empregadores brasileiros, reduzindo custos e melhorando o ambiente de negócios do país.
O primeiro grupo de empregadores já completou o processo de migração para o novo sistema. São 13 mil grandes empresas e 11,5 milhões de trabalhadores. Fonte: Receita Federal.

Sindisan é representado em reunião em Brasília
Reunião do Conselho Consultivo com o Ministro da Infraestrutura
O presidente do Sindisan, André Neiva, esteve presente à programação
Com o intuito de discutir a descentralização e demais demandas do Porto de Santos, o Deputado Júnior Bozzella criou o Conselho Consultivo do Porto, composto por Prefeitos, Deputados , dirigentes sindicais e de entidades diretamente ligadas às atividades portuárias.
Os trabalhos se iniciaram na última sexta-feira, dia 8, com uma reunião na Associação Comercial de Santos, onde se discutiram os temas e conduta para reunião com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o Secretário Nacional de Portos, Diogo Pilone, realizada ontem (13), em Brasília.
O Ministro pontuou as medidas adotadas por sua pasta, com destaque para a confirmação do engenheiro naval e economista Casemiro Tércio Carvalho como presidente da Codesp; a manutenção das nomeações de técnicos capacitados para demais cargos e, por conta disso, a possibilidade de descentralização de uma série de atividades; a permanência do controle Federal no Porto, sendo que a privatização não está no radar do Ministério. Foi elogiada a iniciativa do Deputado Júnior Bozzella, destacando o empenho no tema.
Todos os participantes tiveram a oportunidade de se pronunciar e os principais temas foram: a urgência na construção do novo acesso ao Porto, da perimetral da Margem Esquerda e resolução do conflito rodoferroviário na Margem Direita, obras de responsabilidade do Governo Federal; o retorno do poder deliberativo ao CAP, bem como a obrigatoriedade de consulta por parte da Autoridade Portuária; isonomia e celeridade no atendimento dos órgãos anuentes; uma maior participação do município nos recursos federais arrecadados; e a rápida implantação do VTMIS.
Muitas foram as demandas e a receptividade e entendimento foram muito grandes.
Agradecemos e parabenizamos o Deputado Júnior Bozzella por essa articulação.

Volvo contrata 300 funcionários e aumenta investimentos
Contratação de 300 funcionários e investimentos de mais R$ 250 milhões são as medidas tomadas pela Volvo América Latina para atender o mercado brasileiro de caminhões, que deve crescer cerca de 30% neste ano, atingindo 99 mil unidades. Os novos recursos são um volume adicional ao total de R$ 1 bilhão que o Grupo Volvo prevê investir no período de 2017 a 2019.
Durante entrevista coletiva ontem (13) em São Paulo, os executivos da empresa demonstraram otimismo em relação à economia brasileira e comemoraram os resultados de 2018, bem acima do previsto. “Crescemos 79% no Brasil, considerando os veículos acima de 16 toneladas, chegando à vice-liderança do segmento”, contou o diretor Comercial de Caminhões, Alcides Cavalcanti. A Volvo também foi a marca que mais cresceu na área de semipesados, com uma elevação de 66% de vendas.
O caminhão FH 540 6×4 foi o campeão de vendas em todas as categorias no País. Foram 4.114 emplacamentos. Também houve grande expansão no mercado fora de estrada. Neste segmento, o mercado brasileiro cresceu 23% e a Volvo, 55%.
Com uma carteira de R$ 7 bilhões, o Brasil tem a segunda maior participação no Volvo Financial Services, que ajudou no bom desempenho das vendas. Segundo o presidente do banco, Ruy Meirelles, no ano passado, 41% dos negócios foram financiados pelo CDC, contra apenas 15% do ano anterior. “O nível de subsídio do Finame (do BNDES) foi caindo nos últimos anos. Por outro lado, a Selic (taxa básica dos juros no País) fez com que o custo do CDC ficasse mais atrativo”, explicou.
Segundo ele, as taxas do banco estatal e dos bancos privados estão muito próximas uma da outra. “Além disso, o CDC oferece parcelas fixas o que dá previsibilidade para o comprador”, afirmou. Desde o final do ano passado, o BNDES também oferece Finame com parcelas fixas, mas apenas para os pequenos transportadores.
O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, destacou que não foi apenas no Brasil que a marca teve bom desempenho. “O ano passado foi o melhor ano da história para a Volvo, com crescimento de 17% nas vendas de todo o mundo”, disse ele. O faturamento foi de 391 bilhões de coroas suecas. Nos Estados Unidos, a marca lançou uma nova linha completa de caminhões VN . “Foi um ano de muitas inovações tecnológicas”, disse. Fonte: Carga Pesada. Confira a íntegra em: https://cargapesada.com.br/2019/02/13/volvo-contrata-300-funcionarios-e-aumenta-investimentos/
Consad homologa nomes de diretores da Codesp nesta sexta
Chegou o grande dia, pelos menos para dois novos integrantes da diretoria da Codesp. Porém, não será dessa vez que o nome de Casemiro Tércio Carvalho terá seu nome homologado pelo Conselho de Administração da estatal, o Consad. Na sexta-feira, dia 15, às 14 horas, acontece uma reunião extraordinária quando devem ser aprovados os nomes de Jennyfer Tsai e Danilo Veras. Carvalho estaria esperando a chegada de um documento para, sim, esperar sua efetivação como presidente.
Jennyfer e Veras têm acompanhado Casemiro Tércio Carvalho em todas as reuniões que ele vem fazendo na Codesp. Jennyfer trabalhava na Triunfo Participações e Investimentos SA, uma das principais empresas brasileiras do setor de infraestrutura, com forte atuação nos segmentos de concessões rodoviárias, aeroportuária e geração de energia. Já Veras, veio da Raízen, uma empresa brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, transporte e distribuição de combustíveis e geração de bioeletricidade.
Carvalho foi indicado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e vem fazendo reuniões na estatal com gerentes e superintendentes e discutindo dados e números sigilosos. O que causa estranheza é que um dos motivos da lentidão na oficialização no cargo é que Carvalho é sócio de duas empresas (Garín Investimentos e Bureaua de Engenharia) com ligações com o setor portuário, algo considerado incompatível com a função.
MPF
As primeiras ações de Carvalho, na Codesp, sem sua nomeação ter sido publicada no Diário Oficial da União (DOU) e seu nome aprovado pelo Consad, já chegou ao Ministério Público Federal (MPF), pelas mãos da Associação dos Acionistas Minoritários (AAM) da autoridade portuária, que sugere à Procuradoria da República uma ação de responsabilidade.
O advogado José Francisco Paccillo, que representa a AAM, disse que o certo seria, após Ministério indicar o nome, a Secretaria dos Portos fazer uma análise criteriosa e referendar o escolhido ao Consad para, só então, o designado assumir o comando da Codesp. Ele tenta convencer o MPF que houve violações éticas, administrativas dentro de uma entidade que administra o maior porto da América Latina, que é um ente da União e “não um feudo, com ingerências políticas, permitindo a violação da privacidade e intimidade de funcionários e informações sigilosas e imprescindíveis para a Codesp”, disse Paccillo. Fonte: Diário do Litoral.

Rodovia sp-304 é interditada para obras em São Pedro
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Estadual interditaram completamente o tráfego na SP 304, em São Pedro.
Os bloqueios acontecem no Km 198, em São Pedro e no Km 225, em Santa Maria da Serra. Os trabalhos para recuperação de erosão já são realizados na rodovia desde ontem (13). O prazo estimado das obras é de 30 dias.
Rotas Alternativas – Os motoristas que vêm da SP 300 com sentido ao município de Rio Claro poderão entrar na SP225, na cidade de Bauru, e voltar para a SP 330 até o seu destino.
Já aqueles que vêm da SP 300 com destino à Piracicaba, deverão acessar a SP 147 e seguir no sentido Anhembi, retornando para Piracicaba. Fonte: DER.
Demanda por pesados mantém crescimento da indústria de implementos
A indústria de implementos rodoviários inicia mais um período no caminho de sua recuperação, em continuidade ao desempenho que apresentou no ano passado. No primeiro mês de 2019, o mercado absorveu 8.020 equipamentos de transporte de carga, volume 50,4% superior ao mesmo mês de 2018, quando as entregas somaram 5.331 unidades. O balanço é da Anfir, divulgado na segunda-feira, 11 de fevereiro.
A trajetória da retomada, a exemplo do mercado de caminhões, tem na categoria de pesados a principal aliada, reflexo do bom momento pelo qual atravessa o agronegócio no País, com expectativa de safra de grãos bem próxima ao recorde de 238 milhões de toneladas. No mês passado, os 4.392 reboques e semirreboques negociados representaram alta de 83,7% na comparação com janeiro de 2017, período no qual registrou 2.392 unidades vendidas. O volume de equipamentos pesados entregue concentrou 54,8% das vendas totais.
Ainda que também apresente desempenho positivo, o segmento de implementos leves, identificado pelas carrocerias sobre chassi, revela uma recuperação com bem menos ímpeto em relação aos pesados. Em janeiro, as associadas da Anfir entregaram 3.628 produtos da categoria, alta de 23,4% sobre as 2.940 unidades registradas um ano antes.
“O momento do setor é de recuperação e sabemos que é um trabalho demorado porque a indústria de implementos rodoviários depende do desempenho da economia”, diz em nota Norberto Fabris, presidente da Anfir. “Enquanto a economia ligada ao agronegócio segue apresentando bons resultados, nos centros urbanos os negócios não estão girando no mesmo ritmo”, assinala e explica: “o reflexo desse descompasso é observado no total dos emplacamentos de implementos rodoviários”. Fonte: Estradão/Estadão.

IBGE reduz previsão e safra de grãos deve crescer 1,9% neste ano
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar 2019 com alta de 1,9% em relação à safra do ano passado. A previsão é que o país produza 230,7 milhões de toneladas de grãos neste ano, ou 4,2 milhões a mais que no período anterior.
Este é o quarto prognóstico para a safra brasileira preparado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em janeiro deste ano. Apesar da alta prevista, a estimativa é 1,2% inferior ao terceiro prognóstico, realizado em dezembro do ano passado, quando o IBGE estimou uma safra de 233,4 milhões de toneladas.
A redução da previsão do terceiro para o quarto prognóstico foi provocada principalmente por uma revisão da produção da soja. De um mês para outro, o IBGE previu a redução de 3,4% na safra da soja, que agora deve fechar o ano com produção 2,6% menor do que a do ano passado, apesar de um aumento de 2% na área colhida.
Outro produto que teve queda na estimativa do terceiro para o quarto prognóstico foi o arroz (-0,2%). Com a revisão, a expectativa é que o arroz feche o ano com uma produção 5% inferior à de 2018.
Por outro lado, os pesquisadores do IBGE aumentaram em 1,4% a expectativa de produção do milho do terceiro para o quarto prognóstico e, agora, espera-se que o produto feche 2019 com uma safra 9,9% superior ao ano passado.
Entre os outros grãos para os quais são esperadas safras de mais de 1 milhão de toneladas, houve aumentos nas previsões do algodão herbáceo em caroço (2,2% a mais do terceiro para o quarto prognóstico) e sorgo (4,1%). Esses produtos devem fechar 2019 com aumentos de safras de 8,9% e 3,3%.
A previsão da safra do feijão, apesar de ter tido aumento de 1,6% do terceiro para o quarto prognóstico, deve fechar o ano com queda de 1,5% em relação ao ano passado.
Já o trigo teve uma revisão para baixo do terceiro para o quarto prognóstico (-0,4%) e agora espera-se uma safra 4,3% menor para o grão neste ano.
Outros produtos
O IBGE também faz previsões para outros produtos importantes da agricultura brasileira, como a cana-de-açúcar, principal lavoura do país em volume, que deverá ter queda de 1,2% de 2018 para 2019.
Outros produtos com queda esperada são: café (-10,8%), batata-inglesa (-7%), laranja (-5,7%) e uva (-15,1%). Por outro lado, esperam-se altas da banana (0,9%), mandioca (4,2%) e tomate (6,1%). Fonte: Agência Brasil.
Dersa abre canal de denúncias para evitar práticas de corrupção e atos ilícitos
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT), por meio da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, abriu ao público, ontem (12/02), um canal exclusivo para o envio de denúncias de práticas de corrupção, fraudes, atos ilícitos, irregularidades, assédio e outras infrações ao Código de Conduta e Integridade da Companhia. A medida tem como meta proteger o patrimônio e reforçar a transparência do Governo do Estado. A nova ferramenta proporcionará à DERSA um instrumento efetivo para conhecimento, diagnóstico e atuação de forma rápida, transparente e objetiva sobre eventuais vulnerabilidades.
Para enviar uma denúncia, o reclamante deve entrar no site Canal Íntegro, pelo endereço: www.canalintegro.com.br/dersa ou clicar no banner da página principal do site da DERSA. Se preferir, a denúncia poder ser feita pelo telefone 0800 878 9037. O denunciante poderá acompanhar em sigilo absoluto sua acusação com um número de protocolo no site. O anonimato é garantido qualquer que seja a conclusão da denúncia. A ferramenta, seja por internet ou por telefone, jamais identifica o número de IPs (“Internet Protocol”) ou de linhas telefônicas que originaram os registros.
O sistema digital é administrado pela Iaux Brasil Assessoria Empresarial Ltda, empresa independente de assessoria em Governança, Gestão de Riscos e Compliance. Independentemente do meio em que o relato foi feito, as informações armazenadas ficam em um ambiente externo seguro e não podem ser acessadas indevidamente, alteradas ou apagadas, o que garante o recebimento e o encaminhamento integral do conteúdo da denúncia.
Depois de enviada, a acusação será encaminhada ao Comitê de Ética da DERSA, constituído conforme a legislação. A função do Comitê é receber, investigar, avaliar e julgar a veracidade dos fatos. O último passo é enviar a sanção proposta para a Diretoria Colegiada da empresa, a quem compete a eventual aplicação de punição.
A novidade reforça o compromisso da nova gestão da DERSA com uma verdadeira política de compliance, voltado totalmente para a ética corporativa pública e a qualidade do trabalho prestado à população. O Canal Íntegro está disponível, 24 horas por dia e sete dias por semana, no endereço www.canalintegro.com.br/dersa ou pelo telefone 0800 878 9037, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Para outros assuntos, como reclamações, sugestões e elogios, a Ouvidoria da DERSA está disponível na opção três do atendimento eletrônico, no número 0800 72 66 300, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. fonte: Dersa.